quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ocular Skywatcher Panorama 7mm

Fiz o pedido da ocular Skywatcher Panorama 7 mm por se encaixar bem no meu atual telescópio que com sua abertura de 90 mm me proporciona até 180 vezes de ampliação com boa qualidade, no caso dessa ocular neste equipamento gera 178 vezes o que coloca o telescópio praticamente no seu limite.

Especificação técnica da ocular:

Desenho: Ultra Wide Angle ou Campo Ultra largo
Elementos: 7
Barril: 1,25"
AFOV (Apparent Field of View ou Campo Aparente de Visualização): 82º
Eye Relief (alívio de olho): 12mm
Preço R$ 380,00

Com essas características minha expectativa com essa aquisição era mirar em um planeta e ele permanecer por muito tempo no campo de visão não necessitando assim de montagem motorizada para observação além é claro da qualidade da imagem gerada melhorar em consideração as oculares padrão que vem na maioria dos telescópios.

Resultados na observação, meu alvos eram Lua, Júpiter, Saturno, estrelas duplas como Alfa Centauro e Acrux e aglometados como M41 no Cão Maior e NGC4755 (Caixa de Jóias). Num primeiro momento as nuvens atrapalharam ver Júpiter e Saturno. A Lua mesmo com algumas nuvens foi possível ver nitidamente várias de suas crateras, como a lua era minguante nas bordas se vê muito bem as elevações devido a sombra gerar contraste no terreno, excelente visão da Lua, crateras muito visíveis e grande riqueza de detalhes.

Alfa Centauro tem duas estrelas facilmente visíveis, nessa noite estavam bem próximas e com pouca dificuldade consegui focar ambas, uma maior e outra menor quase tocando uma na outra.

Acrux é visível até com um bom binóculo a 10x de ampliação, uma estrela grande e outra bem menor com boa distância entre ambas e foco muito fácil de conseguir, brilho forte, belíssimas.

Aglomerados M41 e Caixa de Jóias, é aqui que essa ocular tem seus contras, ela escurece muito a imagem devido creio eu a quantidade de elementos. É possível ver apenas as estrelas mais brilhantes dos aglomerados.

Essa ocular não é aconselhada  para objetos de céu profundo onde menos vidro é mais aconselhável, ela serve mais para objetos brilhantes como lua, planetas e estrelas duplas em condições de céu transparente.
Telescópios de pouca abertura também sofrem com a redução no brilho que a ocular gera portanto é necessário boa abertura com pelo menos 125mm.

Outro fator interessante de ser citado é seu peso que é elevado e em telescópios de pequeno porte chega a desbalancear o tubo. Ela possui um anel central que ao ser movido ergue um anel de proteção contra luzes parasitas que ajuda muito na observação em grandes cidades.

Seguem algumas imagens da ocular e de como aproximadamente se vê alguns astros nela:

Skywatcher na mão sendo visível seu anel central que ao ser girado sobe a proteção de luzes parasitas:


Visão em detalhes da ocular:


Júpiter em ótimas condições de visual:



Saturno também em ótimas condições de visual:


Futuramente irei testar essa ocular em um refletor 8" e postarei os resultados.

Atualização:

Recentemente testei a ocular citada em um Schimidt Cassegrain de 8" da Meade em montagem tipo garfo e os resultados não poderiam ser mais animadores.

Devido a grande razão focal de 2 metros o resultado foram 285 vezes de ampliação trazendo Saturno tão próximo que pude observar 3 de suas luas, a divisão de Cassini e o disco do planeta através da divisão. Nitidamente as faixas de tempestade estavam presentes fora o planeta ficar em torno de 20 a 25 segundos no campo da ocular sem nenhuma motorização ligada. Realmente a ocular se mostrou um produto de ótima qualidade e é minha melhor ocular até o momento.

Até a próxima amigos.

7 comentários:

  1. Oi Renato.
    Muito bom o seu relato, mas apenas uma observação: acrux não tem uma grande separação e não pode ser separada facilmente com binóculos a separação das componentes é de apenas 4 arcsec.
    Essa estrela que vemos próxima a ela é a estrela HR 4729 que está muito mais separada.
    Veja no forum a discussão:
    http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=37&t=3811&p=81527&hilit=acrux#p81527

    abração,.

    Milito

    ResponderExcluir
  2. Opa grande Alexandre muito obrigado pela correção, permanecerá registrada!

    Um abraço

    Renato

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato,
    Gosto de astronomia, de muito tempo atrás, tinha um tasco na adolescência, ontem acabei de comprar no armazémdotelescopio, um mark90 montagem heritage virtuoso, quais são oculares que recomendam?, gostei muito dessa 7mm panoramica, mais como vc falou tem muito elementos e escureçe a imagem, como sou novato, o que acha das oculares orthocospic?
    Obrigado
    Flavio
    Natal/RN

    ResponderExcluir
  4. Olá Flávio,

    Parabéns pelo mak90, já tive um e acho um ótimo telescópio, aconselho lugares bem escuros pra ele.

    No armazém tem oculares starguider, tenho duas e achei excelentes, creio que todas são.

    As oculares ortho tem a pupila de saída bem pequena, eu pessoalmente não sou fã, são ótimas para ver planetas pela claridade mas olhar por um orifício hiper pequeno não me agrada por isso aconselho as Starguider, compre antes que acabem!

    Essa panorama não é legal para um Mak90 por dois motivos, muito vidro e muito peso, ela é ótima para grandes Cassegrain com grande distância focal, muita luz e muito aumento para planetas.

    Pode perguntar à vontade o que eu puder ajudar me disponho.

    ResponderExcluir
  5. ok. Obrigado
    Flávio
    Natal/rn

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato,
    Tenho um mak 90 e assim como o amigo na mensagem anterior, eu também estava inclinado a comprar essa ocular panorama. Quando você diz que a orto é ótima para ver planetas pela claridade, significa que a ortoscópica gera imagens mais claras e nitidas que a panorama?
    Apesar de todo mundo recomendar as orto, me dá nos nervos olhar por uma ocular com orificio tão pequeno.
    Eu queria uma ocular para explorar o limite máximo de ampliação do meu mak para visualização planetária e lunar. Neste caso a panorama é uma opção acertada ou você me recomendaria outra? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Milton,

    Devido as dimensões e peso exagerado da Panorama não aconselho ela para um Mak 90, ela é tão pesada que torna o uso muito desconfortável e a imagem escura devido a abertura modesta.

    Aconselho fortemente as oculares Starguider que estão sendo no www.armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/ocular ou mesmo as Wide da Skywatcher, a de 6mm deve ficar muito boa!

    ResponderExcluir