segunda-feira, 8 de abril de 2013

Relato Observacional 31/03/2013

Finalmente depois de meses com céu fechado, as nuvens resolveram dar uma trégua e liberar a visão para o belo céu de Brasília. 

Agora munido de maior conhecimento de alguns locais onde há objetos interessantes a ser apreciados pude observar com mais propriedade e não apenas olhar Júpiter e suas luas como vinha fazendo.Também estava de posse de minha nova ocular Skywatcher Panorama 7mm, que por sinal é muito boa para ver planetas e objetos de grande brilho, pena Júpiter não estar presente na hora, pois estava encoberto por uma nuvem. 

O primeiro alvo foi Alfa Centauro que lendo descobri ser um trio de estrelas, visíveis apenas Centauri A e B, queria vê-las bem definidas e pela primeira vez na vida tive o prazer de observar estrelas irmãs, uma maior e outra menor bem próximas. Curiosamente ao forçar o foco não consegui pontos perfeitos, as estrelas apresentavam halos em volta, por mais que eu tentasse focar os halos lá estavam. A colimação estava muito boa, ajustada por um colimador tipo Cheshire e Star Test bem redondo. 

Próximo alvo eram quaisquer estrelas do cruzeiro do sul, comecei pelo pé da cruz vendo Acrux e para minha surpresa vi também duas belíssimas estrelas bem próximas, se tratando de outro trio onde duas são muito visíveis A1 e A2. Ali por perto do cruzeiro procurei o aglomerado Caixinha de Jóias, e sem demoras ao lado um pouco abaixo da Mimosa, estrela da esquerda do cruzeiro, fui agraciado com a bela visão de suas estrelas aglomeradas, invisível a olho nú, da cidade não via absolutamente nada, mas no telescópio com apenas 90mm eram várias as estrelas nítidas e brilhantes. 

Após meu irmão ter me perguntado o nome de uma estrela extremamente brilhante desafiando meus poucos conhecimentos, eu não soube responder, pesquisei no programa para Android Mobile Observatory e vi se tratar simplesmente de Sirius da constelação do Cão Maior. Após vê-la fui apontando o telescópio aleatoriamente para algumas estrelas próximas e por acaso encontrei o aglomerado M41, majestoso, mais parecia uma cidade no céu. 

Para finalizar apontei para a Lua com e sem o filtro lunar 13% da GSO, creio que por conta da lua não estar próxima do zênite a coloração amarelada se mostrou presente com o filtro, o excesso de brilho é retirado dando maior conforto para ver seus detalhes. Tentarei novamente quando ela estiver mais próxima ao zênite.  

Seguem algumas imagens dos objetos observados nesse dia: 

Alfa Centauro A e B




Acrux Pé da cruz no Cruzeiro do Sul




M41 na constelação do Cão Maior




NGC 4755 mais conhecida como Caixa de Jóias em uma excelente visão amadora, comparem o mesmo “objeto” abaixo visto na visão da Nasa...





Caixa de Jóia na visão da Nasa: 





Por hora fico por aqui, essa noite foi muito proveitosa, até a próxima amigos.


Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário