sexta-feira, 3 de maio de 2013

Luzes estranhas no céu? Saiba o que é Iridium Flare

Lá está você está olhando para o céu e derrepente percebe uma estrela que está se movendo! Um óvni? Um satélite? Um meteoro que pode ser chocar com a terra? Calma, normalmente é apenas algum satélite. E hoje estou aqui para escrever sobre um tipo muito especial para observar, trata-se dos satélites da Iridium.
A Iridium foi uma empresa criada para o projeto da Motorola que consistiu em lançar dezenas de satélites com o intuito de aprimorar a tecnologia de comunicação móvel. Acontece que assim que o projeto foi concluído a tecnologia já estava defasada e a Motorola viu seus milhões de dólares pairarem no espaço. O que nos sobrou foram 81 satélites que podem ser vistos a olho nú com horário previsto e com uma boa fotografia de longa exposição criar belas imagens como as que vemos abaixo:




O motivo do brilho se intensificar em determinado momento é que esses satélites possuem cada um três antenas que medem 188cm x 86cm x 4 cm e são polidas e altamente reflexivas. Ficam a um ângulo de 40º em relação ao satélite e refletem a luz do sol que pode ser vista quando a posição em terra se aproxima da direção do reflexo.

Segue fotos de satélites da Iridium:




No dia 1º de maio de 2013 estava previsto uma passagem do para as 18:28 horas, já agendei o relógio para despertar e me lembrar e as 18:00 horas já estava eu com meu binóculo procurando uma estrela que 'andava' pelo céu. Um dos sites em que podem ser vistas essas previsões é o Heavens Above, a precisão é impressionante quanto ao horário e muito aproximada quanto ao local no céu, você pode inserir suas coordenadas através do mapa escolhendo seu local de observação e ele mostrará o horário, distância do centro do brilho e a trajetória conforme imagens abaixo:




Estava a 13 km do centro do brilho, imaginei ser pouco distante para ver bem nítido e estava certo. Como podem ver no mapa o satélite Iridium 67 passou próximo de algumas das estrelas mais brilhantes do céu e para minha alegria pude presenciar quando ele brilhou mais que a estrela mais brilhante do céu, Sirius. A magnitude do brilho pode chegar até -9 que é cerca de 30 vezes o brilho de Venus.

Seguem dois vídeos de Iridium Flares:





Dia 6 de maio acontecerá um o qual estarei a apenas 1 Km do centro mas será na madrugada as 4:34 horas próximo a constelação do cisne, se eu tiver bem disposto no dia observarei fica aí a dica.

Abraço e até a próxima.

197 comentários:

  1. Oi Milton

    Sim é possível que seja outro tipo dada magnitude dos iridiuns que pode variar muito contudo normalmente é bem visível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Renato. Tenho um vídeo de uma luz muito estranha no céu não é a primeira vez que vejo, só q agora consegui gravar já pensei q seja um drones mas sei lá tenho uma impressão q quando começo a filmar ela some...Bom é bem provável que seja besteira mas sabe aquelas coisas q não te deixa em paz kkkkk é isso meu e-mail é adrianamartins07@bol.com.br se quiser passo o vídeo 😏

      Excluir
    2. Poste o vídeo aqui mesmo, vamos analisar juntos!

      Excluir
    3. Oi Robson, desculpe a demora em responder, estava fora. Tenho relatos dos mais variados de luzes se comportando estranhamente, é impressionante a quantidade. Uma coisa lhe digo, concordo com vc, esse universo é grande a variado demais para estarmos sozinhos. Abraço.

      Excluir
  2. Os satélites estão na órbita próxima da terra e não distantes o bastante para passar atrás da lua. Sobre pontos brilhantes que piscam e somem geralmente são satélites que refletem a luz do sol e em certo momento entram na sombra da terra deixando de brilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é possível um satélite num momento brilhar mais intensamente e voltar ao normal (durante algum tempo) e brilhar intensamente novamente?

      Excluir
    2. Não sei Joana, só conheço os Iridiums que vem fracos, brilham forte e depois apagam.

