Olá amigos, hoje vou falar sobre uma experiência que tive e para que todos os que lerem o post estejam preparados e com os conhecimentos mínimos necessários para a aquisição de uma ocular do tipo plossl "grande".
Por que as aspas? Logo explico.
Eu tive a ideia de comprar uma ocular de 40mm para o meu Maksutov 90, pois utilizo ele para encontrar variáveis que estão pouco acima do limite do binóculo. Atualmente uso uma 25mm da Skywatcher. Ocorre que essa 25mm tem um campo de visão de 52º, o que é muito bom, e a 40mm tem apenas 42º de campo. Ou seja, quando fui usar na prática, sem me atentar antes de comprar ao campo de visão, me decepcionei com o pequeno campo que vi. Para mim, quanto maior fosse a ocular, maior seria o campo de visão, mas isso foi um grande engano. E ainda para piorar a ocular tinha um efeito chamado de blackout que consiste em escurecer quase totalmente a imagem caso o observador não esteja a uma distância considerável do protetor de borracha. Não de pode encostar o olho na ocular sendo protegido das luzes intrusas o que gera um grande desconforto, pois se desviar o olhar um milímetro que seja para o lado a imagem escurece novamente. Tal efeito foi menor no newtoniano 200mm, mas ainda estava presente. Os espelhos de ambos os telescópios estavam devidamente alinhados.
Aí tive uma outra ideia tola, troquei por uma de 30mm da mesma marca achando que poderia ser melhor que a anterior. O efeito blackout quase desapareceu, era pequeno o bastante para não incomodar, mas o campo de visão desta era de 46º, isso mesmo, a ocular era menor mas o campo é maior. Possivelmente devido ao tamanho físico da ocular que gera um tubo menos comprido, porém o campo de visão ainda é desconfortável se comparada a 25mm da Skywatcher.
A marca é a Series 500 plossl, vendida no site tellescópio.com.
O atendimento nesse site é excelente, de primeira mesmo, o responsável Sr Israel Mussi entende muito do assunto e responde aos e-mails sobre os produtos. Ele sabe o que está vendendo.
As oculares também tem pontos positivos muito relevantes, apesar do campo de visão menor que outras oculares na praça como Skywatcher, GSO ou Celestron e de efeito blackout dependendo do telescópio, a imagem é clara e bem cristalina, o foco é fácil. Para quem está sem ocular alguma do tipo ou com dificuldade de adquirir outras com campo de 52º ou maior, são uma boa oportunidade. Mas se tiver a chance de comprar com 52º ou mais compre, pois o campo de visão mais generoso proporciona um conforto bem maior ao utilizar. Claro que se paga bem mais, pois essas oculares Series 500 plossl tem um custo bem reduzido, na faixa de duas a três vezes mais baratas que as com campo mais generoso.
Seguem imagens das oculares:
Por hoje é essa a dica!
Atualização:
O campo de visão real é a área do céu visualizada através da ocular quando esta encaixada no telescópio. O campo de visão real pode ser aproximado pela fórmula abaixo:
Campo de visão real
|
=
|
Campode visão aparente _____________
Ampliação
|
Por exemplo, supomos que você tem um telescópio Schmidt-Cassegrain de 8" com 2000mm de distância focal e uma ocular de 20mm com 50° de campo de visão aparente (AFOV). A ampliação seria de 100x (2000mm / 20mm). O campo de visão real seria de ( 50º/100X ) ou 0.5° quase o mesmo campo aparente que da Lua cheia.
Tirado do site: http://www.astroshop.com.br/iniciantes/oculares.asp
Abraços
Renato