quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Observação com Binóculo

Eu fiz como muitos astrônomos amadores fazem, primeiro compram o telescópio e depois o binóculo quando o ideal é o contrário. Primeiro reconhecer o céu com o binóculo e depois partir para algo mais poderoso.

Sem dúvida uma das melhores experiências que tive na astronomia foi comprar um binóculo astronômico de qualidade. Não conseguia acreditar na quantidade de estrelas que visíveis com um equipamento aparentemente tão simples.

Meu primeiro binóculo e que uso até hoje é um Órion Scenix 10x50. Devo avisar que com 10 vezes de ampliação já treme bastante na mão especialmente para pessoas mais velhas ou mesmo numa noite muito fria tanto que coloco ele em um tripé de fotografia com o devido adaptador só para garantir a estabilidade. Para quem vai usar 100% na mão sem nunca colocar em um tripé recomendo um 7x50 do mesmo modelo e marca. Lembro a todos que ampliação não é tudo, ao contrário, a ampliação quanto maior mais pode escurecer a imagem além de tremer muito, o ideal é abertura e como no binóculo é limitada deve-se ampliar pouco e ter um campo de visão maior para reconhecimento das constelações e etc.

Órion Scenix 10x50:




Vem com essa bolsa extremamente prática e com tampa das objetivas e oculares, ao todo quatro tampas e uma bela alça de pescoço bordado com a marca Órion.

Eu particularmente acho a Órion uma excelente marca, raramente encontro algo que possa dizer ter sido falha no projeto ou construção. As lentes são de fato feitas para astronomia pois o tratamento anti reflexo é visível nas objetivas. Foi uma das melhores experiências que já tive observar por esse binóculo. A faixa de preço desse Órion é de R$ 400,00 a R$ 600,00 reais.

Outra experiência inesquecível que tive foi no 21º ENOC onde tive a oportunidade de olhar para o céu através de um binóculo da marca Oberwerk com 12x60. Tremia na mão por conta da ampliação porém a abertura e qualidade ótica super elevadas geravam uma visão muito clara do céu. Realmente a qualidade dele me surpreendeu. É praticamente um telescópio duplo, como o seu preço é elevado um dia pretendo adquirir um.

Segue imagem do Oberwerk com 12x60:


Foco Duplo

Como ajustar o foco para enxergar bem?

No telescópio é mais fácil pois se faz apenas um foco para um olho mas no binóculo as vezes é difícil achar o ajuste que possibilite ver bem com ambos os olhos. Normalmente ocorre de ver bem em um olho e no outro não resultando ver mal nos dois quando se tentar ver com ambos.

Alguns binóculos tem duplo ajuste de dioptria para o caso de se ter diferenças de foco de um olho para o outro. São casos de miopia maior em um olho. O Órion Scenix tem apenas um ajuste do lado direito, o que não atrapalha tanto se seguir a dica abaixo.

Para conseguir um ótimo foco faça assim:

1. Tampe a lente objetiva direita e faça o foco no focalizador central avistando uma estrela de brilho médio;

2. Agora inverta, tampe a lente objetiva esquerda mas não toque no focalizador central desta vez, utilize o ajuste de dioptria do lado direito, ele fica perto do olho;

3. Por último, para fazer um ajuste final, deixe as duas lentes objetivas destampadas e utilize o focalizador central suavemente para equilibrar o foco de ambos os olhos.

Sofri um tempo para descobrir essa técnica que funciona muito bem para mim, meu irmão e meu pai.

Como somos seres humanos, e portanto relativos, possa ser que esse método não funcione com todo mundo, mas vale a pena testar lembrando que cada um tem um foco diferente nos olhos, por isso a cada vez que for observar deve-se repetir o processo. O ideal é ter um binóculo só para si ou observar um bom tempo e depois passar para outra pessoa curtir o seu tempo em seguida.

Alguns binóculos tem focalizador individual em cada lente, nesses se faz o foco em cada ocular e depois se equilibra no central caso exista.

Novas informações sobre binóculos astronômicos postarei.

Abraços

Renato

133 comentários:

  1. Assim como no telescópio existem objetos interessantes para se observar, quais seriam suas sugestões para observar com binóculo que vc sugere e qual posição desses no céu.???
    Grato. Luiz

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,

    É possível ver uma infinidade de astros, posso descrever alguns que já vi, claro que você vê pequenos pois o aumento é baixo.

    Lua
    Galáxia de Andrômeda, essa é visível a olho nú em local extremamente escuro como fazendas, fica na constelação de mesmo nome abaixo do Pégaso
    Nebulosa da Lagoa em Sagitário
    Aglomerados Abertos M7 e M6 próximos da cauda do escorpião
    Júpiter e suas 4 luas galelianas
    Estrelas Variáveis R Sct na constelação do Escudo
    Aglomerados globulares Omega Centauri na constelação do Centauro

    Entre outros, a dica é pegar um mapa pode ser software para celular mesmo e olhar a magnitude, se for até 8 é possível ver pelo binóculo em local urbano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, está bem claro, mas como estou querendo iniciar na observação... gostaria da opinião sobre 2 modelos que estão mais acessíveis..
    1. http://pt.aliexpress.com/item/Free-Canon-Binoculars-telescope-Compass-Outdoor-Waterproof-Brand-NEW-High-times-high-definition-night-vision-telescope/943724403.html?s=p
    2. http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-e-Filmadoras/Binoculos/Elgin/28186-Binoculo-Z---20-X-50---Bolsa
    Agradeço, quero aprender para poder em seguida comprar um telescópio e dar de presente para meu enteado, ele é pequeno e curte bastante!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Os dois binóculos em minha opinião são RUINS para observação astronômica devido principalmente pelo excesso de aproximação de 20 vezes.

    Usando apenas 10x de aproximação já é possível sentir certo desconforto com o tremer das mãos mas com 20 vezes se torna muito desconfortável, a não ser que use sempre com tripé mas aí se tira grande vantagem do binóculo que é sua portabilidade.

    Recomendo este para começar, também tem preço acessível:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/binoculos/expanse10x50-detail

    Obrigado por ler o blog.

