Mais uma vez o evento organizado pelo CASB (Clube de Astronomia de Brasília) foi um sucesso, dessa vez mais que o esperado. O último Astronomia na Praça foi marcado para o dia 17 de Agosto, dia este em que o clima não colaborou em nada e justamente quando o link da Rede Globo foi chamado para aumentar a divulgação. Naquele dia eu estava ali pertinho na apresentação Bonecos do Mundo feita no Museu Nacional. Olhava para o céu a cada 5 minutos esperando abrir e ir para a praça o que infelizmente não aconteceu. Fiquei feliz de alguns colegas terem sentido minha falta conforme um colega me relatou.
Lá mesmo foi remarcado para o dia 14 de Setembro e neste dia o clima parecia que não ia colaborar novamente. Saindo de casa e as nuvens fechavam o céu mas eu tinha que pagar para ver e desta vez fui direto. Estava disposto a ajudar de outra maneira além do que levar o telescópio e como o clima estava fechado resolvi levar apenas algumas cartas celestes, binóculo e também os panfletos do 16º ENAST.
Quando cheguei o tempo já começava a abrir e muitos colegas conhecidos estavam presentes fora outros que há muito não via e para minha alegria o link da Rede Globo ali estava e pensei logo que abrindo o céu um pouco mais haverá a divulgação e fecharemos o ano com chave de ouro.
Não deu outra, o céu abriu, o anúncio foi realizado no DFTV e em poucos minutos as filas em cada telescópio tinha por volta de 50 pessoas cada! Aí então distribuí por volta de 60 panfletos do ENAST que tinha em mãos e logo que acabou peguei outros de um colega e consegui distribuir mais de 150 panfletos do evento. Percebi que haviam telescópios com apenas 5 pessoas e outros com 50 ou mais, foi aí que percebi a necessidade de distribuir um pouco as pessoas pedindo para que se dirigissem ao equipamento com fila menor para não esperarem tanto.
Equipamentos muito interessantes foram levados ao evento. Apocromático William Optics, SCT Celestron Edge 8", Newtoniano 8" Retrátil, Meade 90mm montado de forma artesanal entre outros.
A curiosidade das pessoas de observar pelo binóculo também foi grande e se fascinavam ao olhar para o céu e ver uma quantidade infinitamente maior de estrelas através de lentes objetivas apropriadas para a atividade astronômica.
As cartas celestes que dispunha eram sobre estrelas variáveis e que foram muito consultadas pelos curiosos que desejavam aprender a lê-las e identificar no céu o que mostravam.
Este foi o evento com maior público do ano ultrapassando a marca de 1000 (um mil) pessoas e a missão de divulgar a Astronomia na Capital Federal foi cumprida com louvor.
Agradecimentos a todos os que contribuíram para este evento que apesar de sua simplicidade sana a curiosidade que muitos carregam em certos casos por anos.
Abraços
Renato Veras