      Excluir
    3. eu acordo de madrugada, hj de manhão umas 4:30 eu vi um risco no seu céu parecia branco ou lanranjado sei lá foi tipo um risco e sumiu na hora mais foi farias vezes pra cima e pra baixo ia deixava um rastro brilhante e sumia estranho
      por isso pesquisei

      Excluir
    4. Olá (Qual o seu nome?) Se você estava olhando para Leste onde nasce o Sol um pouco à esquerda deve ter sido as Eta Aquarídeas, chuva de meteoros dos restos do cometa Halley na constelação de Aquário, eu observei essa chuva na madrugada de terça para quarta e os riscos foram branco amarelados. Essa chuva deve seu máximo dia 6 de maio e deve ir caindo na quantidade até o dia 28 de maio aproximadamente.

      Excluir
  3. eu estava com meus cachorros e minha mãe durante a noite no dia 1 de janeiro 2016 em minas gerais contagem e vi 3 luzes laranjas elas foi em zig zag nunca vi algo do tipo depois de uns 2 minutos pararam oque ser
    a que era ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro. Procure na internet por BALÕES DE LED. Pela sua descrição parece ser isso. Abraço.

      Excluir
  4. Oi! Eu moro em Santana de Parnaíba bem na linha imaginária do trópico de capricórnio. Na madrugada do dia 31/01 eu vi uma estrela que se movia, parecia em circulo, não girava rápido e o céu não tinha estrela somente esta, acredito ser o satélite do qual mencionou. Como posso saber? A suposta estrela foi vista as 4horas da manhã. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha estou vendo A mesma coisa nesse exato momento oq pode ser ? E aqui sao 4:25 essa luz n se move mas eh brilhante no céu e n muda de cor ela eh branca e grande .....sai pra fuma e vi isso, oq pode ser?

      Excluir
    2. Uma dica é o Heavens Above que mostra o céu e alguns eventos na hora que vc programar.

      Excluir
    3. Toda minha familia viu na virada de 2020 a meia noite 4 pontos luminosos piscando bem rapido e em ziguezague, crusaram o ceu rapidamente muito lindas, nao temos ideia do que sejam

      Excluir
  5. Olá! Novamente a suposta estrela estava no mesmo lugar e na mesma hora... Existe algum site que consiga saber qual satélite?! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, é uma resposta difícil mas se instalar o programa Stellarium e baixar os mapas de satélites vc pode simular a data e região da ocorrência e confirmar se era um satélite. No youtube ensina como fazer isso abraço.

      Excluir
    2. Esqueci de citar o http://www.heavens-above.com/, ótimo site de iridium e satélites entre outros.

      Excluir
    3. Toda vez q eu fico observando o ceu passa essas luzes muito altas o que sera,uma vez vi uma com brilho bem forte andando em linha reta ao norte derrepente sumiu,apagou.

      Excluir
  6. Eu e meu noivo estamos observando muitas coisas estranhas no céu. Primeiro foram luzes que clareavam o céu inteiro, mas inteiro mesmo! Elas abriam e fechavam, tipo formato em "V", a primeira azul e as outras verde e ceu limpo, n foi relâmpago. 3 vezes em 6 ou 5 meses da primeira e ultima vez. Depois foram estrelas que dao uma piscada bem forte e apagam, estrelas que andam e desaparecem (pode ate ser satélite, nao sei) e 1 estrela q saiu do lugar MUITO RAPIDO e voltou pro mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jessica, desconheço o fenômeno de brilho colorido. Onde vocês observaram tais fenômenos? Estrelas que brilham e apagam normalmente são satélites que entram na sobra da terra ou antenas que refletem luz do sol. Estrelas que vai e volta também desconheço. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Ésta madrugada exatamente 5:15 da manhã do dia 10/02/16 fui no patio e olhei para o céu como de costume, avistei cruzando o céu uma luz tipo estrela que vinha numa velocidade consideravel e constante e derrepente fez uma curva de 40graus e no meio da curva saiu outro objeto e fez o sentido oposto exatamente na mesma direção. Achei muito legal e fiquei com uma duvida cruel a respeito do que pode ser. Uma destas luzes sumiu quando passava exatamente por uma estrela bem brilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim de antemão não tenho ideia do que possa ser. Qual a cidade? Constelação da ocorrência?