    ResponderExcluir
  5. Então, eu tenho um tripé de câmera fotográfica, o encaixe é o mesmo? .. Verifiquei o link que vc me passou, esse modelo está esgotado ..rsrs.. Obrigado pela ajuda.. Parabéns pelo blog, sempre muito bem claro, para uma pessoa que não entende muito e curte o assunto como eu..rs.. Vlw!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado,

    Sobre o encaixe é só comprar esse acessório:

    http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/binoculos/adaptbino-detail

    É simples e barato, sobre o binoculo logo volta é um dos produtos que mais vende lá, deixe seu email que logo receberá um aviso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Renato! Parabens ao seu blog, bem informativo.
    Meu nome é A. Nelson estou aqui apenas para passar uma dica.
    Posso estar enganado, mas creio que nem todos tenham a coordenação motora para manter apenas um olho aberto, não é o meu caso. Mas eu ajusto o foco do meu bino usando a tampa na objetiva refente ao olho que estaria fechado assim mantenho ambos abertos.e sigo a sequência que você usa.

    ResponderExcluir
  8. Caro A. Nelson, concordo plenamente com sua opinião. Cada pessoa tem que personalizar o foco de acordo com suas peculiaridades. O básico é fazer o foco em uma objetiva por vez, mas existe mais de uma maneira de fazer isso certamente.
    Grato por ler o blog. Abraço, Renato

    ResponderExcluir
  9. Olá Renato! Completamente leiga no assunto, mas querendo ingressar nessa viagem, depois de muita pesquisa adquiri o Orion Scenix 10X50. Segui sua dica de como focalizar um objeto, mas ainda não consegui, me parecem tão pequenas como a olho nú. Mas minha pergunta é referente ao binóculo, como é igual ao seu... As borrachas que envolvem as oculares são móveis? Pois li no manual quanto as viseiras, ou tenho que adquiri-las à parte? Tem um botão entre elas que marca os números 60 e 70, Tenho que alterar alguma coisa nesse botão? Talvez pareçam perguntas tolas, mas como não diz nada à respeito disto no manual, resolvi arriscar. Grata. Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Tania, primeiramente suas perguntas de longe são tolas muito pelo contrário, são ótimos pontos a serem esclarecidos.

      As borrachas que eu saiba não são móveis, as que vem nele são muito boas.

      Aquela "botão" central é uma medição e refere-se a distância dos olhos. Serve apenas para vc memorizar a distância dos seus olhos após ajustar o binóculos abrindo ou fechando ele lateralmente.

      Sobre o foco você pode tampar a ocular direita com a tampinha original mesmo, olhe para o pé do cruzeiro do sul, focalize até aparecer uma estrelinha perto da estrela forte com o focalizador CENTRAL.

      Agora tampe a ocular direita, focalize apenas girando o ajuste de dioptria que fica na ocular e foque a mesma estrela.

      Retire a tampa e com o focalizador central equilibre os dois olhos e pronto!

      Parabéns pela aquisição, de longe é um excelente equipamento, ainda ontem usei o meu para estimar o brilho de três estrelas variáveis. Espero ter ajudado. Abraço, Renato.

      Excluir
  10. Ajudou sim. Fiz dessa forma mesmo, ainda não consegui, mas já veio uma dica nova. Vou seguir pelo Cruzeiro do Sul como informou, mas tenho que esperar melhorar o tempo, por aqui as noites estão ruins.
    Obrigada Renato pela sua generosa atenção.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde gostaria de saber sua opnião quero comprar um binoculo para meu filho que é iniciante tem 15 anos vi este dois modelos queria saber se serve para começar .

    binoculo Octans spare II pro 10x50wa
    binoculo astronomico Bosile 10x50wa

    Estes que voce recomenda os valores estao em media 1.350,00 sendo assim fica fora das minhas condiçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, infelizmente não posso opinar com propriedade sobre os binóculos que citou pois nunca utilizei nenhum deles ou mesmo das marcas deles. Posso dizer o que ACHO apenas. Não fui com a cara de nenhum dos dois. Sua aparência não me inspira confiança, pois parecem feitos de materiais baratos.

      Mas se quiser uma indicação segue um que usei e que vc pode comprar sem medo que chega, demora mas chega. É muito provável que a alfândega tarife portanto acrescente 60% ao valor final.

      http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-10x50-Porro-Binoculars-Big-Eye-Lens-Telescope-Astronomy-Hunting-Birding-High-Power-Black-Fully/32602913713.html

      Outro que ainda não usei mas me ariscaria comprar pela qualidade da marca é esse:

      http://pt.aliexpress.com/store/product/Visionking-Astronomical-SL-7X50-Binoculars-High-Quality-Big-Eye-Lens-Bak4-Telescope-for-Sports-Outdoor/405045_32600516496.html

      Veja que ambos tem "Astronomical" na descrição portanto tem boa qualidade para astronomia. Até animei comprar esse mais em conta para meu pai! rsrs 7 x de aumento treme menos na mão.

      Espero ter ajudado, grande abraço e céus limpos!

      Renato

      Excluir
  12. Olá Renato, tudo bem? Muito obrigada pelas infos que tem em seu site.
    Pesquisei na internet e vi que o Oberwerk Ultra 15x70 é um ecelente binoculo, apesar de ser um pouco pesado e precisar de suporte.
    Estou com dificuldades de encontrar ele no brasil, vou dar de presente. Você aconselha comprar esse mesmo ou algum similar que consigo encontrar no brasil?

    Muito obrigada, Paola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para acrescentar, o uso principal é para astronomia mesmo. A pessoa que irei presentear é muito interessada por isso.
      Obrigada

      Excluir
    2. O Binóculo Octans Spare II PRO 15x70 AT com Ocular BIG EYE seria uma boa opção? muito obrigada!!!

      Excluir
    3. Paola, os binóculos Oberwerk são todos de excelente qualidade, já usei um e acompanho essa marca há um tempo, compraria sem medo qualquer versão.

      A pessoa que vai presentear está começando ou já tem outro binóculo menor?

      Não aconselho começar com um binóculo grande como esse, dá até para usar na mão com os braços apoiados de preferência, mas o campo de visão é bem pequeno. É um binóculo um pouco avançado então vai depender da pessoa que recebe.

      Não conheço binóculos da OCTANS e não compraria sem uma recomendação dado seu alto valor.

      No momento no Brasil só conheço a loja do link abaixo, tenho oculares da marca deste binóculo do link. As oculares são muito boas e se o binóculo acompanhar o padrão deve ser muito bom também.

      https://tellescopio.com.br/binoculos/binoculo-starguider-10x60-le-series

      Binóculo para iniciante é 7x50 ou 10x50 ok?

