segunda-feira, 21 de março de 2016

Opção para compra de Binóculos


Olá amigos,

Escrevo hoje para falar sobre a minha experiência com binóculos importados da China através de um site bem conhecido por muitos que é o AliExpress. Muitos de nós sabemos a dificuldade que há no Brasil para encontrar equipamentos de qualidade para atividades astronômicas, portanto fica a dica de aquisição de alguns equipamentos vindos direto da China como alternativa de produtos de boa qualidade e bom preço. Vou apresentar três binóculos que foram adquiridos através de importação direta do site e que tem ótima qualidade a preços acessíveis o primeiro eu Vision King 10 x 50 que serve tanto para procurar astros quanto para observar estrelas variáveis entre outras atividades, esse apresentou resultados impressionantes de contraste e brilho em astros diversos. Custou aproximadamente R$ 300,00 reais.

Vision King 10x50


Uma amiga me apresentou um binóculo com grande campo de visão do qual fiquei admirado. Serve muito bem para procurar constelações pálidas da cidade. Procurei um modelo parecido comprar e adquiri duas opções, o Vision King 8 x 40 e o Bresser 7 x 35.  Ambos apresentaram uma excelente qualidade. O Vision King 8 x 40, que custou R$ 320,00 reais, veio com desfoque desequilibrado entre as duas objetivas, percebi que alterando ligeiramente a posição de uma ocular iria resolver o problema então tomei coragem e desmontei uma parte do binóculo e ajustei o que era necessário e o foco então ficou perfeito. Não recomendo qualquer pessoa fazer isso pois é necessária muita atenção com a ordem das lentes e qual a posição correta na hora de montar. 

Vison King 8 x 40


O Bresser veio todo certinho, custou por volta de R$ 280,00 reais. Com campo de visão bem generoso e estrutura muito leve me cativou ao ponto que mantenho ele para minhas observações.

Bresser 7 x 35


Em tempos de crise foi uma ótima opção pois eu tinha apenas um binóculo 10 x 50 e agora também tenho Bresser. Ambos os Vision King vendi para um amigo que é astrônomo há muitos anos e que gostou muito dos resultados obtidos ao observar pelos binóculos.

Importante ressaltar que o site chinês citado tem promoções de tempos em tempos, portando é bom dar uma pesquisada de vez em quando para comprar nas promoções.

Atualização: duas característica técnicas que considero indispensáveis para a compra de binóculos astronômicos é o FMC (revestimento múltiplo completo) do tipo "VERDE", que é o tratamento anti reflexo feito em nas lentes, e o prisma do tipo BAK-4. Binóculos com esses dois aspectos tendem fortemente a ser muito bons para astronomia.

Abraços e Semper Observandum, mesmo em tempos de crise financeira! (risos)

Renato

18 comentários:

  1. Como sempre, nosso amigo Renato nos apresenta informações valiosas e úteis. Sua meticulosa dedicação aos assuntos astronômicos nos resulta sempre em comentários esclarecedores e bem fundamentados.
    Obrigado Renato e, mais uma vez, parabéns!

    Antonio Cortez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Antonio, compartilhar experiências e saber que foram úteis para mais alguém é um enorme prazer.

      Excluir
  2. Excelente dicas, Renato. Só fiquei com uma dúvida: no final do seu texto você diz que antes só tinha um binóculo 10x50, e acabou comprando o Bresser 7x35. Você teve algum motivo especifico para acabar comprando um binoculo menos potente?
    Pergunto isso, pois já estou a um bom tempo de olho no binoculo 10x50 que o Armazém está vendendo no site. E como ainda não tenho experiência alguma com binoculos astronomico, é bom sanar isso antes da compra. ^^
    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton, obrigado pela leitura e apreciação do post.

      Adquiri um binóculo "menos potente" para ter maior campo de visão. O meu 10x50 tem 7º já o Bresser 7x35 tem 8,5º de campo me possibilitando ver um pedaço de céu maior.

      São dois equipamentos com propostas diferentes, um me serve para observar e estimar o brilho de estrelas variáveis e o outro serve para "navegar" pelo céu. Basicamente isso.

