Alguns amigos que acompanham o blog sabem da minha história com meu primeiro telescópio de 90mm, um pequeno maksutov que vendi para comprar um 200mm newtoniano, porém me arrependi de ter vendido o pequeno pois ele era muito útil para pequenas observações.
Devido a esse arrependimento procurei o senhor ao qual vendi o pequenino e este não quis me vendê-lo de volta, entendo perfeitamente o motivo, é um ótimo equipamento de pequeno porte.
Não satisfeito continuei minha procura para encontrar um outro telescópio pequeno para observações menos exigentes em questão de abertura e finalmente apareceu a oportunidade de adquirir apenas um tubo de maksutov 90mm sem acessórios por apenas 200 reais através de uma página no facebook chamada Brechó da Astronomia. Não perdi tempo e comprei o pequeno, não me preocupei com acessórios pois eu já tinha o suficiente do outro telescópio maior.
O que eu não tinha era uma buscadora pequena, pois colocar a de 8x50 do 200mm ficaria desproporcional para o pequeno. Foi aí que fui presenteado por um querido amigo com uma 6x30. De início imaginei que veria uma imagem bem simples, mas me surpreendi com a pequena buscadora acromática, ela além de aumentar um pouco a imagem capta luz suficiente para observar até pequenos aglomerados estelares é um acessório que recomendo fortemente em especial para aqueles que compram telescópios e vem com as buscadoras Red Dot que não ampliam nada a imagem, facilmente se esquece ligada o que acaba com a bateria e na observação seguinte se torna praticamente inútil.
Já tinha buscadora e oculares agora faltava a base, em minha residência só há uma abertura que me dá acesso ao muro dos fundos, portanto colocava o telescópio sobre o muro com uma base de mesa. Tentei comprar uma base Heritage da Skywatcher mas além de absurdamente cara ainda não queria nada motorizado. Foi aí que observando as montagens dobsonianas artesanais de grandes telescópios de 8 e até 12 polegadas pensei, vou pedir para um marceneiro construir uma para mim bem pequena para este maksutov. Essa montagem na época me custou apenas 100 reais, ou seja, o custo total do telescópio me saiu por apenas 300 reais, claro sem contar os acessórios que já tinha.
Para que a base girasse suavemente no azimute o marceneiro colocou um CD velho entre as duas madeiras da parte inferior e o atrito de madeira com madeira é o responsável pela firmeza na altitude.
Vejam a base:
Gostei muito do resultado, apenas o peso que ficou grande para um telescópio tão pequeno, vou falar com o marceneiro para ver se alguns buracos na lateral fariam ele ficar mais leve sem perder a estrutura, e também para servir de alça para carregá-lo. Atualmente tenho que colocar a mão embaixo dele para o transporte de um lado para outro.
Percebi que a Órion costuma ser mais caprichosa que a Skywatcher pois esta retirou os parafusos de colimação na base do espelho dificultando um pouco o processo. Porém fica a dica para o alinhamento, folga-se os parafusos que fixam a base do espelho e a lente maksutov, aponta para uma estrela e se verifica se está tudo centralizado desfocando para os dois lados do focalizador, senão estiver é só ajustar com a mão mesmo, quando ficar alinhado aperte os parafusos gradualmente verificando novamente. Uma vez alinhado aperte os parafusos e dificilmente se desalinhará pois esse modelo segura muito bem o alinhamento (mais conhecido como colimação em astronomia).
Com esse equipamento já observei Saturno, Vênus, Mercúrio, Júpiter, o cometa C/2014 Q2 Lovejoy, aglomerados abertos M6 (Borboleta), M7 (Ptolomeu), NGC 4755 (Caixa de Jóias), tudo com boa qualidade.
A próxima meta é observar estrelas variáveis que o binóculo não consegue ver.
Segue o resultado final desta feliz empreitada:
Até a próxima amigos.
Semper Observandum
Renato