      No aliexpress já comprei três binóculos e todos muito bons, recomendo a marca visionking, segue um link de exemplo.

      https://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-7x50-Porro-Binoculars-Telescope-Astronomy-Hunting-Birding-High-Power-Super/32602921742.html

      Infelizmente no Brasil esse tipo de produto com qualidade está difícil.

      Diga o que decidiu depois.

      Abraço

      Renato

      Excluir
    4. Pois é, quase não tem opção.

      A pessoa é iniciante, até olhei e vi o Oberwerk 12x60, que é um pouco melhor, mas tudo lá fora. Esse que me indicou está fora de estou, estou ficando sem muitas opções e teria que dar no meio de outubro!

      Obrigada pela ajuda!

      Excluir
    5. O Oberwerk que usei foi justamente o 12x60 de um amigo e é um binóculo para o resto da vida, instrumento excepcional. É para comprar aqui no Brasil com boas recomendações está difícil mesmo. Li um pouco sobre o OCTANS e minhas impressões foram boas.

      Como é iniciante recomendaria esse aqui:

      http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-10x50-com-estojo-de-aluminio/15020

      Um binóculo desse tipo e tamanho será usado pelo resto da vida, é excelente.

      Excluir
    6. Mesmo para iniciante, não recomendaria o oberwerk 12x60? consegui uma pessoa para trazer pra mim.

      Excluir
    7. Para dar o primeiro passo sempre recomendo 7x50 para quem tem mãos instáveis, ou 10x50 para mãos mais firmes.

      Excluir
    8. Entendo Renato, acho que vou arriscar no oberwerk 12x60. COnsegui por 100 dolares e já é um produto muito bom. Vou adquirir um tripe tambem. Acha que assim melhora?

      Excluir
    9. Sem dúvida melhora sim com tripé mas não é essencial, Oberwerk é um binóculo feito com muito capricho, duvido que se arrependa.

      Excluir
  13. Bom dia Renato!Parabéns pelo Blog! Mas fiquei na dúvida em relação ao seu comentário negativo acima para a Simone Sardinha no dia 24/08/16 e a Paola no dia 27/09/16 sobre o Binóculo Octans Spare II Pró 10X50 e no dia 28/9 para o Unknown vc o recomendou para iniciar na observação. Desculpa mas fiquei na duvida em relação a comprar ele ou o que você disse ser bom: https://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-10x50-Porro-Binoculars-Big-Eye-Lens-Telescope-Astronomy-Hunting-Birding-High-Power-Black-Fully/32602913713.html ou https://pt.aliexpress.com/store/product/Visionking-Astronomical-SL-7X50-Binoculars-High-Quality-Big-Eye-Lens-Bak4-Telescope-for-Sports-Outdoor/405045_32600516496.html E qual desses dois você acha melhor? Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Esqueci de perguntar sobre esses também! O que acha desses dois primeiros: http://www.telescopio.com.br/categoria/binoculos-astronomicos/102

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Carlos,

      Caro sobre o comentário para a Simone Sardinha eu disse que que não posso opinar e apenas ACHO que são de qualidade duvidosa.

      Sobre o comentário para a Paola eu disse que "não conheço binóculos da OCTANS" e não compraria sem uma recomendação devido ao valor elevado.

      Então na verdade eu não falei necessariamente mal deles, apenas não me inspiraram confiança.



      Sobre a recomendação posterior dia 28/09, foi para uma pessoa que nunca usou um binóculo na vida, sabe aquela pessoa que nunca tocou em um binóculo? Pois é para uma pessoa assim eu até recomendo pelo baixo valor. A pessoa que nunca usou corre o risco de usar só alguns dias e enjoar, então não vale à pena gastar um valor elevado para correr o risco de ter o dinheiro mal investido.



      Sobre o VisionKing de US $79.99 pode comprar sem medo, eu já utilizei ele para observação astronômica bem detalhista e atendeu perfeitamente.

      Sobre o Visionking de US $80.90 eu não posso opinar diretamente, mas conversei um tempo atrás com o fabricante e ele me disse que os modelos antigos não aconselha para astronomia, esse parece um modelo antigo.


      Os outros da loja que mandou nunca usei ou vi alguém que usou, então vou me ater as especificações técnicas.


      O Binóculo Lugan Waterproof 10x50WA-CT de 399,00 reais NÃO me parece apropriado para astronomia, em nenhum momento ele cita Prisma BAK-4.

      O Binóculo Skylife Deepsky 20x60 CT Big EYE de 498,75 reais eu NÃO compraria pois é muito aumento para um binóculo desse porte além de não citar prisma. Vai ficar tremendo na mão.


      Dessa loja recomendaria esse, lembrando que estou olhando apenas para as especificações técnicas, pois não experiências práticas com ele.

      http://www.telescopio.com.br/produto/binoculo-lugan-astroview-9x63-mg-serie-astronomica/328


      Espero que ajude caro.

      Abraço e ótimas observações.

      Excluir
    2. Bom dia! Muito obrigado pela ajuda e paciência conosco!Entendi! Se você fosse comprar um para observar o céu noturno e usar durante o dia entre esses dois modelos que citou qual escolheria e o porquê: Essa marca Visioking é boa?https://pt.aliexpress.com/store/product/Visionking-Astronomical-SL-7X50-Binoculars-High-Quality-Big-Eye-Lens-Bak4-Telescope-for-Sports-Outdoor/405045_32600516496.html ou https://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-10x50-Porro-Binoculars-Big-Eye-Lens-Telescope-Astronomy-Hunting-Birding-High-Power-Black-Fully/32602913713.html

      Excluir
  15. Detalhe: Li acima sobre o Visionking de US $80.90 é um modelo antigo como posso ver esse detalhe a respeito ou foi o fabricante que te passou a informação? Grato colega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha, gosto de ajudar.

      Compraria esse:

      https://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-10x50-Porro-Binoculars-Big-Eye-Lens-Telescope-Astronomy-Hunting-Birding-High-Power-Black-Fully/32602913713.html

      Para qualquer situação, dia ou noite.

