domingo, 16 de março de 2014

Buscando e Imprimindo Carta de Busca Pelas Constelações


Aqui ensinarei o pouco que aprendi até o momento para ajudar aqueles que tem curiosidade sobre como encontrar uma estrela através de uma carta de busca.

Particularmente olhar para uma estrela que está sempre igual é algo que pode não interessar a muitos, contudo, observar uma estrela que a cada vez que se visualiza está diferente, conhecendo as constelações em consequência disso e ainda contribuir para a ciência através do envio dos dados observacionais, isso sim pode ser considerado mais interessante.

Esse é o link do site da AAVSO:

AAVSO LINK

No site pode-se procurar a maioria das estrelas que variam de brilho através do menu:

VARIABLE STARS --> VARIABLE STAR INDEX (VSX)



Ao clicar em SEARCH você é direcionado para a tela onde na caixa de seleção CONST. (constelações) se escolhe a constelação que se deseja procurar estrelas variáveis, segue o exemplo em que selecionei ORION e cliquei em 'Search' logo abaixo para serem listadas as variáveis da constelação citada:


Agora você terá uma lista com todas as variáveis registradas daquela constelação, aconselho escolher uma que tenha grande variação de brilho para que seja perceptível mais facilmente sua mudança, escolhi a U Ori (U Orionis) por variar bastante seu brilho indo de 4.8 a 13 em um período bem longo de 377 dias. Quando está forte é facilmente vista com binóculo e quando fraca vista com telescópio. Fica na ponta do braço direito de Órion, segue imagem da constelação e da listagem de estrelas da constelação de Órion:




Ao clicar no nome da estrela você verá informações dela como outros nomes que recebem o que ajuda muito quando usamos softwares de mapas estelares pois estes variam a nomenclatura. Vejam a parte OTHER NAMES. Achei ela no Star Walk para Iphone como HR 2063 e HD 39816.





Agora as cartas que podem ser impressas através do menu:

OBSERVING --> VARIABLE STAR CHARTS --> VARIABLE STAR PLOTTER (VSP)


Neste caminho deve-se colocar o nome da estrela no caso U Ori em nosso exemplo, e abaixo escolher a escala, a qual geralmente escolho B ou C, clicar em PLOT CHART e pronto! Está na tela a carta com estrelas de brilho fixo para comparação. Para imprimir clique em Printable Version no topo da página.

É altamente recomendável um mapa panorâmico que pode ser adquirido com a utilização de um software de cartas estelares como Star Walk para IOS da Apple ou Mobile Observatory para Android da Google. Assim fica mais fácil encontrar a estrela pois se faz a busca pelo nome, um dos que mostram Search VSX já citado, e caso possa adquirir um mapa panorâmico de papel, que é coisa rara, também é interessante. Os atlas também ajudam bastante os quais recomendo o Pocket Aky Atlas, vendido na Amazon e enviado para o Brasil, este para um custo de investimento reduzido. Se quiser investir mais o melhor que conheço é o Sky Atlas 2000.

Para medir o brilho é só comparar com pelo menos duas estrelas na carta, por exemplo se na carta temos uma 6.0 e uma 8.0 e a estrela variável está entre ambas pode-se aferir que ela esteja em 7.0.

Vejam uma carta da nossa estrela de exemplo:


Para imprimir é muito importante clicar em Printable Version na tela resultante da busca do VARIABLE STAR PLOTTER (VSP)

Após a comparação e aferição do brilho você pode enviar as aferições de brilho para a AAVSO basta se cadastrar no site, logar no site e escolher a opção do menu:

OBSERVING --> WEBOBS (SEARCH AID OR SUBMIT YOUR DATA)

Depois:

SUBMIT OBSERVATIONS INDIVIDUALLY

E respondendo a pergunta WHAT TYPE OF OBSERVATION ARE YOU SUBMITTING? através da caixa de seleção ao lado escolhendo VISUAL.



Com relação ao horário, deve-se acrescentar 3 horas do horário local, diferença esta correspondente ao nosso país e a hora global.

Com o envio dessas aferições estará contribuindo com a ciência astronômica pois periodicamente essas informações são utilizadas para cálculos por agências espaciais.

A primeira vista parece bastante complicado eu sei, mas ao realizar esse processo uma única vez se percebe que não é tão complicado.

O site da AAVSO tem muitas outras opções como gerador de curva de luz, outros tipos de cartas, enfim, muitas outras curiosidades que podem ser exploradas para aqueles que querem ir mais a fundo.

Ufa!

São muitas informações, para aqueles que tiverem interesse posso ajudar pessoalmente, é só entrar em contato comigo e agendamos.

Se aprende muito sobre o céu através dessas buscas por estrelas, sobre nomes, posições de astros diversos e constelações em geral, esse foi também um dos motivos por optar por esta atividade.

Fontes:

http://www.aavso.org/
http://astropixels.com/constellations/photos/Ori-01.html

Grande Abraço

Renato Veras