Oi pessoal, já abordei sobre filtros aqui no blog e algumas experiências com eles nos seguintes posts:
Experiência Prática Filtros UHC
Filtros Comparativo Órion Skyglow Astronomik CLS e Baader UHC-S
Hoje vou falar sobre os filtros que uso atualmente depois de tantas experiências. Sempre viso ter o mínimo possível para simplificar o uso, não sou fã por exemplo de ter uma coleção de filtros coloridos cada um com uma finalidade, prefiro ter um mais versátil que tenha maior abrangência.
Por exemplo para a visualização de planetas vejo filtros multicor sendo vendidos em kits conforme imagem:
Pelo pouco que estudei cada cor serve para destacar uma característica em um planeta, eu teria que anotar para que cada um serve e no meu caso que busco simplicidade a ideia não agrada, e também vi críticas em fóruns especializados como o Cloudy Nights alegando que outros filtros mais simples funcionam melhor como por exemplo do tipo SkyGlow que detalharei a seguir.
No lugar de usar tantos filtros para destacar planetas decidi pesquisar e achar um mais geral, e no fórum já citado vi a recomendação do Órion SkyGlow para planetas. Ele é um filtro básico, barato e que serve para reduzir poluição luminosa e dar contraste em planetas. Não é dos melhores pra tudo, mas é uma boa ajuda. Como tenho outro filtro para nebulosas uso esse apenas para planetas mesmo, comprei um da marca Optolong a qual gosto bastante. Em planetas como Saturno, Júpiter e Marte vi um contraste melhor e mais detalhes, isso depende muito das condições de céu no momento da observação visto que se faz grandes aumentos para ver planetas. Reparem na foto a listagem de suas utilidades.
Também tenho dois outros filtros bem simples, porém não menos importantes, são os filtros de cor neutra que apenas escurecem a imagem. Esses filtros tem várias funções, normalmente são chamados de lunares para reduzir o forte brilho da lua e ajudar na observação, porém podem ser usados para ver planetas quando estão muito luminosos ou mesmo ajudar nas estrelas duplas quando são muito brilhantes tendo em vista que reduzir seu brilho ajuda na separação visual delas. Esses filtros são marcados como 0.9 (passa 13% de luz), 0.6 (passa 25%) e 0.3 (passa 50%). Tenho o 0.3 da GSO e o 0.9 sem marca, acho uma boa combinação um bem escuro e um mais suave. Com esse mais escuro pude observar a estrela Rigel B (na constelação de Órion) em meio ao forte brilho de Rigel A. Ao lado dos filtros as estrelas contém fragmento e poeira de meteoros, fornecidos pela Profa. Maria ELizabeth Zucolotto especialista no assunto.
E por último meu melhor filtro, resultado de vários testes com outras marcas. Em várias comparações vi o filtro Lumicon UHC ser o mais recomendado para observação de nebulosas apesar das críticas sobre seu elevado preço. Abaixo é possível ver o filtro e o teste que vem junto, ao que parece todos os filtros são testados individualmente para garantir sua qualidade.
Apesar de ser um bom filtro seu alto valor o torna de difícil acesso, o preço dele é de 100 dólares sem o frete. Consegui em valor um pouco melhor através do site https://grabr.io/pt. Hoje em dia só pedindo pra um amigo trazer dos EUA pra ter um bom valor.
Existem opções mais barata de filtro UHC, tem até de marca desconhecida que apesar de não ter exatamente a mesma qualidade suspeito que são de enorme ajuda contra a poluição luminosa e também realçar as nebulosas. Segue um exemplo no aliexpress:
Se o gráfico dele realmente for como no anúncio é uma ótima relação custo-benefício.
Seguem links com algumas referências citadas nesse post:
https://www.celestron.com/products/moon-filter-set-1-25
https://www.cloudynights.com/topic/83627-orion-skyglow-for-planetary-viewing/
Por hoje é isso, abraços!
Renato
Nenhum comentário:
Postar um comentário