      Para falar com o fabricante é só contatar por e-mail, tem os e-mails de contato na página do link abaixo:

      http://www.visionking.com.cn/en/contact.asp

      Abraço

      Excluir
  16. Obrigado desde já! Pra finalizar: vc opta pelo qual indicou e o que acha desses modelos: https://www.amazon.com/Olympus-118760-Trooper-10x50-Binocular/dp/B0000AKGX3 e https://www.amazon.com/Nikon-7245-Extreme-All-Terrain-Binocular/dp/B0001HKIK4/ref=sr_1_fkmr0_1?s=photo&ie=UTF8&qid=1487990643&sr=1-1-fkmr0&keywords=Nikon+10x50+7245+w ou https://www.amazon.com/Nikon-8248-ACULON-10x50-Binocular/dp/B00B7LQARS/ref=pd_sim_421_4/154-2730579-0513149?_encoding=UTF8&pd_rd_i=B00B7LQARS&pd_rd_r=4J1JX0SQ5D7JS9K80V2M&pd_rd_w=ybjN3&pd_rd_wg=m4ve8&psc=1&refRID=4J1JX0SQ5D7JS9K80V2M

    ResponderExcluir
  17. O Olympus não conheço, sei que é uma boa marca de produtos óticos e só. Já o Nikon tenho um amigo que tem um e ele adora, diz ser excelente. Eu já experimentei e achei excelente também.

    Por nada, foi um prazer.

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcelo,

    Receio que não poderei lhe ajudar muito, nunca tive um binóculo tão grande. O máximo que usei foi 15x70, mas vou tentar ajudar.

    1)Não acho que seja normal náusea e dor nos olhos. Compre uma cadeira de praia com a posição deitado e com apoio nos braços e teste, acho que pode ajudar muito, o conforto é essencial para observar. Esse binóculo é projetado para tripé, então compre um. Se gostar muito de binóculo pode pensar no futuro em algo assim:

    http://nimax-img.de/Produktbilder/zoom/20960_1/Orion-Paragon-Plus-binocular-tripod.jpg

    2) Para um foco mais fácil: Tampe a lente direita e foque no focalizador central, depois tampe apenas a lente esquerda e foque apenas na ocular do olho, no ajuste de dioptria, por último destampe tudo e foque no focalizador central para ajustar os dois olhos.

    Feitos esses três passos o foco estará correto. Em último caso pode ser que o binóculo esteja com as lentes desalinhadas. Assim sem ver o binóculo é difícil dar um diagnóstico mais preciso.

    Tente essas opções e depois diga o resultado.

    Abraço

    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que maravilha Marcelo, eu bem que desconfiei em desalinhamento de lentes, pois não é tão difícil focar.

      Poste por favor o artigo que usou para colimar o seu binóculo, eu gostaria de lê-lo.

      Desejo céus cristalinos para observar.

      Abração

      Renato

      Excluir
    2. Maravilha, mais um conhecimento para nós bem legal mesmo!! Obrigado e um abraço.

      Excluir
  19. Amigo!

    O que vc. me diz deste binoculo? (Marca e qualidade, parece ser importado da China). Preço está bom? Um Nikon não tem muita diferença deste....mas....espero uma resposta sua. Obrigado (Eduardo)

    http://www.telescopio.com.br/produto/binoculo-skylife-deepsky-20x80-ct-astronomico-big-eye/313

    ResponderExcluir
  20. Olá Renato, estou a procura de um binóculo para observar o céu noturno, astros, estrelas, etc. Gostaria de saber se este que encontrei na Amazon, serve para esse propósito. Segue o link:https://www.amazon.com/gp/aw/c/ref=navm_hdr_cart. Trata-se de um Orion 7x50.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (qual seu nome? rs)

      O link que enviou não me levou a lugar algum, mas se estiver falando do Órion Scenix 7x50 eu o recomendo muitíssimo. É um ótimo equipamento.

      Excluir
  21. Boa Noite
    Estou interessado em um Binóculo Skylife Deepsky 7x50 WA-CT preço 440,00
    pretendo usar em viagens para observar paisagens montanhas (Chile) e até pássaros e porque não o céu também vou fazer uma viagem agora para o cerrado de Goias ou uma outra marca que eu consiga comprar no Brasil.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rocha, confesso que tenho muitíssima curiosidade por esse binóculo, ele se propõe a ser astronômico de ótimo custo benefício. No seu lugar compraria sim tranquilamente, pois mesmo que caso ele não seja tão perfeito para astronomia ele deve dar uma boa visão de céu e uma ótima visão para as outras atividades. Se comprar por favor deixe seu comentário aqui de como é a experiência de usá-lo especialmente para astronomia. Desejo-te uma ótima viagem!

      Excluir
  22. Obrigado Renato pelo esclarecimento,mas tenho outra duvida sobre o Binóculo Skylife Deepsky 7x50 WA-CT qual seria a distancia minima de focalização, ja pesquisei não encontrei nenhuma informação ou teria uma maneira de calcular?
    desculpa minha ignorância.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Renato ta ficando complicado pra mim quantas duvidas.não sei qual comprar:
    Binóculo Skylife Deepsky 7x50 WA-CT preço 440,00
    Binóculo Octans Spare II PRO 7x50WA preço 415,00 distancia minima de focalização 8m
    Binóculo Octans Spare II PRO 8x40WA preço 310,00 distancia minima de focalização 6m
    outra coisa oque significa essas letras WA

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá, dispense o 8x40 para astronomia como primeiro binóculo, ele pega menos luz que os outros.
      WA = Wide Angle ou Grande Campo de Visão
      Eu acho que esses binóculos tem praticamente a mesma qualidade, mas eu fui mais com a cara do Skylife Deepsky 7x50.
      É coisa de opinião mesmo beleza, não usei nenhum deles para opinar com propriedade.

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas
      E qual seria aproximadamente a distancia minima de focalização do Binóculo Skylife Deepsky 7x50

      Excluir
    3. Creio que seja a mesma do Octans por eles serem muito parecidos. Mas é melhor perguntar para a loja, é bom que vc já vê o tempo que eles demoram para responder uma dúvida.

      Excluir
  24. Boa tarde, Renato.
    Parabéns pelo blog!
    Me chamo Raquel e estou querendo adquirir o meu primeiro binóculo para observar o céu noturno e confesso que estou encontrando dificuldades. O Orion 10x50 Scenix foi altamente recomendado mas não o encontro para a compra.
    Gostaria de saber o que você acha deste:
    http://www.telescopios.net/produto/binoculo-lugan-10x50wa-waterproof/3901

    Você acha que eu devo comprar de lojas do exterior, como a Astroshop ou a Amazon? Vale a pena o custo de envio e a taxa da alfândega?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Amazon, tem este Nikon que foi recomendado. O que acha?
      https://www.amazon.com/gp/buy/shipoptionselect/handlers/display.html?hasWorkingJavascript=1

      Excluir
    2. Boa tarde Raquel, sim o Órion Scenix é excelente, tenho um 10x50 e dei um 7x50 pro meu pai, ambos os adoramos. Hoje só está valendo à pena se um conhecido estiver viajando para o exterior e traga na bagagem. No Brasil não dá pra comprar, quando acha o preço é abusivo. Não fui com a cara desse Lugan, pois me parece de baixa qualidade, não usei ele ainda, estou me baseando no site e nas fotos.

