Caros amigos,
Após várias tentativas frustradas, por conta do céu fechado, acordando de madrugada para observar a brilhantíssima Nova SGR 2015 NO.2 finalmente consegui apreciar o brilho dessa estrela pra lá de curiosa. Já sabia que estava muito brilhante pois li sobre a observação feita de um amigo no Rio de Janeiro onde o céu está dando uma trégua para as observações.
Foi a primeira vez que observei uma NOVA. Em outras ocasiões até recebi o reporte avisando mas quando conseguia ver o campo a nova esta já havia se apagado.
Dia 06 de abril as 5:35 da madrugada, pouco antes de ir ao meu primeiro dia no trabalho novo, percebi que o céu estava aberto e corri para ver onde estava Sagitário, para minha surpresa, naquele momento estava no zênite e de posse apenas de binóculo, que nesta ocasião foi mais que suficiente para observar a nova, vislumbrei o brilho branco azulado, apesar de na Sky & Telescope falar amarelado, da estrela que antes de se mostrar fortemente visível mantinha magnitude 16,2 que é fora do alcance da maioria esmagadora dos telescópios amadores.
Através da carta de busca criada por uma amiga no site da AAVSO pude medir seu brilho e estimei magnitude 4.4. Um salto gigantesco se comparado ao seu brilho rotineiro.
Meu local de observação foi no meio da cidade onde moro, região sul do Distrito Federal, com bastante poluição luminosa e percebi que ao observar com vista desarmada lá estava a nova, bem nítida com visão direta.
Não por menos a Sky & Telescope publicou uma reportagem com o título "Nova Sagittarii: Naked-Eye Bright Again!"
Link da reportagem: Nova Sagittarii: Naked-Eye Bright Again!
Imagem da reportagem:
Normalmente as novas "explodem" uma camada exterior pelo excesso de gás de roubam de uma estrela irmã, mas elas brilham fortemente e logo o brilho cai. O caso dessa nova é diferente pois ela está oscilando e seu brilho sobe e desce no decorrer de dias. Está sendo observada por diversos astrônomos do mundo todo, no momento de escrita desta postagem já continha quase 550 observações registradas de 82 observadores espalhados pelo mundo.
Vamos acompanhar e ver se ela vai brilhar ainda mais!
Estimativa já enviada para AAVSO.
Seguem cartas de busca para a nova, perceba claramente o "bule" na primeira carta, a segunda é uma aproximação do campo.
Abraços
Renato
Nenhum comentário:
Postar um comentário