segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
Astronomia e nossa rotina diária
Hoje falarei à respeito de um tema que para alguns pode ser complicado:
Como conciliar a rotina diária com a Astronomia?
Muitos de nós amadores começamos nas atividades astronômicas e com o tempo vamos esfriando. Observamos a Lua, alguns planetas, aglomerados abertos e globulares, quando muito nebulosas e alguma galáxia. Mas manter as atividades apenas na observação visual pode, com o tempo, se tornar pouco interessante. Alguns partem para as astrofotografia que por sua vez aumenta exponencialmente o poder de "observar" através de imagens elevando o hobby a um outro nível, pois os sensores das câmeras abertos por horas captam muito além do que nossos olhos conseguem ver por maior que seja a abertura do telescópio, apesar de que ver imagens em um telescópio de 400 mm de diâmetro em um céu de alta qualidade é como ver astrofotos, porém ao vivo, mas isso é uma coisa difícil para a maioria de nós. Contudo astrofotos é uma atividade bem complicada tendo em vista o custo dos equipamentos, a curva de aprendizado e o tempo que se dispensa em tal atividade.
Mas existem outras atividades que podem deixar o amador "aquecido" no ramo e uma que vou falar hoje é das mais acessíveis, trata-se da análise e estimativa de brilho das estrelas variáveis.
Devido à rotina diária, confesso que às vezes faço uma força significativa para estimar estrelas variáveis visto que não é uma atividade tão simples assim no começo. Buscar sugestões de estrelas, depois as cartas, o binóculo ou mesmo telescópio, procurar as estrelas, comparar, anotar, mandar pra base de dados da AAVSO, ufa! É bastante coisa e em meio nossa rotina diária a situação fica meio apertada. Imagino por alto a rotina da maioria das pessoas chegando em casa à noite e só querendo descansar, realmente é difícil encaixar astronomia na rotina. Geralmente ficamos com a observação básica esporadicamente e/ou acompanhando as notícias.
Porém, de vez em quando, acho legal sair um pouco da rotina e baixar umas sugestões no site Skymaps, colocar o binóculo e telescópio no quintal, no campo de futebol, enfim, onde for possível e esquecer um pouco da rotina diária e elevar o pensamento ao cosmo, para se desligar um pouco do nosso dia a dia e pensar na beleza desse nosso universo, o qual, quando paramos para pensar nos faz sentir pequenos, não digo que sejamos insignificantes diante do universo, afinal quando paramos para pensar em sua grandeza, mesmo sendo pequenos somos sim significantes pelo poder do nosso pensamento. Enquanto não podemos chegar lá fisicamente, podemos chegar através do conhecimento e nosso imaginativo. Ao olhar por um telescópio estudar e imaginar a imensidão daquilo que vejo, podemos sim viajar com nosso pensamento para bem longe nessa imensidão.
Segue o link do Skymaps com as sugestões de observação para esse mês com sugestões para olho nu, binóculo e telescópios:
http://www.skymaps.com/downloads.html
http://www.skymaps.com/skymaps/tesms1902.pdf
Voltando ao assunto de estimar variáveis, depois que pega o jeito é uma excelente maneira de se manter ativo na astronomia, pois nos dá objetivos e nos motiva, podemos começar com uma ou duas só pra manter o 'sangue quente'. Cabe a cada um escolher alguma atividade claro, mas essa eu recomendo bastante.
Eu até me arrisco a sugerir uma boa estrela para iniciar, R Doradus já li ser ótima para os primeiros passos, primeiro joga o nome 'R Dor' no App Stellarium (Iphone e Android, baratinho e vale cada centavo) e ele já vai achar o lugar dela, está bem alta no céu esses dias e nisso você já aprende onde fica a constelação de Dourado (peixe) e Reticulum(rede), aí com a carta do link abaixo e um binóculo 7x50 ou 10x50 fica relativamente fácil achar. Um conhecimento básico da estrela segue noutro link abaixo. Na carta se escolhe duas estrelas uma mais brilhante e outra menos brilhante aí pega um número pelo meio e bingo, você calculou o brilho de uma estrela. Para quem quiser tentar sair um pouco da rotina fica aí o desafio. Para aqueles que querem um estilo mais "raiz" substituam os aplicativos por atlas de papel como o Pocket Star Atlas Jumbo, aí a brincadeira fica ainda mais interessante.
Informações básica: R Doradus
Informação avançada: R Doradus AAVSO
Link da carta: Carta R Dor AAVSO
Hoje como é lua nova vou tentar estimar algumas variáveis que separei e estão na prancheta aguardando uma boa noite.
Grande abraço a todos
Renato
Assinar:
Postagens (Atom)