      Excluir
  9. Ontem vi 4 pontos no céu se moverem vagarosamente , mas n eram os 4 de uma só vez , vi um , depois vi o segundo assim sucessivamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, grato por ler o blog. Toda noite se observarmos com atenção como você fez veremos algo curioso acontecendo nos céus. Podem ser muitas coisas e é realmente difícil ter certeza se são satélites, fenômenos naturais, enfim, podem ser muitas coisas diferentes.

      Continue atento ao céu, é realmente maravilhoso.

      Abraço

      Renato

      Excluir
    2. Eu já vi estrelas na formação das 3 Marias e uma delas saiu do lugar e foi para esquerda foi andando fazendo uma curvatura, logo após uma outra a direita começou a se despencar mais essa havia um brilho maior. Passou-se 25 minutos e sobrevôo um caça militar.( Aqui no sul de MG a aeronáutica não sobrevôoa mais por acaso nesse dia vôou aqui.)fora que eu posso ficar 30 minutos observando que sempre vejo estrelas estacionada se locomover.

      Excluir
    3. Boa noite, qual seu nome? Prezado é bem intrigante o que presenciou, deve ter aparecido nos radares militares e eles foram ver de perto o que era. São muitos mistérios que nos cercam. Quem sabe um dia vaze um relatório militar dando detalhes.

      Excluir
  10. Boa noite. Quantos satélites é possível enxergar a olho nú em uma noite? Hoje eu e minha esposa observamos 4 "estrelas" se movendo no céu em horarios diferentes, com um intervalo de 5 minutos mais ou menos.E a última se moveu por um tempo e parou. Obs: não uso intorpecentes...kkkk Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site http://www.heavens-above.com/ é um ótimo lugar para saber quantos satélites passarão em sua localidade.

      Excluir
    2. Agora a pouco eu e meu irmão vimos várias luzes passando na mesma direção não era avião pq não tinha luzes piscando e tbm não era dorne pq tava muito alto achei estranho

      Excluir
  11. É tanta explicação que não convence. Onde já se viu um satélite aparecer do nada, brilhar intensamente, descrever movimentos "impossíveis" no céu, estacionar e ficar parado por minutos e, então, desaparecer o deslizar no espaço a velocidades fantásticas... Às vezes,d eixando rastro luminosos. Aí vem um "especialista" me dizer que é satélite? Isso sem levar em conta que essas luzes são vistas desdes tempos primitivos e foram relatadas pro todas as cilizações humanas até hoje. haja satélite, viu? KKKK

    William Moraes Corrêa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr William Moraes,

      Fico feliz que leia o blog, é um prazer compartilhar minhas humildes experiências e saber que são apreciadas por pessoas que como eu gostam da astronomia.

      Quero lhe dizer que não dou explicações exatas, apenas sugestões baseadas em experiências observacionais já vividas, mas claro que não vivi, e nem gostaria, todas as possibilidades. Existem milhares de mistérios que cercam essas luzes, alguns são apenas satélites mesmo, outros ninguém sabe ao certo, nem mesmo especialistas coisa que não sou. Quem sabe um dia eu possa receber tal título.

      Abraço

      Renato

      Excluir
    2. Explicações tipo: Aliens, te convencem né kkkkk

      Excluir
    3. Oi Jéssica, eu até gosto do programa Alienígenas do Passado, mas nem todas as histórias lá me convencem. Acho que um universo tão grande como o nosso deve ter vida em outros lugares. E como disse um peixeiro amigo do meu pai, "devem existir alienígenas sim, mas eles não se mostram pra nós por ter medo de nós". kkkkkk Grande abraço, obrigado por ler o blog.

      Excluir
  12. Possível que seja um geoestacionário, leia mais em:

    http://fisica-poli.blogspot.com.br/2009/08/satelite-geoestacionario.html

    ResponderExcluir
  13. Vi uma estrela de luz forte se apagar aos poucos em segundos. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não sei Allan. São muitas as possibilidades.

      Excluir
  14. Olá, Gostaria de passar para vc a minha experiencia com essas estrelas se movendo, aparentemente quase todos os dias mais ou menos antes do amanhecer eu e o meu namorado chegamos ao trabalho que é um lugar aberto e bem escuro e sempre antes das 06hs da manha, sempre vemos no céu estrelas se movendo lentamente juntamente com as outras estrelas no céu e depois de se mover ela simplesmente somem. Isso é uma experiencia incrível e sensacional pois eu e meu namorado amamos o céu e tendo essa experiencia é como se realmente não estamos sozinhos nesse mundo, na nossa cabeça sabemos que não é normal, mas sabemos que é muito especial, apesar de não sabermos o que é de verdade. Ficamos mesmo só na curiosidade. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima, (não escreveu seu nome).

