quinta-feira, 14 de julho de 2022

Acompanhando o eclipse super rápido da estrela U Sge

Olá prezados, faz tempo que não posto algo devido as mudanças que tive recentemente que ocuparam muito do meu tempo. Agora estou em casa própria com um espaço bem mais favorável para observações. A primeira efetivamente ao telescópio foi a estimativa da estrela do tipo nova recorrente U SCO na constelação do Escorpião no dia 9 de Junho que brilhava em magnitude 9.5 bem no alto do céu. Bom saber que naquelas condições o telescópio de 150mm conseguiu alcançar magnitude 10.7 o que é bastante coisa vendo na cidade. Segue carta de busca usada para estimar U SCO:


A nova experiência que tive no dia 12/07/2022, sendo a observação mais divertida desse ano até o momento, foi o acompanhamento do rápido eclipse na estrela U Sge da constelação conhecida como Flecha ou Seta e internacionalmente chamada de Sagitta. Fica próxima a grande constelação de Águia/Áquila direcionada mais para o hemisfério norte. É uma constelação um pouco fraca e mais facilmente vista com algum instrumento ou com céu bom.

Quanto a estrela U Sge trata-se de uma dupla em que uma é do tipo B (azulada) e outra do tipo G (amarelada). Ocorre que é uma dupla espectroscópica não sendo possível perceber sua duplicidade de forma direta através de observação visual, porém é possível notar a duplicidade através do seu eclipse esse sim nitidamente perceptível com a queda brusca de magnitude. Em pouco mais de uma hora a estrela caiu de 7.3 para 9.4. Quando comecei a observar por volta das 21:00 horas a estrela estava bem visível e foi se apagando ao ponto de quase não conseguir vê-la. Ela ficou quase igual a uma estrela próxima de magnitude 9.55 bem coladinha visível na carta abaixo:



Nessa ocasião observamos eu e Toninho do RJ. Devido as condições adversas não foi possível que todos do grupo de observação visual acompanhassem o eclipse. Foi uma ótima experiência em conjunto e a distância não atrapalhou o bom andamento da observação. A Lua estava com quase 100% de iluminação e atrapalhava bastante caso o observador estivesse sendo banhado por sua luz. Para minha sorte eu estava bem acampado no quintal em uma varanda que me protegia da luz lunar. Não é sempre que temos situações favoráveis nas observações.

Seguem minhas estimativas por horário:

21:24 8.3 (81/85)

21:35 8.8 (81/93)

21:58 9.4 (93/96)

É um eclipse tão rápido que percebemos no intervalo de 10 minutos quedas de 0.2 magnitudes bem visíveis aos olhos mais atentos.

Muito agradável e interessante acompanhar um evento desses em uma estrela que está afastada cerca de 750/800 anos luz e tem uma proximidade uma da outra em torno de 20 vezes a distância Terra/Lua, segundo o Burnham's Celestial Handbook. Sendo estrelas tão próximas entre si é provável que sejam ovaladas devido a interação gravitacional entre ambas. Quem sabe o novo telescópio James Webb consiga uma visão detalhada delas.

Após as 22:00 não pude mais observar, pois a estrela foi obstruída pelo sobrado do vizinho. Os vizinhos costumam atrapalhar os astrônomos amadores de algum jeito seja com luzes ou sobrados.

Essa realmente foi uma experiência inédita em minha vida. Perceber a queda de brilho de uma estrela distante do quintal de casa foi um privilégio. Aguardemos as próximas observações.

Seguem algumas imagens do ambiente de observação:

Iluminação do Luar ameaçando a observação.

Lua trincando!

Posição improvisada do telescópio.

Céu desafiador para o Toninho no RJ.

Vamos preparar outras observações do gênero. Recomendo esse tipo de observação para os curiosos pela astronomia amadora.

Aquele abraço!

Renato Veras

14 comentários:

  1. boa tarde Renato. Estou prestes a adquirir um telescópio andromeda de 300mm mas sua experiência com o espelho secundário do fabricante me deixou preocupado. Passado este tempo o que achou? faria novamente a compra ou pegaria um menor mas com espelhos de.melhor qualidade ? Gato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, qual o seu nome?

      Prezado, o colega que faz o telescópio da Andromeda disse que ia me contatar para mandar outro secundário, mas infelizmente nunca mais me contatou.

      Ajustes que tive que fazer:

      1. Eu comprei um secundário no aliexpress e está funcionando bem.
      2. Coloquei outra buscadora também, a que veio é muito ruim, das piores.
      3. Oculares também muito fracas uso outras que eu já tinha tipo Ploss boas.

      Depois que fiz os ajustes o telescópio ficou bom, o espelho primário me parece bom.

      Para quem não tem acessórios para completar o telescópio a qualidade geral não é boa. Vai ver lua e planetas fracamente. Penso que se vai gastar muito que seja coisa boa!