      Atualmente estou recomendando esse:

      http://www.astrobrasil.com/produto/binoculo-skylife-deepsky-7x50-wa-ct-astronomico-big-eye/16384

      Não usei ele pra ter certeza, mas se fosse comprar um hoje iria nesse pelas especificações interessantes.

      Se comprar não deixe de postar sua experiência. Abraço Renato

      Excluir
    3. O link da amazon não abriu. Os Nikon são excelentes, comprar do exterior pode dobrar, às vezes triplicar o valor infelizmente. Faça simulações, no site da amazon tem como simular com os valores de taxas incluídos.

      Excluir
    4. Bom dia, Renato!
      Realmente, é uma pena não termos opções de qualidade por aqui.
      Eu estou propensa a adquirir um Nikon mesmo. Tem no Extra.com. Já esperei muitos anos (décadas, para ser sincera) para comprar um equipamento para apreciar os céus noturnos. Acho que chegou a hora!
      Super obrigada por sua atenção e por suas valiosas dicas!!!!
      Abrs, Raquel.

      Excluir
    5. O que posso acrescentar sobre os Nikon é que nunca vi uma pessoa arrependida por ter comprado um. Aconselho o 7x50 que inclusive está mais barato. Como o aumento é de 7 vezes ele treme menos a imagem tornando-o muito mais confortável.

      http://www.extra.com.br/CineFoto/BinoculoseTelescopios/Binoculos/Binoculo-Nikon-8247-Aculon-A211-7-X-50--9560246.html?IdProduto=6067467&recsource=btermo&rectype=p1_op_s4

      Abraço e céus limpos!

      Se possível conte como foi a experiência depois.

      Excluir
    6. https://www.gerilu.com.br/binoculo-10x50-porro-upclose-g2-celestron

      esqueci de colocar esse link aqui também!

      Excluir
    7. Olá Sid,

      Vou falar minha opinião baseado nas especificações técnicas e na aparência do binóculo visto que nunca usei nenhum dos modelos citado ok ;-)

      http://www.astrobrasil.com/produto/ponta-de-estoque-binoculo-orion-worldview-10x50-wp/14670
      Parece ser o melhor, Órion é uma ótima marca e conforme o link abaixo o prisma é BAK-4 que é o ideal.
      http://www.telescope.com/Orion-10x50-WorldView-Waterproof-Binoculars/p/9486.uts

      https://www.gerilu.com.br/binoculo-10x50-porro-upclose-g2-celestron FUJA DE PRISMAS BAK-7
      http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-lugan-militar-10x50wa-com-oculares-big-eye/15018 CAMPO DE VISÃO PEQUENO
      http://www.binoculos.net/produto/binoculo-sumax-10x50-bs-visionary/3877 INTERESSANTE PELO PREÇO E APARENTE QUALIDADE
      http://www.binoculos.net/produto/binoculo-lugan-10x50wa-waterproof/3904 RESVESTIMENTO AZUL, MUITO BÁSICO

      Realmente me parece que o Órion é o melhor, certifique-se de que é novo, pois o valor está muito abaixo do normal para o Brasil.

      Excluir
  25. Ola,qual me indica? Quero um para astronomia e uso geral. Ainda estou tentando tirar da cabeça que mais ampliação não é bom. kkkk

    http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-7x50wa/15010

    http://www.astrobrasil.com/produto/binoculo-skylife-deepsky-7x50-wa-ct-astronomico-big-eye/16384

    http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-sumax-10x50-bs-visionary/2985

    Aceito outras sugestões.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Desses estou fortemente inclinado pelo:

    http://www.astrobrasil.com/produto/binoculo-skylife-deepsky-7x50-wa-ct-astronomico-big-eye/16384

    Estou pensando em comprar um só pra testar, se achar bom fico com ele rs abraço

    ResponderExcluir
  27. Acabei optando pelo octans spare II pro 7x50. Agora é esperar chegar.

    ResponderExcluir
  28. Beleza depois diga o que achou, o Skylife e esse Octans me parecem ser o mesmo só que com nomes diferentes.

    ResponderExcluir
  29. Péssima qualidade, especialmente das tampas das lentes, a imagem até que é legal, mas não recomendo o octans spare II 7x50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom se pelo menos a imagem é legal até que pode valer à pena. Conseguiu ver as estrelas bem focadas em ambos os olhos?

      Excluir
  30. Estou tendo um pouco de dificuldade para ajustar o foco. Meu Bino veio "relado", nem parece que é novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou comprar em breve aquele da Astro Brasil para ver se o campo de visão me facilita o processo de Star Hopping que faço muito. Depois escrevo como foi.

      Para focar siga os passos descritos nessa postagem, é tiro e queda rs

      Excluir
  31. O binóculo octans spare II que eu comprei foi anunciado com BAK4 e não é, essa loja Casa do astrônomo não é seria.

    ResponderExcluir
  32. Aquele da Astro Brasil é o mesmo, vi o vídeo dele no canal da Astro B. Só muda o logo da marca. Vou importar o Orion scenic dos EUA em breve.

    ResponderExcluir
  33. Oi Jefferson,

    Se puder importar acho ser a melhor opção especialmente se alguém trouxer para você. Órion Scenix 7x50 é top, tenho um 10x50 e dei um 7x50 pro meu pai, são excelentes! Comprei no aliexpress de uma marca chamada VisionKing que também são excelentes.

    Como detectou que não é prisma BK4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do losango que aparece na imagem.

      Excluir
    2. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTUWfMco_uWVHM9uKTyM2LO_Bb7xbKS3Cx6R4W6eNmWsMC1Y5i-Ew

      Excluir
  34. Muito ruim olhar para a lua com tanto reflexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você pediria o dinheiro de volta, propaganda enganosa. Eu colocava ele em minha lista de possibilidades devido em grande parte ao prisma BK4, a meu ver indispensável para astronomia.

