Olá caros amigos, gostaria de compartilhar essa simples porém tão gratificante experiência que tive hoje logo cedo para que outros também possam experimentar.
A natureza é sem dúvida maravilhosa e apreciar o firmamento está entre algumas das atividades que mais fascinam o homem. Meu pai também é adepto dessa apreciação e me disse que eu veria muito bonito Plêiades pelo binóculo.
Acordei as 5:30 da manhã para conferir, apontei direto para as estrelas do agrupamento também conhecido como 7 estrelas, apesar de ver apenas 6 a olho nu, e lá estavam tão belas quanto relatara meu pai, visíveis as centenas. Próximo dela estava a Lua no seu último quarto, fininha, de fato belíssima. Contudo o que realmente me deixou espantado foi ver o dia nascendo e também centenas de estrelas ainda brilhantes a olho nu, vi a Constelação de Órion inteira. Pensei, como pode? O Sol já nascendo e eu ver tantas estrelas, para minha surpresa olhei para a esquerda de Órion um pouco para baixo e lá estavam Júpiter, Marte e Mercúrio.
Sinceramente nunca pensei ver tantos planetas de uma só vez, ainda mais com o dia nascendo. Eles completaram o cenário que já estava maravilhoso, o raiar do dia se aproximando e o céu com estrelas e planetas brilhantes parecendo uma profunda noite.
Abaixo segue a simulação desse momento feita no programa Stellarium:
Realmente valeu a pena acordar cedo para apreciar essa obra de arte do universo, espero que muitos possam ver também.
Abraços
Renato