      Grande abraço

      Renato

      Excluir
  3. Estou adorando o Blog!! Parabéns e obrigada por compartilhar conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Juliana, saiba que é um prazer compartilhar o pouco conhecimento que tenho. Mas estou a cada dia aprendendo um pouquinho mais.

      Excluir
  4. ESTAS POSTAGENS FORAM EM 2016. QUAL SERIA HOJE O BINÓCULOS DE FABRICAÇÃO CHINESA MAIS INDICADO PARA ASTRONOMIA? ATT. - LUIZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um que estou recebendo bom feedback segue link abaixo. Ainda não tive o prazer de usar, porém acho que vou comprar só pra testar e fazer a recomendação caso goste.

      https://www.astrobrasil.com/binoculos/binoculos/astronomicos/binoculo-skylife-deepsky-7x50-wa-ct-pro-astronomico-big-eye

      Excluir
  5. Obrigado Renato, pela sua atenção.
    já vasculhei o site que você indicou, achei o bino bonito e interessante. Gostaria de um entre 7x e 10x. quando estiver com o seu em mãos, favor informar o que você achou dele com todos os detalhes, e se é realmente um binóculos de qualidade. Att. - Luiz

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato estava olhando em outro post com várias orientações suas sobre marcas de binóculos, então resolvi lhe fazer mais perguntas. Com tantas opções de marcas de binóculos eu fico perdido, sem saber definir o qual comprar. Meu sonho era o NIKON da linha SE, já que os comentários sobre eles são só elogios. Eles são comparados às marcas top como Swaroviski, Leica etc. Quase nunca se vê deles anunciados, só vi um 10x42 â venda mesmo assim dizem apresentar um grão de cisco dentro. Infelizmente não se fabricam mais deles. A minha pergunta é: Se for pra trazer dos EUA, entre R$1.000,00 R$3.000,00, qual seria a sua orientação sobre marca e Série entre: MEADE, NIKON, ÓRION, e outros. Será que eles são os melhores dentro desse limite de preço? (OBS.: para astronomia e também no geral). Agradeço pela atenção. Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, vou responder conforme meus conhecimentos e experiências vividas com as duas indicações que vou passar, qualquer um dos três abaixo são excelentes para terra ou astronomia, não usei binóculos de marcas mais caras como fujinon e outras as quais só ouço elogios, contudo me limito a falar daquilo que usei:

      https://www.telescope.com/Orion-Scenix-7x50-Binoculars/p/9332.uts

      https://www.amazon.com/Nikon-8247-ACULON-Binocular-Black/dp/B00B7LQ9QU

      https://oberwerk.com/product/9x60mm-lightweight-binoculars/

      Excluir
  7. Olá Renato, estou iniciando na astronomia e tenho uma dúvida sobre qual binóculo comprar.

    Estou interessada em um vendido na Casa do Astronomo, da marca Octans (link aqui), 10x50, tratamento com FMC, equipado com oculares BIG EYE e prisma bak-4.

    O outro que também estou interessada está sendo vendido no mercado livre, da marca Celestron (link aqui), 10x50, lentes multi-revestidas e prisma bak-7.

    Ambos tem um preço parecido, há muita diferença de qualidade entre as duas marcas? Além disso, o prisma bak-4 da Octans seria melhor do que o Celestron bak-7?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faltou os links, não percebi...segue abaixo:

      https://www.casadoastronomo.com.br/produto/binoculo-octans-spare-ii-pro-10x50-big-eye-copia/15057

      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1273374897-binoculo-celestron-upclose-g2-10x50-porro-case-e-sinta-_JM?quantity=1&variation=40371833643

      Excluir
    2. Olá Cecília, é um prazer falar com você. Vou resumir, para astronomia o prisma TEM QUE SER BAK-4.

      Nunca usei um Octans, mas pelas especificações esse modelo do link me parece muito bom.

      Desejo ótimas observações. Depois que comprar deixe uma mensagem aqui falando da qualidade do binóculo por favor.

      Excluir
  8. Tenho 1 orion scenix 7x50 pra vender. Interessados (75) 98815-2236

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem experiência com algum binóculo com todo o campo de visão corrigido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, poderia dizer seu nome? Pode dar um exemplo de marca e modelo?

      Excluir