segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Observações mês de Agosto 2014


O mês de agosto teve boa produtividade até agora, uma variável foi reobservada e outros astros contemplados na região da constelação do escudo ou Scutum além da constelação da Águia, da super Lua e acreditem, visão direta do Sol.

A constelação do escudo não é fácil de ser visualizada da cidade e confesso que até hoje não consegui definir totalmente seu contorno. Porém a constelação vizinha que é Águia ou Áquila é perfeitamente visível no início da noite olhando para o leste mais para a esquerda de onde nasce o Sol. Inegavelmente uma águia com bico e tudo. Uma de suas asas tem três estrelas destacadas e a outra apenas duas em igual destaque.

Saindo da cauda da Águia chega-se a ponta do escudo e ali pude ver R Scuti, uma estrela variável belíssima que vai de 4.2 a 8.6, aferi o brilho dela em 4.7 no binóculo, está parecendo um pequeno farol no espaço se comparada a alguns meses em que no binóculo não via nada por causa da sua queda de brilho.

Scutum:


 Áquila:



Bem próximo da formação temos o Messier 11 chamado também de Pato Selvagem. Com determinada abertura se vê estrelas formando um triângulo parecendo um bando de patos em formação de voo, portanto não procure um pato ao olhar para este aglomerado aberto pois tem na verdade há um bando. Olhei com um 90mm que do meio da cidade me deu uma imagem fraca do aglomerado até por que ele é bastante compacto.

Messier 11



Outro astro que encontrei por acaso através do binóculo foi IC 4665, para quem quer encontrar segue a forma a qual chego nele: faço uma reta da asa de três estrelas da Águia e sigo em direção ao corpo da águia e continuo em frente até encontrar 3 estrelas em destaque formando um triângulo, a esta altura já se observa parte da constelação de Ophiucus, perto do triângulo se vê duas estrelas fortes, próximo da mais forte que é Cebalrai, Beta de Ophiucus, já é possível ver o aglomerado aberto com estrelas azuis e uma avermelhada próxima.

IC 4665 Foto Capella Observatory:



A Super Lua que ocorreu no dia 10 de Agosto, espetáculo à parte, especialmente se visto ao nascer do luar onde a este tem uma imagem realmente impressionante tanto pelo tamanho quanto pela coloração. O fenômeno é chamado de Perigeu, quando o astro sem sua maior aproximação da terra. A próxima aproximação será dia 8 de setembro em uma segunda feira.



Outro espetáculo foi o Sol que tive o prazer de presenciar em meio à fumaça das queimadas dessa época do ano. Quando sai no portão de casa percebi quão belo estava e corri para o local onde fica a caixa d'agua de minha casa e de posse de uma câmera digital e um smartphone registrei algumas imagens da bela visão que tive. Extremamente vermelha a olho nú sem nenhum desconforto visual, sugeri ao meu irmão que trouxesse o binóculo e a visão foi ainda mais incrível. Nunca imaginei que iria olhar o Sol de binóculo tão bem quanto neste dia. Segue algumas fotos do momento.



Até a próxima.

Renato Veras