      Excluir
  35. Olá boa noite, queria saber em que site consigo comprar o binóculos Orion Scenix pois não estou achando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil agora também não achei nenhum lugar, mas no site da Amazon já estão enviando para o Brasil:

      https://www.amazon.com/Orion-Scenix-Degree-Binoculars-7x50-Inches/dp/B00E3QH60E

      Mesmo com frete e impostos alfandegários vale à pena.

      Excluir
  36. Bom dia,
    Estou com uma ótima oportunudade para comprar um binóculo da Vision King, esse aqui: https://pt.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=SB_20171113050235&SearchText=VS10X50V
    Será meu primeiro equipamento para observar, seriam eles adequados para a prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo Pires, infelizmente os modelos do seu link NÃO são apropriados para astronomia, eles não tem prisma BK4 que é indispensável. Se quer um 10x50 compre esse:

      https://pt.aliexpress.com/item/Visionking-10x50-High-Power-Porro-Binoculars-Big-Eyepieces-Telescope-Prismaticos-For-Hunting-Camping-Wide-Angle-View/32816445482.html

      Ou esse para 7x50

      https://pt.aliexpress.com/item/Visionking-7X50-Big-Eyepieces-Binoculars-Full-Multi-Coated-Prismaticos-BAK4-Telescope-For-Hunting-Sightseeing-Binoculars-Porro/32819571862.html

      O 10x50 eu já usei e é excelente, esse 7x50 não usei, mas acho que é bom devido as especificações técnicas. O 10x50 é certeza ser bom o 7x50 é um risco. Pra astronomia em geral recomenda-se 7x50.

      Abraço e conte a experiência posteriormente.

      Excluir
  37. Olá, gostaria de saber se este binóculo é adequado e bom para astronomia. Será a primeira vez que adquiro. https://www.astrohobby.com.br/binoculo-celestron-upclose-g2-10x50-porro

    ResponderExcluir
  38. Esqueci de mencionar esse também: http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-lugan-militar-10x50wa-com-oculares-big-eye/15018

    ResponderExcluir
  39. Ancelmo Silva Aguiar1 de maio de 2018 às 16:48

    Comprei o Lugan Waterproof 10x50 WA CT 399 reais é maravilhoso,apesar de não colocarem na descrição no site astrobrasil porro bak 4, essa descrição você verá atrás do lado direito,pra quem nunca usou pode comprar sem medo ele é maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcelmo, muito obrigado pela dica. Em tempos de equipamentos escassos em nosso país toda dica é muito válida. Abraço e ótimas observações.

      Excluir
  40. Olá colega , eu gostaria de saber a sua opinião qnt aos binóculos a baixo:

    Orion Scenix 7x50 Bak4 lentes Multcoated por $ 100,00
    orion Ultraviw eyeglass Bak4 FullyMultCoated 10x50 por $149,00

    Nikon Action Bka4 Watr proof multcoated por $154,00
    Nikon Aculon A211 Bka4 multcoated por $188,00

    Bushell Falcon 10x50 prisma Porro e lentes coated por $59,00

    Olimpus prisma Porro antirreflexo UV por $65,00

    declinei pelo Orion 10x50 Ultraviw pelo conforto para quem usa óculos q não é meu caso mas qnd for preciso e também pelos valores q são em dólares .

    ResponderExcluir
  41. Ola, gostaria de saber sua opinião sobre este binóculo, se é bom.
    Binóculo LUGAN 10x50WA Waterproof com oculares BIG EYE.Magnificação:10x
    Objetiva: 50mm BS UV Cristal
    Tipo de Foco: Central
    Prismas: Porro Bak-4 WP
    Campo de Visão (FOV): 122m/1000m 10x
    Saída de Pupila: 5 mm
    Eye Relief : 17,4 mm (excelente conforto para quem usa óculos)
    Ajuste de dioptria para equilíbrio da visão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, (qual o seu nome?)

      Não posso afirmar com certeza absoluta que é um excelente instrumento, pois não usei pessoalmente, o que posso te falar é que as especificações técnicas dele são ótimas e o preço é muito adequado, se eu não tivesse nenhum eu compraria esse com certeza. Caso compre não deixe de falar como foi a experiência, lembre-se do método de foco, ele é fundamental para ver bem estrelas. Abraço Renato

      Excluir
  42. Boa noite amigo. Também comecei com um scenix 10x50. Um binoculo fabuloso. Todavia, deixei um tempo de lado e fungou algo por dentro, pois há manchas. Saberia onde eu poderia enviar para uma limpeza adequada disto? Resido próximo a Joinville em SC. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que meu Vixen m70 tbm fugou. Vix

      Excluir
    2. O meu Órion Scenix também tem algumas manchas aparecendo dentro dele na lente, deve ser fungo também, infelizmente não sei que lugar faz esse tipo de manutenção e se é possível fazer, pois no meu caso parece oxidação da lente. O próximo binóculo que eu for comprar vou lembrar de pedir selado para durar mais. Caso ache um lugar poste aqui para ajudar outras pessoas. Abraço Renato

      Excluir
    3. micrológika em Uniâo da Vitoria PR, pesquise , já arrumei um binóculo com eles inclusive era um órion também e ficou bom (deixo claro que nâo tenho nenhum vínculo com eles , apenas ajudar os que possuem um binóculo "xodó" igual eu tenho,e quer deixar em boas condiçôes.

      Excluir
    4. Muito obrigado pela informação, vou pesquisar.

      Excluir
  43. olá alguem pode explicar o que é OCULARES BIG EYE???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você olha tem lentes bem grandes que ajudam no campo de visão e conforto ao observar.

      Excluir
  44. Olá, chegou a comprar o Binóculo Skylife Deepsky 7x50 WA-CT?? Sabe o que posso observar no céu com ele? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um que chegou ontem , e posso dizer q apesar do tempo ruim , as imagens sao incriveis . Ele funde bem as duas imagens, as estrelas aparecem como pontos ,mesmo as mais brilhantes como sirius. Varios aglomerados tornam se visiveis, apesar de pequenos. A nebulosa de orion se revela em duas pequenas estrelas com um borrao da nebula ao redor . A lua apesar de pequena na ocular revela suas crateras nas bordas e relevos da sombra da terra. Achei otimo o binoculos. Apesar que o peso dele incomoda um pouco 850g.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo feedback, vai ajudar muitas pessoas que, assim como eu, estão curiosas por esse modelo. Abraço. Renato

      Excluir
  45. Comprei o SkyLife 10x70, ta sendo meu primeiro binóculo, espero ter adquirido um produto de boa qualidade para observacao do céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual o seu nome? Faça um teste, veja se consegue foco preciso nas estrelas de brilho médio, as muito brilhantes causam difração, algo normal, mas nas de brilho mediano se consegue um ótimo foco conforme o binóculo. Responda como foi a experiência por favor. Abraço, Renato.