      São muitíssimos os mistérios que o universo nos reserva. Dia após dia descobrimos um pouco mais e alguns possivelmente continuarão a ser mistérios que sempre nos trarão grande fascínio devido nossa grande curiosidade. Alguns desses pessoalmente acho até melhor que continuem a ser mistérios para não tirar a magia dos momentos que nos proporcionam. Abraço e obrigado por compartilhar sua experiência.

      Excluir
  15. Meu nome é Luan e moro em uma área um pouco rural, o que facilita e muito a visualização do céu, não tem poluição visual com as luzes da cidade. Vi sim o que parecia ser um satélite se movendo em linha reta de um horizonte ao outro, mas o que me deixou bobo foi o que apareceu do lado. Parecia muito com uma estrela (o que poderia ser tbm um satélite) mas a diferença é que se movia rápidamente e em "S", fazendo umas duas curvas e sumiu. O que poderia ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan, é um mistério também para mim. Nunca vi ou estudei tal comportamento. Abraço.

      Excluir
  16. Olá há 24 de julho de 2016 a exatamente 6 minutos atrás 12:00Pm em plena luz do dia olhando pro céu vi uma pequeninicima luz em movimento que atravessava o céu piscando chamei minha esposa mas ela não conseguiu ver será que era um satélite ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá chará, satélites orbitam constantemente nosso planeta portanto poderia ser um, mas pode set outra coisa como lixo espacial, balões meteorológicos etc etc é realmente difícil dizer. Durante o dia ainda não vi luzes. Abraço e boas observações até mesmo diurnas rsrs

      Excluir
  17. Olá Renato, gostei da postagem! Sempre gostava de observar o céu noturno e desde pequeno já observava os satélites, só não sabia o que era hehe. Por um tempo deixei de observar, mas semana passada vi um satélite passar próximo a Júpiter, eram 18:50 mais ou menos. Usando uma linguagem menos técnica, ele tava a mais ou menos 45 graus em relação ao horizonte, supondo que o horizonte é 0 e acima de mim é 90 hehehe. Mas enfim, foi um brilho muito intenso, mas muito mesmo, nunca tinha visto (e é que eu já conhecia o brilho da ISS e do hubble e nem se compararam na ocasião), a princípio achei ser um Iridium, mas o brilho se repetia a cada 2 segundos mais ou menos. Pelo que vejo os iridiums têm um brilho forte e depois apaga. Mas não foi assim... Não sei dizer qual tipo era. Mas acho que o brilho foi forte devido a hora e sua posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávio, parabéns pela observação muito interessante por sinal. Talvez consiga emular o horário no http://www.heavens-above.com/ e verificar se é algum tipo de objeto conhecido por nós, no aplicativo dá para emular o dia do avistamento. Abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Pelo que vi, realmente não tinha nenhum Iridium previsto para aquela hora... Estranho, queria muito saber qual objeto avistei... Estou de olho! haha, abraço!

      Excluir
    3. Que isso, foi um prazer, não simulei eu mesmo porque vc não disse o dia exato. Lembrei que em uma observação um amigo me mostrou um satélite que piscava conforme o tempo que descreveu porém o brilho fraco só visível por telescópio.

      Excluir
    4. Também já cheguei a ver esses... Perto da meia noite! Devia ter uma orbita muito alta, o brilho era muito fraco. Tenho certeza que o que relatei, era de fato um satélite, pois após alguns segundos, desapareceu. Resta saber qual era, o lampejo dele não era suave, não ia crescendo aos poucos, ele aparecia, depois ficava fraco e só via a forma circular, como os demais satélites, e então o brilho novamente... Não sei dizer realmente com exatidão, mas foi em torno de 25-28 de Julho, por volta das 19 horas, em Petrolina-PE, porém não foi em cima da cidade, tava bem no oeste, sentido norte>sul.

      Excluir
    5. Achei um vídeo que mostra exatamente como foi, os lampejos começam aos 1:00
      https://www.youtube.com/watch?v=i8hAq51nYXY

      Excluir
    6. E esse haha:
      https://www.youtube.com/watch?v=2wgbkzMk1Sg
      Acho que foi ele mesmo, você conhece algum outro que "se comporta" assim?

      Excluir
    7. Muito bacana Flávio, ainda não tive o prazer de ver esse 'espetáculo' artificial. Ainda não tinha visto nada com essa intensidade e intermitência. Obrigado por compartilhar. Abraço Renato.

      Excluir
    8. Valeu cara, vou ficar de olho no seu blog hehe. Abraço!

      Excluir
    9. É um prazer tê-lo como leitor. Abraço!

      Excluir
  18. Boa noite! Esta noite estava a ver o céu por estar a ocorrer uma chuva de estrelas cadentes quando me deparei com um desses pontos brilhantes trajetando lentamente pelo céu. Fiquei bastante intrigada e observei o céu com cada vez mais atenção e chamei companhia para não ser a única a ver tal coisa Acabamos então por ver 3 destes pontinhos em andamento, em noite cerrada. Fui logo pesquisar pela internet o que seriam pois nunca tinha estudado nada daquilo e não conseguia encontrar(nem consigo) nenhuma explicação lógica para tal. Quando vi a sugestão de serem satélites aceitei-a muito rapidamente ficando tranquila, achei que fazia sentido, até encontrar uma entrevista a um doutor experiente em astronomia que explicou só ser possível ver destes fenómenos pela madrugada ou crepúsculo pois quando os satélites ainda estão na zona de penumbra da terra e o sol os consegue iluminar fazendo com que seja possível vê-los, mas eu vi 3, em momentos muito próximos e durante a noite bem escura, onde os satélites já estariam na zona de sombra da terra não sendo iluminados pelo sol sendo portanto invisíveis aos nossos olhos... isto deixou-me cheia de dúvidas e gostava que me conseguisse esclarecer. obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Cara Carolina, é difícil responder sua pergunta, mas farei o meu melhor para ajudar afinal é um evento misterioso também para mim. O que posso afirmar com convicção é que existem equipamentos em órbitas baixas, esses facilmente visíveis no entardecer ou amanhecer, porém existem outros que ficam em órbitas muito elevadas e talvez estejam visíveis durante toda a noite.

    Veja o exemplo no link: http://images.slideplayer.es/3/1095808/slides/slide_35.jpg

    Nessa imagem se você estiver na Europa poderá ver o satélite da linha vermelha durante toda a noite se coincidir o horário com a elevação do equipamento. O que pode ter visto são satélites de órbitas elevadas. Esse é o meu palpite. Parabéns pelas observações, achei sua pergunta muito pertinente ao ponto de ter que realizar uma pequena pesquisa para responder. Aprendi algo com seu questionamento. Grande abraço. Renato

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada por me esclarecer. Também pensei que pudesse ser satélites com órbitas mais elevadas, o que acho estranho ainda é que eu vi 3 num curto espaço de tempo, em cerca de meia hora. Ainda bem que também lhe propocionei alguma aprendizagem! Abraço

    ResponderExcluir
  21. Hoje me deparei com uma situação muito estranha, estava voltando da casa da minha avó e de lá até minha casa passo por um longo pedaço de uma BR, comecei a observar o céu é ví duas luzes brilhantes uma ao lado da outra, sendo que uma delas brilhava mais. A princípio pensei que era um avião, só que ao longo da viagem as luzes continuavam paradas. Eu não estava com nenhum objeto que me pudesse proporcionar uma visão mais próxima do que vi, estava a olho nú. Comecei imaginar e chegar às conclusões de que não poderia ser um avião pois não ficaria parado durante tanto tempo no mesmo lugar, resolvi mostrar para minha mãe e meu pai, eles também conseguiram visualizar as luzes, após sair da BR meu pai parou o carro para termos certeza de que as luzes estavam paradas e então percebemos q elas realmente estavam paradas, se ali existisse um movimento era mínimo ao ponto de não percerbermos, continuamos a viagem é eu observando a Luz. Passamos em uma feira e eu aproveitei que estava fora do carro para observar a luz e ela continuava lá, às vezes a intensidade parecia diminuir, só que depois aumentava e brilhava muito foi cerca de uma hora olhando, após isso continuamos o caminho até minha casa a luz continuava, porém como aqui no setor tem muitas casas não conseguir mais ver.
    Eu vou ficar com essa curiosidade para sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mistério também para mim Khelry, nunca vi ou ouvi sobre tal ocorrência. Vamos continuar observando e buscando descobrir o que pode ser.

