sexta-feira, 30 de junho de 2023

Ocultação de Iota Librae (mag 4.5) pela Lua em 29 de Junho de 2023

 Olá amigos amantes do universo.

Ontem pela primeira vez observei uma ocultação de estrelas pela Lua. No caso foi a estrela Iota Lirae de magnitude 4.5. As informações da ocultação foram adquiridas com o prezado amigo Antonio Padilha através de sua página no Facebook:

Ocultações Astronômicas


Na página ele sempre posta com antecedência para possibilitar aos amadores de plantão realizar as observações.

Ontem foi a inauguração do meu bino 15x70 da Celestron. Curiosamente o céu não nublou como é de costume quando tentamos inaugurar qualquer equipamento (risos). Já tive um binóculo desses antes, porém revendi para um senhor que faz ajustes porque o primeiro veio com desalinhamento. Esperei uma promoção e no site da Amazon está cheio de promoções de binóculo alguns a pronta entrega o que não foio caso do meu que veio da China e demorou umas três semanas. Chegou perfeito dessa vez, tudo alinhado e estou feliz com a aquisição e recomendo. Pra quem quiser um 10x50 recomento o Bushnell Legacy 10x50 que é uma versão premium da marca e tem excelente qualidade.

Voltando para a ocultação, de início vi a estrela "se aproximar" da Lua com o binóculo, porém percebi  que ia ser difícil ver a ocultação com 15x de aumento então instalei o Azulim, meu tele de 150mm, e com a ocular de 15mm resultando em 60x de aumento e um filtro lunar a coisa ficou bem mais interessante. Pontualmente às 20:05:57 horas a estrela cintilou no limpo da Lua e se apagou. A cintilada pode ter sido causada por alguns motivos como relevo lunar ou mesmo a ocultação da companheira, pois trata-se de um conjunto de multiplas estrelas. Ela tem uma companheira de quinta magnitude.

Toninho gravou um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-LO8zkwQZJY

Estou até pensando em adquirir uma câmera, apesar de não ser muito fã de misturar o mundo digital com a observação visual que tanto gosto, só para registrar esse tipo de momento.

Seguem imagens dos equipamentos usados:




Imagem ao celular:


Foi uma observação rápida, simples e divertida. Quem sabe na p´roxima eu também grave.

Abraços

Renato