      Excluir
  46. Estou interessado em comprar um binoculo . Mas estou entre o celestron 10x50 g2 upclose e o skylife 7x50 big eye . Qual me recomendariam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ACHO que o Skylife é melhor, oculares grandes, diz que tem prima bak4, 7x50 é mais confortável.

      Excluir
  47. Olá Renato boa noite!

    Estou super na dúvida entre comprar um binóculo e um telescópio, seria para dar de presente. Eu vi que vc sugere o binóculo para iniciantes e tals. Mas pretendo comprar na casa do astrônomo e lá exitem mais opções de telescópios com preços legais do que binóculos. Por exemplo, estou na dúvida entre essas opções: http://www.casadoastronomo.com.br/produto/telescopio-rf-114mm-toya-skyview-hrt-114az2p-advanced-c-oculares-super-plossl/3089; http://www.casadoastronomo.com.br/produto/telescopio-refrator-60mm-toya-galaxy-ultraoptec-hrt60l-675x/2969; http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-nikula-10x50-astros-wr/4203; http://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-7x50wa-big-eye/15010;
    Por favor vc poderia me ajudar? O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o Telescópio RF 114mm Toya Skyview, esse outro de 60 milímetros não recomendo a abertura é muito pequena.
      Binóculo recomendo o Nikula 10x50, aparentemente ele tem mais qualidade.

      Excluir
  48. Comprei o skylife 7x50 wa , esperando chegar pra testar. Passo a avaliacao aqui depois.

    ResponderExcluir
  49. Olá, queria comprar um Orion Scenix, mas estou em dúvida entre o 7x50 e o 10x50, para quem usa óculos, qual você indicaria?

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Olá, estou querendo comprar um binóculo de 60mm, mas estou em dúvidas em alguns modelos abaixo:

    Oberwerk 9x60
    Celestron SkyMaster 12x60
    Orion Scenix 7x50 ou 10x50
    Nikon Aculon A211 7x50

    Há o Orion Mini Gigante 9x63, mas está muito caro!!!

    Tenho um grande interesse pelo Oberwerk, pelos elogios nos comentários, mas o Celestron é muito bom... Então qual é o melhor, Oberwerk ou Celestron?

    Há uma grande diferença na qualidade das lentes de 50mm para a de 60mm?

    Fico no aguardo das respostas, para que eu possa decidir a minha vida! kkk

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  52. Olá Everton é um prazer falar com você tenho apreço pela marca Oberwerk. Astroshop.pt não comprei. Ser taxado é bem possível. 50 para 60 a diferença não é grande mas é perceptível.

    Abraço

    Renato

    ResponderExcluir
  53. Olá Renato, gostaria de sua opinião sobre Binóculo Octans Spare II PRO 7x50WA BIG EYE (https://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-7x50wa-big-eye/15010), ou qual outra indicação.. a algum tempo venho lendo sobre astronomia e quero inicar as observações com binóculo...
    Parábens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o seu nome? Eu não usei esse binóculo, porém as especificações técnicas dele, se corretas, são muito boas e pelo valor eu compraria sim, parece ser muito bom.

      Excluir
    2. Boa Noite, me desculpe, meu nome Junior, sou do RS. Referente ao Binóculo, tem o mesmo modelo porém 10x50.
      Sobre os modelos acima que li no blog, o Orion por exemplo, site de fora, fico com receio na compra.
      Obg.

      Excluir
    3. Olá Junior, caso você não tenha alguém que possa lhe trazer dos EUA vc pode cadastrar o produto que deseja nesse site:

      https://grabr.io/pt/

      Com ele é seguro comprar, eu já fiz duas compras nele e considero muito seguro.

      Excluir
  54. Boa tarde meu nome é renato,tenho um binóculo skylife hr ct 20x80 bak 4 em geral o binóculos tem uma qualidade razoável. Apenas duas ressalvas,após alguns testes percebi que o bino é um 12x80 bak 7 e não um 20x80 bak 4,talvez isso ajude a quem estiver interessado em comprar esse binóculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, então o que você detectou foi uma propaganda enganosa? Isso a meu ver é bem grave, é gato por lebre. Seus testes foram de comparação?

      Excluir
  55. Olá,sim de fato foi gato por lebre possuo mais alguns binóculos entre eles um bushnell 10x50 e um celestron 15x70 com base na comparação com esses realmente o aumento é de cerca de 12x e o prisma tem o formato "lozango".abraços

    ResponderExcluir
  56. boa tarde. o que me diz do Binóculo Celestron Upclose G2 20x50? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, qual seu nome?
      Nunca usei esse binóculo, mas pelas especificações não recomendo para astronomia. Prisma BK-7 e aumento de 20x em uma abertura de 50mm vai tremer demais na mão. Pra esse porte melhor um 10x50 com prisma BK-4.

      Excluir
    2. Olá. meu nome é Rodrigo. Este bino não é especifico para astronomia, será eventual. É para observações gerais e diárias. Hobby.

      Excluir
  57. Olá. Estou querendo comprar meu primeiro binóculo.. encontrei duas opções numa faixa de preço q posso pagar, porém não sei qual é melhor.

    Primeiro encontrei esse que é 10x50... (https://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-10x50/15020)
    Mais tarde encontrei um, um pouco maior de 20x60 (https://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-20x60-up-com-oculares-big-eye/15013)

    Vi que existem relações aumento-abertura que fazem mais sentido que outras... Gostaria de saber qual deles é melhor. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João Vitor,

      Não recomendo esse 20x60, pois 20 vezes de aumento treme demais na mão. Comece por um 10x50 ou mesmo 7x50 que garante conforto e portabilidade.

      Abraço

      Renato

      Excluir
  58. Acabei de comprar um Lugan 10X50; fiz boa escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seu nome?
      Acho que fez uma boa compra, não posso afirmar com certeza, pois não usei esse binóculo apenas verifiquei as especificações.