      Hoje eu tentaria um na Matão Telecópios, pois um amigo meu comprou um de 250mm e gostou. Só um detalhe, a base desse 250mm veio com MDF de apenas 2mm o que é pouco para dar estabilidade no instrumento, então exija MDF mais grosso para dar estabilidade. 300 mm é bem grande, cuidado para não comprargrande demais e ficar sem uso devido a dificuldades como transporte.

      Excluir
  2. Grato pela resposta Renato, estou cogitando um 200mm da matão alternativamente ao 300mm da andrômeda. Acho que se o fabricante da andrômeda não teve o cuidado necessário com a espessura da base, qualidade dos materiais e até com o tamanho do secundário, não há garantia alguma de que o primário tenha passado pelo teste de ronchi. Meu nome é Gilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilberto, o telescópio que veio com a base de MDF de 20mm foi da Matão viu. Essa espessura num telescópio de 250mm é pouca! O telescópio fica tremendo. Mas se vc quer um 200mm essa espessura é suficiente em minha opinião.

      O da Andromeda infelizmente ainda não recomendo, eu tive que fazer alguns ajustes para ficar bom. O primário me parece bom, a estrutura leve do meu 150mm é boa, mas teve os problemas que falei.

      Excluir
  3. Amigo estou pensando tbem em comprar um telescopio matao. Preço dele tá bom a comparar com os tradicionais. Penso em 200 ou 250 mm o q deveria comprar a mais pra poder melhorar o desempenho ?
    Com base dobsoniana fica muito difícil alinha lo ao astro pretendido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo . Repensem melhor e quero comprar um de 150mm pelo transporte ser bem mais fac8l. Meu carro é pequeno um UP! E não cabe coisas grandes. Tô pesquisando um de boa marca com montagem equatorial sem go to pra iniciar , mas tá difícil encontrar aqui no Brasil skywatcher ou omegon q são marcas boas. Sabe onde posso achar modelos refletor de 150mm dessas marcas q seja de segunda mão.? Obrigado posta mais coisas sobre os telescopio vi q tem conhecimento abraços.

      Excluir
    2. Novo ou usado, tô vendo vários no site astroshop.pt porém é de fora e o frete fica até mais caro q o tescopio

      Excluir
    3. Oi Alan,

      No momento lojas de novos estão muito em falta e as poucas que tem não vendem coisas boas.

      Recomendo a Matão ou os grupos no Facebook. Compre com cautela. 150mm é uma boa medida se utilizar boas oculares. Lembre-se, o melhor filtro para astronomia se chama gasolina, para ir longe da cidade hehe abraço

      Excluir
    4. Moro no interior de São Paulo . Cidade pequena tenho acredito q aqui não tenha tanta poluição luminosa. Porém no meu quintal a visibilidade do céu é pequena e um de 200mm seria muito difícil. Será q o telescopio matao de 150mm é bom ? Dá medo comprar e se arrepender os de marcas famosas pelo q pesquisei entre usado novo importando vai me custar cerca de uns 400 a 5000 preço q daria pra pegar um de 200mm do matao é complicado né

      Excluir
    5. Um 150mm da matão é ótimo! Somando boas oculares verá Lua, Planetas, Glomerados abertos e globulares. Futuramente recomendo um bom filtro UHC para ver as nebulosas.

      Excluir
    6. Dei uma olhada no instagran e vi os telescopio matao tem 150 e 160mm tbem. Abertura focal de f5 a visualização fica mais concentrada e se for f10 a visão seria mais aberto? Seu telescopio é de quantos mm e qual o f dele ? Dá um feedback das suas impressões sobre ele se poder postar umas fotos eu agradeço obrigado

      Excluir
    7. Oi Alan, F5 a visão é mais aberta e também gera menos aumento e menos contraste. F10 é bem fechado que é ruim pra ver objetos grandes. Fique ente F6 e F8 para o telescópio mais versátil. Vi o modelo de 160mm F8 e acho que pode ser um excelente equipamento para você. É telescópio pro resto da vida viu. Só recomendo trocar a buscadora reddot no futuro por uma estilo luneta. Tenho dois: um 150mm F6 artesanal e um skywatcher 200mm dobsoniano F6.

      Excluir
    8. Pensei q fosse contrário rsrs. F5 era uma visão mais fechada e f10 mais aberta vou tentar algo como f7 ou 8 como disse . As oculares com diferente diâmetro interfere nesse ângulo de visão?
      O artesanal de 150 mm q vc possui tem uma imagem inferior em relação a nitidez a se comparar com o 200mm skywatcher. Abraços

      Excluir
  4. Sim, as oculares quanto menores tem mais aumento e menos ângulo de visão.
    Sim, o de 150mm tem imagem inferior em relação ao 200, mas isso quando é visível apenas quando fazemos aumentos muito altos. Com aumentos baixos a imagem é parecida.

    ResponderExcluir