segunda-feira, 18 de março de 2013

Primeiros passos em Astrofotografia


Fotografar o céu e mostrar para os amigos os resultados das suas observações é algo que atiça o desejo de muitos astrônomos amadores, o meu também. Enxergar mais longe é o sonho de todo astrônomo, a astrofotografia provê a realização de tal sonho porém a um custo e aprendizado altos. Trabalhar a ótica e captar com precisão não é tarefa fácil e envolve muitos conhecimentos tanto de ótica quanto de equipamentos fotográficos coisa que eu não dispunha de tempo nem dinheiro suficiente nesse início de exploração. Mal sabia a posição dos astros quando mais investir para fotografá-los.

Me deparei com algo que não estava a arcar nesses primeiros momentos de aprendizado, astrofotografia de qualidade É CARA!

Uma boa montagem com um bom refrator apocromático de 66mm por exemplo custa próximo de R$ 6.000,00 reais, fora uma boa câmera para céu profundo ou planetária, autoguiagem, notebook, filtros, etc...

Exemplo de Apocromático Órion:





O custo dessa brincadeira pode facilmente passar dos 10 mil reais. 


O exemplo citado do refrator apocromático é um exemplo relativamente em conta pois há outras opções como os Schimidt Cassegrain que tem uma ótica muito bem trabalhada unindo os mundos da reflexão e das lentes:


Um dos modelos mais usados é o SCT 8” que tem boa abertura e baixo peso segue foto do modelo da celestron:


Porém seu preço também não é fácil de encarar... 

Exemplos de SCT MEADE e Celestron: 

           



Normalmente não se adquire tudo de uma vez e sim aos poucos pois cada equipamento necessita de um aprendizado específico. 

Resolvi deixar para mais tarde e focar nas obsevações até dispor de mais tempo e disposição de gastar alto. Por hora apenas penso em fotografias de planetas, talvez em um local com baixíssima PL tentar nebulosas de grande brilho através do método afocal que é a câmera direto na ocular, método ruim para a maioria dos astros, o método adequado é o sensor direto no telescópio sem ocular, esse chamado de foco primário. 


Segue algumas belíssimas astrofotos de modelos SCT 8":





Exemplo de equipamento para astrofotografia com um setup mais completo esse sim um equipamento de respeito, são várias as marcas envolvidas mas o principal é um tele Takahashi, marca conhecida por sua qualidade excepcional. 






Uma das coisas mais importantes que vi até então é que o telescópio deve ser leve sobre a montagem pois isso traz estabilidade algo fundamental nesse tipo de fotografia. Esse assunto tem muito o que ser dito e mais veremos num próximo tópico, até.

2 comentários: