Acabei de realizar uma observação do cometa Catalina C/2013 US10.
Pela primeira vez consegui reparar no movimento do cometa, com uma observação de uns 30 minutos consegui perceber seu deslocamento.
Uma cauda de tamanho significativo, a beleza estava no conjunto da imagem formada pelo cometa e duas pequenas e lindas estrelinhas de brilho semelhante.
No início da observação o cometa estava abaixo e entre as estrelas, ao final da observação o cometa já estava em uma reta com ambas.
Tive que utilizar o filtro baader uhc que escureceu a PL e ajudou muito ver o cometa.
Telescópio utilizado Newtoniano 8" vulgo "Enterprise", oculares de 25, 15 e 8. Melhor visão na de 25.
Local: ao sul de brasília.
A lua atrapalhou bastante.
Segue mapa:
Informação interessante é que haverá uma conjunção com Arcturus dia 1º de Janeiro de 2016 quando o cometa estará com magnitude 4.8, bem mais brilhante que hoje.
Abraços
Renato
Ainda não tive a oportunidade de ver um cometa com cauda, mas uma hora vai... rsrs
ResponderExcluirVocê já usou esse filtro UHC em algum mak? Queria comprar algum filtro para melhorar a questão da PL, que aqui em São Paulo é um coisa insana.
Tenho um Mak 90mm e já usei três filtros nele, o O-III que fica muito escuro. E outros dois UHC que ficaram muito bons, o céu fica mais escuro, menos amarelo, e a nebulosa suavemente mais visível, no mak a abertura é pequena e ele é um telescópio escuro, bom para ver coisas brilhantes, nebulosas e galáxias com ele não é coisa muito recomendada. Em breve postarei uma magnífica descoberta que fiz sobre filtros UHC, estou realizando os últimos testes, fique de olho no blog e verá! Abraços.
ExcluirOpa... sempre estou de olho no blog ^^
Excluir