quarta-feira, 7 de abril de 2021

Meus Filtros em 2021 depois de muitas pesquisas

 Oi pessoal, já abordei sobre filtros aqui no blog e algumas experiências com eles nos seguintes posts:

Experiência Prática Filtros UHC

Filtros Comparativo Órion Skyglow Astronomik CLS e Baader UHC-S

Hoje vou falar sobre os filtros que uso atualmente depois de tantas experiências. Sempre viso ter o mínimo possível para simplificar o uso, não sou fã por exemplo de ter uma coleção de filtros coloridos cada um com uma finalidade, prefiro ter um mais versátil que tenha maior abrangência.

Por exemplo para a visualização de planetas vejo filtros multicor sendo vendidos em kits conforme imagem:

Pelo pouco que estudei cada cor serve para destacar uma característica em um planeta, eu teria que anotar para que cada um serve e no meu caso que busco simplicidade a ideia não agrada, e também vi críticas em fóruns especializados como o Cloudy Nights alegando que outros filtros mais simples funcionam melhor como por exemplo do tipo SkyGlow que detalharei a seguir.

No lugar de usar tantos filtros para destacar planetas decidi pesquisar e achar um mais geral, e no fórum já citado vi a recomendação do Órion SkyGlow para planetas. Ele é um filtro básico, barato e que serve para reduzir poluição luminosa e dar contraste em planetas. Não é dos melhores pra tudo, mas é uma boa ajuda. Como tenho outro filtro para nebulosas uso esse apenas para planetas mesmo, comprei um da marca Optolong a qual gosto bastante. Em planetas como Saturno, Júpiter e Marte vi um contraste melhor e mais detalhes, isso depende muito das condições de céu no momento da observação visto que se faz grandes aumentos para ver planetas. Reparem na foto a listagem de suas utilidades.

Também tenho dois outros filtros bem simples, porém não menos importantes, são os filtros de cor neutra que apenas escurecem a imagem. Esses filtros tem várias funções, normalmente são chamados de lunares para reduzir o forte brilho da lua e ajudar na observação, porém podem ser usados para ver planetas quando estão muito luminosos ou mesmo ajudar nas estrelas duplas quando são muito brilhantes tendo em vista que reduzir seu brilho ajuda na separação visual delas. Esses filtros são marcados como 0.9 (passa 13% de luz), 0.6 (passa 25%) e 0.3 (passa 50%). Tenho o 0.3 da GSO e o 0.9 sem marca, acho uma boa combinação um bem escuro e um mais suave. Com esse mais escuro pude observar a estrela Rigel B (na constelação de Órion) em meio ao forte brilho de Rigel A. Ao lado dos filtros as estrelas contém fragmento e poeira de meteoros, fornecidos pela Profa. Maria ELizabeth Zucolotto especialista no assunto.

E por último meu melhor filtro, resultado de vários testes com outras marcas. Em várias comparações vi o filtro Lumicon UHC ser o mais recomendado para observação de nebulosas apesar das críticas sobre seu elevado preço. Abaixo é possível ver o filtro e o teste que vem junto, ao que parece todos os filtros são testados individualmente para garantir sua qualidade.


O gráfico a seguir mostra que a passagem da luz nos cumprimentos de onda mais relevantes para observação visual onde temos o 486.0 nm que é o H Beta, 496.0 nm um OIII e 501nm o outro OIII.


Abaixo os percentuais que se aproximam de 100% na luz que interessa na observação de nebulosas.


A título de curiosidade vejam o gráfico do segundo melhor filtro que conheço o Astronomik UHC que tem preço similar aos Lumicon:


O resultado de tanto capricho é uma visão espetacular tanto da cidade quanto nos ambientes rurais. Em qualquer lugar esse filtro se saiu bem nas observações visuais que fiz, melhor que o Baader UHC-S, Optolong UHC, Celestron OIII entre outros. Não tirando o mérito desses filtros citados que também são bons, porém o Lumicon UHC se mostrou melhor e esse é meu favorito para observações não apenas de nebulosas como também de cometas. Eu e meu pai observamos cometas do meio da cidade usando esse filtro e melhora demais a filtragem de poluição luminosa e aumenta o contraste no geral.

Apesar de ser um bom filtro seu alto valor o torna de difícil acesso, o preço dele é de 100 dólares sem o frete. Consegui em valor um pouco melhor através do site https://grabr.io/pt. Hoje em dia só pedindo pra um amigo trazer dos EUA pra ter um bom valor.

Existem opções mais barata de filtro UHC, tem até de marca desconhecida que apesar de não ter exatamente a mesma qualidade suspeito que são de enorme ajuda contra a poluição luminosa e também realçar as nebulosas. Segue um exemplo no aliexpress:

UHC ANGELEYES

Se o gráfico dele realmente for como no anúncio é uma ótima relação custo-benefício.

Seguem links com algumas referências citadas nesse post:

https://www.celestron.com/products/moon-filter-set-1-25

https://www.cloudynights.com/topic/83627-orion-skyglow-for-planetary-viewing/

Por hoje é isso, abraços!