      Excluir
  59. Bom dia, Renato! Tudo certo?

    Estou entrando nesse hobby da astronomia e, assim como a maioria aqui, resolvi investir num binóculo. Pelas minhas pesquisas, parece que escolhi um momento ruim pra isso, visto que as lojas ditas como "referência" aqui no brasil como o Armazém do Telescópio e a Astro Shop fecharam e tá bem difícil conseguir equipamentos de qualidade, certo? Seu post, assim como os comentários nele, têm me ajudado bastante na escolha do binóculo, e já tem quase uma semana que não faço outra coisa que não ler fóruns, procurar reviews, opiniões e etc., mas como um bom indeciso, não consigo chegar a uma conclusão. A questão é que eu tenho encontrado binóculos com ótimas especificações só que de marcas desconhecidas, e binóculos com especificações "boas" e marcas renomadas, e não consigo decidir o que compensa mais. Pelo que pesquisei, essas marcas desconhecidas são da China, onde a maioria dos binóculos das marcas renomadas são fabricados (certo?), então o processo de fabricação deve ser similar, mas não posso afirma quanto a qualidade da matéria prima. Vou dar alguns exemplos do que encontrei:

    Binóculo Tasco Essentials 10x50mm
    Prisma: Porro Bak-7
    Lentes: Multi Coated
    FOV: 123/1000m
    Valor: R$607,00

    Binóculo Lugan 10x50WA Waterproof
    Prisma: Porro Bak-4 WP (não sei o que é WP)
    Lentes: Revestimento BS UV Cristal Azul
    FOV: 122/1000m
    Valor: R$452,00

    Binóculo Octans Spare II Pro 10x50 Big Eye
    Prisma: Porro Bak-4
    Lentes: FMC
    FOV: 122/1000m
    Valor: R$473,00

    Gostaria de saber, sinceramente, do que você faria no meu lugar. Meu orçamento é baixo (teoricamente eu só tenho R$400 pra investir) mas eu realmente prefiro fazer um esforço maior pra ter um equipamento de qualidade garantida do que gastar toda a verba em algo duvidoso. Mas também não queria pagara cerca de R$150,00 a mais se a grande diferença for só a marca estampada no produto.

    Como esse mundo é totalmente novo pra mim, eu realmente não tenho ideia do que compensa mais, espero contar com sua ajuda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, na medida do possível tudo bem.

      Vou resumir baseado nas suas opções. Prisma BAK-7 NÃO recomendo, são simples e o preço pelos Bak-4 não é tanta diferença.

      Lugan e Octans falam que é prisma bak-4, mas eu desconfio que não são. Preciso ver um pra dar certeza.

      No momento recomendo esse:

      Visionking 10x50 do aliexpress, (as vezes taxa, eu nunca paguei taxa em binóculos) ou quando a situação normalizar Nikon Aculon 10x50 via amigos que vão aos estados unidos ou o site grabr.io

      Octans Spare II Pro 10x50 PODE SER uma opção razoável pra começar.

      Abraço

      Excluir
  60. Olá Renato, tudo na paz? Vou usufruir de seu conhecimento. Quero compra o binóculo BINÓCULO PROFISSIONAL SKYLIFE ASTRONÔMICO 25X100 NIGHT SKY. Sabe dizer se é bom e se a marca é boa?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (Qual o seu nome?), tudo na paz obrigado.
      Seria esse:
      https://www.astrobrasil.com/binoculos/binoculos/astronomicos/binoculo-profissional-skylife-astronomico-25x100
      Qual o valor que vc pretende pagar? Já tem um bom tripé?
      Veja bem, eu nunca usei um binóculo tão grande, o que sei é que um desses necessita de um bom tripé, um firme e que suporte o peso tranquilamente. É um binóculo pouco prático devido ao tamanho, só recomendo se vc já tiver um outro menor tipo 10x50 porque corre o risco de ficar parado. O investimento é alto então pense se vai usar mesmo.
      Quanto a qualidade me parece padrão, nada extraordinário, mas não parece de má qualidade. Creio que terá visões incríveis com ele se souber pra onde apontar.

      Excluir
  61. Olá Renato, tudo bem? Estou a procura de um binóculo 10x50 , mas estou em dúvida, no mercado brasileiro tem muitas marcas , mas não tenho conhecimento de qual marca ser melhor, estou querendo sua ajuda se me puder ajudar rsrs , quero um binóculo que nem você falou.... Pra vida toda ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Rafael kkks

      Excluir
    2. Prezado Rafael,

      Hoje nesse exato momento eu vou lhe indicar esse binóculo:

      https://www.svbonybrasil.com.br/produto/binoculo-sa204-10x50-porro-ipx6-a-prova-dagua/

      Não usei ele ainda, porém tenho plena confiança na marca.

      Desejo Boas observações!
      Renato Veras

      Excluir
  62. Olá Renato , muito obrigado... Vi em um post que você falou da svbony , em outro que você fez sobre lojas pra comprar binóculo ou lentes , justo no bazar da astronomia tem um desse que você citou, foi justamente o que comprei kkk só tinha ele, estou esperando chegar , depois volto aqui e conto como foi a experiência.... Estou aprendendo muito com suas postagens.... Obrigado 😁😄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, é um prazer passar o pouco que sei. Aguardo sua experiência com o binóculo, certamente ajudaremos outras pessoas que tenham a mesma dúvida.

      Excluir
    2. Olá Renato, aqui e o Rafael de novo kkks , sobre o binóculo, a qualidade e excelente, não deixa nada a desejar, imagem nítida, acabamento perfeito , único porém foi que veio "descolimado ", mas consegui arrumar , o binóculo é top,super recomendo 😁

      Excluir
    3. Olá Rafael, fico muito feliz que está satisfeito com o binóculo, eu suspeitava que gostaria. Como conseguiu arrumar?

      Excluir
    4. Olá Renato, é o Rafael kkkk....cara , a princípio tem um vídeo o no YouTube onde um rapaz mostra onde fica os parafusos para colimação do svbony, mesmo modelo que o meu , a partir daí botei ele em um lugar fixo aí fui mexendo no parafuso e ao mesmo tempo olhando as lentes.... Aí as imagens se uniram em uma só, agora é só curtir o binóculo.... Obrigado pela força 👏✌️

      Excluir
    5. Obrigado pela resposta. Prazer e satisfação em ajudar!

      Excluir