Prezados amigos observadores, essa Nova Reticuli 2020 foi o astro que mais me fez levantar de madrugada para observá-lo. Nunca tive a oportunidade de ver uma nova tão brilhante e por tanto tempo, tanto que ela me venceu no cansaço. Foram 10 madrugadas acordando às 4 da manhã com o binóculo 7x35, subindo na escada até o último degrau e observando esse belo evento.
Para detalhes mais técnicos das observações realizadas o link abaixo pode ser consultado:
https://uba-variaveis.blogspot.com/2020/07/recente-nova-na-constelacao-do-reticulum.html
Em conjunto com um novo grupo do qual faço parte o Argo Navis que foca exclusivamente na observação visual composto com colegas muito experientes como Juliana Pontes, Paulo Fernandes, Antonio Padilla e Marcos Silva acompanhamos o máximo que conseguimos essa nova tão intensa e constante.
No início percebi que minhas estimativas tinham ligeira diferença para com os demais e vi que a poluição luminosa estava atrapalhando bastante, daí a necessidade de ter ainda mais atenção tendo em vista o obstáculo presente nas grandes cidades.
A nova fica na região da imagem que segue:
E pelo visto ainda está bem ativa e visível! A última observação postada na AAVSO registra magnitude de 7.8 o que indica facilidade de ser observada com um binóculo 7x50 ou 10x50 isso na cidade, em local escuro mesmo um binóculo menor se consegue confortavelmente vê-la.
Por enquanto parece que estacionou nessa magnitude, abaixo segue a curva de luz dela, reparem que é praticamente toda no VISUAL mostrando que os observadores visuais estão fazendo a diferença nos registros:
Confesso que fui vencido pelo cansaço, acordar 10 noites às 4 da manhã pode ser exaustivo, mas para alguns observadores mais dedicados não é nada afinal temos alguns com mais de 20 registros.
Para quem ainda deseja e tem disposição de acordar na madrugada segue uma carta de busca dela:
Céus limpos a todos!
Renato