Renato

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Experiência com a capa da Astrozap

Olá amigos astrônomos, segue a experiência que tive com a capa da Astrozap, marca que fabrica alguns acessórios para telescópios inclusive capas para cobrir aqueles com tubo retrátil além de protetores de orvalho e aquecedores para objetivas.

Alguns anos atrás eu estava quase trocando de telescópio pois via algumas desvantagens no modelo de 8 polegadas que tenho pelo fato do tubo ser retrátil, e vazado no centro, para comprar outro com tubo completamente fechado. Algumas pessoas citavam nos fóruns que o contraste ficava prejudicado com luzes atravessando o tubo e aquela ideia me incomodava. Aí encontrei a empresa citada que fabrica uma capa muito bem feita que fecha o tubo. Comprei a capa, porém quando chegou tive uma decepção, seguem as imagens:




Como podem perceber, o caimento do tecido obstrui a passagem da luz até o espelho primário. Pensei comigo mesmo, que loucura uma empresa vender um produto assim achando que o consumidor iria aceitar isso. E os consumidores que já haviam comprado, será que não reclamaram do projeto dessa capa? Importada dos EUA o custo final foi de 60 dólares. O problema é que a capa tinha apenas um  anel de suporte interno para firmar a capa em volta do telescópio. Eu reclamei e a empresa, vendo as fotos, fez outro e me mandou sem qualquer custo adicional. Quando chegou a capa com dois anéis de suporte aí a coisa ficou bacana.


Conforme imagem acima, onde se pode ver os dois anéis de suporte, o resultado foi uma ótima vedação de luzes e de poeira também. Esse é um acessório que uso sempre ao observar com o newtoniano retrátil. Até hoje a loja funciona no endereço https://astrozap.com/, parece que se tornou referência na fabricação desses acessórios.

Por hoje é isso, até mais.
Renato



domingo, 4 de abril de 2021

Observação de variáveis no Verão Paranaense

Postagem antiga que estava no rascunho e por algum motivo deixei de postar na época, antes tarde do que nunca.

Oi pessoal, já faz um tempo que não posto, fiquei um tempo paradão, astronomia amadora é assim, às vezes vc dá um tempo e depois volta.

Voltei para postar as experiências com observação de algumas variáveis.

Dia 07/11/2018 verifiquei que seria Lua Nova, então já abri o Stellarium para ver as constelações presentes no céu à noite no horário viável para mim e depois a planilha de variáveis para escolher algumas, foram escolhidas as seguintes:


S FOR
OMI CET
R AQR
S SCL
SW SCL
R GRU
T IND

Apenas algumas para relaxar as ideias e sair um pouco da TV.

Por volta das 21:40 depois de buscar a esposa no trabalho levei os equipamentos para o quintal, mesa, prancheta com cartas impressas (no site da AAVSO), lanterna com luz vermelha, Pocket Star Atlas Jumbo e finalmente depois de muito tempo usei uma cadeira especial apelidada de gravidade zero e que reclina para que sua visão vá para o céu. Que pecado da minha parte não ter usado essa cadeira antes para sua finalidade principal, observar! Já tinha utilizado para relaxar no quintal, mas nunca para a sua real finalidade para mim. Foi um presente de um querido amigo.

Que experiência maravilhosa reclinar e relaxar olhando para o céu, vale muito à pena essa cadeira.

Nessa noite consegui observar apenas SW SCL a qual estimei em 7.5, demorei um pouco para encontrá-la, ando enferrujado, mas meu ritmo para achar estrelas novas sempre foi lento mesmo. Depois de uma hora ao som de Free System Projekt Pointless Reminder passei a procurar a S SCL, o local achei, mas ela estava mais escura que meu alcance com binóculo permitia ver, depois o céu fechou. Vou continuar a observar conforme o céu permitir. Às vezes é assim, planejamos algo, mas a natureza não tá afim de ajudar e agente se recolhe para outras atividades.

Abraço e até a próxima.
Renato

Minhas Oculares depois de anos pesquisando

Olá amigos da astronomia, hoje vou mostrar as minhas atuais oculares e o longo caminho que percorri para chegar nessa pequena coleção que foi escolhida depois de muitos e muitos testes com diversas oculares.

Essa é minha "NGC 4755", ou seja, minha caixinha de joias onde guardo todas as oculares que uso.


Com a caixinha aberta é possível ver que não são tantas oculares assim, isso é uma coisa minha de buscar ter o que preciso e não focar em quantidade. Existem até alguns filtros dos quais escreverei em outro post. Mantenho um saquinho de silica em gel dentro da caixa para absorver a umidade.


Essas possivelmente são as primeiras oculares que a maioria dos amadores têm acesso, Órion 10mm e 25mm. São o kit padrão na compra de vários modelos de telescópios. São do tipo plossl autênticas e de qualidade, tanto a Órion como a Skywatcher vendem ambas feitas na mesma fábrica da Synta na China. Alguns telescópios vem com umas que chamam de plossl de 20mm e 10mm, porém a qualidade é mais baixa. Essas mesmo sendo padrão dos equipamentos têm excelente qualidade e podem ser usadas por toda vida. A 25mm tem bom campo e permite ver alvos grandes enquanto a 10mm tem boa aproximação que ajuda a ver bem mais de perto alvos como planetas e estrelas duplas.


