sábado, 20 de junho de 2020

Comparação Maksutov 90mm vs Luneta Visioking 20/60x80mm

Depois de muitos meses volto a escrever alguma experiência aqui no blog. Acontece que a casa onde eu morava não me abria nenhum pedaço de céu o qual eu pudesse montar algum equipamento e observar, agora na casa em que estou tenho um pequeno espaço de visão e espero que conseguir utilizá-lo bem.

Trago uma breve comparação entre o ótimo Maksutov 90mm contra a ótima Luneta Visioking 20/60x80mm. O motivo da aquisição da luneta foi devido ao Maksutov ter um campo de visão pequeno o que dificulta na hora de comparar estrelas variáveis com as estrelas de comparação em volta. Sem dúvida que um campo maior ajuda muito nessa hora.

A luneta foi adquirida no Aliexpress através do link abaixo, não fui taxado:


E o tripé foi adquirido no Mercado Livre por volta de R$ 150,00 reais.

Como podem perceber para um equipamento de astronomia o custo é bem baixo especialmente nesse momento de crise no qual nossa moeda desvalorizou muito.

Na noite de ontem por volta da meia noite resolvi montar o maksutov e a luneta apontando para o Messier 7 na cauda da Constelação de Escorpião, trata-se de um aglomerado aberto fácil de achar e com boas estrelas para comparar o campo de ambos os equipamentos. O maksutov como é de mesa foi colocado sobre um pequeno banco, futuramente quero fazer um tripé pra ele, e a luneta no tripé fotográfico. Achar o aglomerado em ambos os equipamentos é fácil, pois o telescópio tem a buscadora e a luneta tem um bom campo de visão.

Tudo montado é hora de observar e comparar. Comecei pelo telescópio que utilizando a ocular de 32mm e com seus 1250mm de distância focal resulta em um aumento de 39x (1250mm/32mm=39x) mostrou uma imagem muito nítida mesmo nas estrelas mais fracas e o campo de visão ficou em aproximadamente 1.2º o que permitiu ver as estrelas o aglomerado de forma ampla, porém as estrelas em volta dele não foram tão visíveis. A estabilidade do telescópio é algo a se destacar, pois é muito firme e ao movimentá-lo logo ele para de tremer algo que ajuda muito durante a observação.

Agora a vez da luneta, nessa o aumento utilizado foi o mínimo visando maior campo de visão, ela pode variar o aumento indo de 20x até 60x através da ocular com zoom. Quanto a qualidade da imagem essa foi ótima, foco muito fácil e tendo atenção quase era possível ver todas as estrelas do telescópio. Já o campo de visão foi de aproximadamente 2,2º o que deu uma sensação de ser 5 vezes maior dispondo além do aglomerado muitas estrelas em volta. Dessa forma o processo de estimar variáveis comparando com outras próximas fica muito facilitado. A estabilidade deixa um pouco a desejar já que o tripé fotográfico não foi projetado para astronomia, mas com um pouco de paciência é perfeitamente possível usar, os astros permanecem um bom tempo no campo de visão então não precisa ficar ajustando tanto.


Segue imagem aproximada da comparação:


O círculo central corresponde ao maksutov 1.2º, o intermediário à luneta com 2.2º e o maior a um binóculo 10x50, isso em minha impressão pessoal, não fiz cálculos exatos.


Seguem imagens da luneta:









Seguem imagens do telescópio utilizado:





Por hora é isso, obrigado e abraços
Renato