quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Estimando a variável Mira Ceti a olho nú!


Ao sair no quintal dia 7 de fevereiro de 2018 por volta das 23 horas no centro oeste paranaense reparei o céu cristalino, então corri para pegar os binóculos e cartas de busca da prancheta. Reparei que esqueci de deixar a postos a luz vermelha, coisa que fez falta, fui me virando com a pouca luz indireta que vinha da sala onde minha esposa assistia TV.


Coloquei os equipamentos sobre a mesa da cozinha e retirei os binóculos de suas bolsas e as tampas protetoras de suas lentes. Indo para o meio do quintal apontei o binóculo Roya 7x35 que tem um bom campo de visão, para encontrar nada menos que Mira Ceti, a estrela que me inspirou a observar variáveis e que a mais de quatro anos tento observar, mas como a constelação está no céu apenas na época da chuva, observá-la não é fácil.


Usando naquele momento o aplicativo Stellarium com o smartphone no brilho mínimo e a opção de tela vermelha ligada, percebi que seria fácil achar saindo daquele formado de V que existe na constelação de Touro e usando esse mesmo V como uma seta segui em frente passando por Lambda Tauri uma estrela binária eclipsante magnitude 3.4, chegando em Omicron Tauri magnitude 3.6 e bem próxima a Xi Tauri outra dupla binária eclipsante magnitude 3.7. Seguindo em frente chego ao rabo da baleia e vejo Menkar mag 2.5, alfa da constalação da baleia, bem próxima Kaffaljidhma mag. 3.5 e logo após Delta Ceti uma variável pulsante Mag. 4.0.


Depois de fazer todo esse caminho me deparei com uma situação curiosa, no mapa eletrônico mostrava magnitude da estrela Mira Ceti como 6.45, na prática estou ciente que o Stellarium não sabe exatamente as magnitudes das variáveis, mas fui buscar com essa informação em mente, aí vem a parte curiosa, no lugar havia uma estrela mega brilhante totalmente visível a olho nú. Vi o mapa eletrônico denovo, conferi com a carta da AAVSO várias vezes e não me restou dúvida. Mira Ceti estava visível a olho nú com enorme clareza! Uma estrela que tentei várias vezes observar com binóculo e nunca tinha conseguido ali estava radiante com seu brilho avermelhado diante de meus olhos desarmados.


Fica a dica para observar essa estrela que está com seu brilho em toda potência por esses dias.


Segue imagem do Stellarium com o céu no horário que observei:




Abraços e disposição a todos que desejam observar esse céu maravilhoso que temos!

Renato