Essa é uma das minhas favoritas, GSO 32mm com excelente campo de visão devido ao baixo aumento e a boa construção me permite estimar o brilho de estrelas variáveis com ótimo conforto ao telescópio.


Essa é uma Barlow 2.5x com 3 elementos, trata-se uma barlow de qualidade superior à maioria que temos no mercado, já fiz aumentos bem exagerados com ela, porém no fim das contas prefiro observar sem barlow mesmo usando uma ocular de grande aumento.


Para observar planetas essa Baader Ortoscópica de 6mm gera 200x de aumento no Enterprise (apelido do meu newtoniano de 8 polegadas). A qualidade da imagem realmente impressiona, os planetas ficam bem nítidos. Só uma coisa que condeno nela é o preço que normalmente chega a ser três vezes mais alto que uma plossl padrão, porém ela não tem três vezes a mesma qualidade, não é uma ocular de bom custo benefício, pois as plossl também conseguem bom contraste. Eu comprei mais devido a curiosidade de ver o quanto ela era melhor, gostei do resultado, porém dado o preço só recomendo a compra se vc observa muito planetas. Ainda não testei em estrelas duplas, alvo que creio eu ela também deve ser muito boa.


Essas aqui são oculares muito especiais, são as Starguider de 8mm e 5mm. São do tipo ED ou extra low dispertion e têm campo de visão bem grande e plano. Algumas das melhores visões que tive de Saturno e Júpiter foram nelas. Até hoje não vi uma pessoa olhar no Enteprise com a ocular de 8mm (150x) e não ficar admirado com Saturno. Contraste e nitidez impecáveis. Infelizmente o preço de cada uma é salgado, para o geral recomendo a compra apenas da de 8mm que tem aumento médio pra alto e é suficiente para ver de perto muitos alvos.


Aqui uma bem baratinha e excelente, Skywatcher 15mm Wide Field. Excelente custo benefício com ótimo campo. O contraste que consigo ver nessa ocular ao observar galáxias e nebulosas é ótimo. O nome escrito nela apagou tem tempo de tanto usar.


Essa aqui gosto de chamar de janela para o espaço. Imagine-se em uma nave se aproximando de um aglomerado aberto, é a sensação que tenho ao observar nessa gigante GSO de 42mm e 2 polegadas. Essa só serve em telescópios com focalizadores compatíveis com 2 polegadas, ao lado o extensor que veio com o Enterprise, necessário para complementar a distância focal.


Essas foram as oculares que uso até hoje, porém tive algumas que não serviram bem pra mim e vendi cada uma por um motivo diferente, segue detalhes sobre elas.

Essa é a Meade Series 5000 de 40mm. Trata-se de uma Plossl de 2 polegadas com 5 elementos, normalmente as plossl padrão vem com apenas 4. É uma verdadeira joia rara, tente comprar uma hoje e verá como é difícil. Porém para o Enterprise ela tinha um problema, o peso. Feita com muito alumínio ela pesava o suficiente para eu ter que apertar muito o tensor da base dobsoniana para o telescópio não pender pra frente. Aí vendi para um amigo que tem uma bela montagem equatorial feita em ferro fundido pelo construtor Bernardo Riedel, naquela montagem a ocular casa bem.
Essa foi a Skywatcher Panorama 7mm. Ela é Ultra Wide, ou seja, além de um ótimo aumento devido aos 7mm ela tem um ótimo campo devido seu conjunto de lentes. Na época de sua aquisição eu tinha apenas o Pequeno Notável (telescópio maksutov 90mm) e ela era grande e pesada pra ele. Acabei substituindo ela pela Starguider 8mm já citada.


Essa aqui é a ocular Series 500 Plossl 40mm. Eu a comprei para aumentar o campo de visão do Pequeno Notável, porém o que consegui foi uma grande vinhetagem que é um fenômeno óptico que se dá no escurecimento das bordas das imagens. Essa foi substituída pela GSO 32mm que não tem esse problema nesse telescópio.
Deixei essa por último por ser a que menos gostei. A título de curiosidade comprei essa por fazer 300x de aumento no Enterprise. Celestron Grande Angular 4mm. A Celestron é uma marca perigosa a meu ver, ela tem produtos de ótima qualidade, mas também me parece que tem alguns produtos ruins. Essa ocular nos meus dois telescópios mostrou grande aberração cromática, desconfio até que comprei uma falsificação. Ao utilizá-la em alvos brilhantes as bordas de tudo ficavam azuis e em alvos pouco brilhantes a ocular era escura, muito ruim. Recomendo cuidado com esse modelo em particular.


Bom essas são e foram as minhas oculares, deixo as dicas para aqueles que querem aperfeiçoar suas coleções.

Abraço e até a próxima.
Renato