      Excluir
  22. A meses observo toda noite algo como uma estrela muito mais brilhante que as outras para o lado norte... Ela vem fica parada um tempo mais ou menos duas horas depois volta para o lugarr de onde nasceu... Reparei que outros anos ela aparecia durante meses depois sumia e cada ano volta mais brilhante.. esses dias ela apareceu com uma companhia um pouco menos brilhante que ela mais hoje veio sozinha... não consegui achar explicação pra tal fenômeno... Tudo mundo pode ve la ... Moro em monte alegre do sul são Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio, poderia me dizer em qual constelação fica? Quem sabe eu possa observar e estudar para descobrir do que se trata. Me deixou curioso! Pode usar programas como Stellarium para simular o céu e descobrir em qual constelação está o brilho. Abraço.

      Excluir
  23. Então não sei te dizer qual constelação... Sei que não ela fica muito próxima do lado que sol se põe... Ela some que nem o sol faz... Ela nasce onde o sol se põe e depois de uma hora (contei hoje) ela volta e some... Agora mesmo acabou de sumir... Tudo mundo aqui se impressiona com seu brilho parece um farol no céu

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde
    Esta madrugada, cerca da 1 da manhã junto a Sesimbra na praia da Califórnia. Estava a admirar o céu completamente estrelado e vimos umas centenas de "estrelas" que se estavam a mexer. Pensamos ser estrelas cadentes, mas depois percebemos que não caiam mas pareciam voar... Faziam a ondulação de pássaros 😁. Eram muito brilhantes e cintilantes. Vimo-las até bastante longe, perto da zona de Sines 😊
    Alguém presenciou algo deste género?
    Obrigado
    Florbela Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Florbela, as "estrelas cadentes" não necessariamente caem, isso pode acontecer quando o ângulo é mais perpendicular, na maioria dos casos os meteoros entram em ângulos inclinados o que gera belos feixes luminosos no céu. A chuva de meteoros nessa época do ano é a Draconídeas, seria necessário saber para qual região do céu você estava a observar.

      Segue uma lista de chuva de meteoros, me parece desatualizada mas serve de forma básica:

      http://www.galeriadometeorito.com/p/chuvas-de-meteoros.html#.V_JWH_krKUl

      Não sei se foi isso mas é meu palpite.

      Abraço

      Renato

      Excluir
    2. Acabei de ver tres pontos nao exatamente redondos no céu, os da extremidade brancos e o do meio vermelho fazendo esse movimento de passaro também,a princípio achei que fosse um drone, mas não consegui achar relatos de drones que voam como passaros, com suas luzes se movimentando semelhante a um bater de asas

      Excluir
    3. Qual seu nome colega dos três pontos quase redondos no céu? Eu realmente desconheço qualquer objeto que voe dessa maneira, receio ser um mistério também para mim.

      Excluir
    4. Realmente desconheço um objeto comas características descritas.

      Excluir
  25. Olá, aqui em São Paulo eu já me acostumei a ver esses objetos. Sempre do tamanho de uma estrela e se movendo em linha reta. As vezes o brilho aumenta um pouco e depois desaparece. Mas eu também vejo alguns objetos que se comportam de forma diferente: Ontem eu vi um que piscava diversas vezes e depois desaparecia. O brilho era bem maior que o de um satélite comum. O objeto se moveu um pouco e depois simplesmente sumiu. Não era uma variação de luz, comum dos satélites. Ele estava piscando incessantemente. Poderia ser algum outro tipo de reflexão de satélite? Confesso que vi vários vídeos no Youtube e não vi nada que se assemelhasse ao que testemunhei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Susana, é difícil saber, pois não testemunhei algo semelhante. O que seu relato me fez lembrar é que existem satélites em formatos muito variados e alguns com muitas superfícies reflexíveis o que poderia causar os efeitos que descreveu. Não estou afirmando, mas apenas colocando a hipótese. Há luzes simplesmente inexplicáveis rsrs Abraço!

