Segue como foi minha primeira observação em Alto Paraíso, lugar este conhecido por ter um céu maravilhoso especialmente nessa época do ano. Apesar da época ser apropriada para astronomia o tempo não ajudou. Foram os dias 25, 26 e 27 de Julho de 2014.
Estava na companhia de meu pequeno mas muito querido grupo de observadores que são sem dúvida muito determinados a observarem o céu com bastante atenção.
Primeiro dia de sexta para sábado (dia 25 para 26) o céu se manteve fechado e depois que fomos dormir uma amiga muito persistente nos acordou com um céu bom as 3 da madrugada. A essa altura da noite a disposição para telescópio já havia acabado e nos restou olho nu e binóculo.
Três constelações reconhecidas ao sul, Hydrus (Cobra D'agua), Reticulum e Dorado. Ao norte M31 (Galáxia de Andrômeda) a olho nu e binóculo apresentando um denso núcleo, M33 Triangulum Galaxy, aglomerado aberto M29 "torre de resfriamento" bem pequeno em Cygnus.
Uma boa olhada em alguns alvos já conhecidos como o globular 47 Tucanae com enorme riqueza de detalhes no telescópio de 8 polegadas, núcleo muito denso mas estrelas pontuais sendo vistas mesmo no núcleo.
Alfa Centauri A e B vista pela primeira vez com muita cor, branco azulado em A e amarelo avermelhado em B.
Algo que chamou muito a atenção foi a quantidade de nebulosidades na Grande Nuvem de Magalhães as quais terão que ser analisadas visualmente em uma próxima oportunidade.
Na segunda noite o céu parecia que ia ajudar então logo nos animamos e montamos todos os equipamentos, duas variáveis foram os alvos iniciais R Centauri pertinho de Beta Centauri e S Pavonis perto de Alfa Pavonis ou Peacock. Ambas fáceis de achar ao binóculo com brilho 7.4 e 8.8 respectivamente aferidos na data de 26 de Julho.
Após isso um alvo difícil foi conquistado, uma nebulosa planetária pequena Blinking Planetary (NGC 6826) com telescópio de 200mm e ocular de 8mm Starguider a 150 vezes de aumento perto de uma dupla bem separada a 70 anos luz de nós a planetária se mostrava azulada e bem pequena mas não foi vista com muitos detalhes pois logo as nuvens fecharam tudo e a noite de observação acabou para nós.
Com céu fechado entramos e ouvimos músicas maravilhosas que lembram muito astronomia como Journey to the Centre of the Eye da banda Nektar entre outras.
Após a sessão musical acendemos a lareira e tomando um achocolatado com bolo admirando o fogo crepitando que nos esquentava conversávamos assuntos diversos.
Sem dúvida que a astronomia fica muito melhor cercada de amigos que admiram o universo tanto quanto você.
Abraços
Renato Veras