quarta-feira, 31 de julho de 2013

Experiência de acordar bem cedinho e olhar para o céu


Olá caros amigos, gostaria de compartilhar essa simples porém tão gratificante experiência que tive  hoje logo cedo para que outros também possam experimentar.

A natureza é sem dúvida maravilhosa e apreciar o firmamento está entre algumas das atividades que mais fascinam o homem. Meu pai também é adepto dessa apreciação e me disse que eu veria muito bonito Plêiades pelo binóculo. 

Acordei as 5:30 da manhã para conferir, apontei direto para as estrelas do agrupamento também conhecido como 7 estrelas, apesar de ver apenas 6 a olho nu, e lá estavam tão belas quanto relatara meu pai, visíveis as centenas. Próximo dela estava a Lua no seu último quarto, fininha, de fato belíssima. Contudo o que realmente me deixou espantado foi ver o dia nascendo e também centenas de estrelas ainda brilhantes a olho nu, vi a Constelação de Órion inteira. Pensei, como pode? O Sol já nascendo e eu ver tantas estrelas, para minha surpresa olhei para a esquerda de Órion um pouco para baixo e lá estavam Júpiter, Marte e Mercúrio. 

Sinceramente nunca pensei ver tantos planetas de uma só vez, ainda mais com o dia nascendo. Eles completaram o cenário que já estava maravilhoso, o raiar do dia se aproximando e o céu com estrelas e planetas brilhantes parecendo uma profunda noite.

Abaixo segue a simulação desse momento feita no programa Stellarium:


Realmente valeu a pena acordar cedo para apreciar essa obra de arte do universo, espero que muitos possam ver também.

Abraços

Renato

22º Astronomia na Praça

Foi realizado o 22º Astronomia na Praça no dia 20 de julho de 2013 e foi um sucesso. O público veio em peso, haviam muitos sócios e muitos telescópios. Mesmo as nuvens que teimaram em aparecer não atrapalharam o evento que teve como focos a observação de Vênus que está muito visível nessa época, Saturno bem no alto no estava super brilhante e com ricos detalhes foi possível apreciar sua imagem nos equipamentos mais robustos como os SCT (Schmidt Cassegrain Telescope) de 8 polegadas presentes.

Estava prometido para esse vez um modelo em especial aparecer, especial para mim pois tenho um deles encomendado a muito tempo. É o Skywatcher Dobsoniano Retrátil. A minha curiosidade de ver através dele era enorme. Um colega do CASB me prometeu levar um e acabou que apareceram três deles. Como estava atendendo o público tive tempo que ver apenas através de um deles. Vi a dupla de Alpha Centauro muito bem definida e super brilhante além de NGC 4755 (Caixa de Jóias) um pouco menos brilhante que o normal claro devido a Lua que estava cheia.

Segue imagem do equipamento citado:



Levei o pequeno Vixen 70mm (setentinha) que deixei apontado para a Lua devido a ela própria reduzir o brilho dos outros corpos celestes. Uma curiosidade nesse ponto foi assim que coloquei o tele no chão as crianças me pediam para ver a Lua. Prontamente montei o equipamento com a ocular bem baixa para que elas pudessem ver e foi maravilhoso pois todas as crianças puderam ver sem problemas. Foi gratificante atender aquele pedido e ver a curiosidade delas pela lua resolvida.

Imagem do Vixen Setentinha:



Nesta noite tive o prazer de pegar emprestado do clube o Schmidt Newtoniado Meade de 6 polegadas para esperar pelo meu que está demorando chegar.

É um excelente equipamento originalmente projetado para astrofotografia e muito bom para observação visual.

Segue foto:



Foi uma noite muito proveitosa, não percam os próximos, acompanhem pelo site do CASB www.casb.org.br na parte de Agenda e Eventos.

Abraços

Renato