      Excluir
  26. Olá, me chamo Marcelo, sou do sul do pais, móro na cidade de Viamão no estado do RS, a noite gosto de ficar por alguns instantes olhando para o céu estrelado, e algumas vezez vi um ponto brilhante que se movimentava numa velocidade que parecia a de aviões em cruzeiro, porém, as vezes fazia tipo um zig zag, vi por uns 30 ou 40 segundos e derrepente me deu a impressão que começava a subir e do nada desapareceu; ontem a noite depois de ler este blog, baixei uns apps que que vi aqui e fiquei na rua tentando identificar as estrelas e satélites, bem verdade que não consegui nada...rs...mas tive a sorte de ver oque parecia ser um meteorito, cabeça azulada e cauda acho que branca e azulada e bem acima da minha casa se desintegrou em vários pedacinhos e sumiu.

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcelo, obrigado por relatar sua experiência, particularmente gosto muito de ler as histórias sobre essas observações. Já vi luzes com comportamento estranho tipo zig zag, porém não sei dizer do que se tratam. O meteoro que você viu também recebe o nome de bólido, procure no Youtube com esse termo e verá gravações de eventos semelhantes. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Recomendo a todos este app: https://youtu.be/CjS7tT44YcY

    ResponderExcluir
  29. lembro de uma vez eu olhar o céu, quando era criança, e vi duas estrelas se movendo, indo pra um lado e para o outro, movimento zig zag (que nem o guri disse acima) foi estranho, nunca tinha visto algo do tipo. até hoje me pergunto do porque daquilo ter acontecido. do que se trata? até hoje nao achei reposta :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu também não sei dizer. São incalculáveis as aparições de luzes estranhas no céu.

      Excluir
  30. Senhor renato veras, com tantos relatos e apariçoes estranhas no céu do mundo todo e com tantas fotos e videos no youtube e com tantas fotos e videos que eu mesmo tirei com minha camera 42x nikon e mais um ovini visto por mim e meu irmao em 1985 em prena luz do dia piscando colorido e o fato de ter mais estrelas e planetas no universo do que graos de areia na terra, mesmo com tudo isto que relato aos amigos vcs nao acham que podem ser algo alem de um simples satelite sem iluminaçao ou lixo espacial ,poder ser um pouco de artogancia minha mas com certeza pois eu vi a olho nu ao vivo e acores piscando colorido e bem alto, nao era balao e nao era satelite era algo alem da nossa tecnologia. E se existe vida alem da terra acredido 99,9999% que sim e vcs deveriam abrir mais suas mentes, pois alem do nosdo pequeno planeta deve existir outros mais antigos e bem mais avançados tecnologicamente e intelectualmente que os nossos terraqueos que so tem o pensamento pequeno em relaçao ao tudo que existe no universo que pode existir mais do que um, um abraço aos internautas e ao amigo que fez o blog e que abram suas mentes para o que pode existir alem da terra

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é cesar ,eu fiz o comentario acima sou abservador amador adoro ver as estrelas e admirador dos povos antigod como os maias rope e egpios ,as piramides ,pricipalmente gise e os seus deuses vimdos dos céus relatados nas piramides, i

    ResponderExcluir
  32. Esses deuses vindos das estrelas que desceram em maquinas voadoras so podem ser uma civilizaçao avançada que nos visitou e se estabeleceram aqui no passado e eles estam aqui de volta se mostrando nos céus e nas plantaçoes mas o ser humano que se acha o dono do universo ,acha que nao existe ninguem mais inteligente que nós no universo, existe sim vida alem da terra e eles estao nos visitando, o problema é que o ser humano nao quer acreditar nem no que vê, sempre quer achar uma desculpa ou explicaçao cientifica para essas apariçoes estranhas sem explicaçao, fica aqui meu alerta e meu desabafo para os amigos que nao querem enchergar o obvio.

    ResponderExcluir
  33. Novembro de 2015 peguei um objeto oval prateado passando a frente da lua de dia em poa rs perto de barra shoping, o ceu estava limpo

    ResponderExcluir
  34. Oi Senhor Piu Casagrande, eu concordo plenamente com o senhor. A maioria dos relatos tendem a ser satélites, balões de led, lixo espacial etc. Mas há casos, e se o senhor ler minhas respostas irá reparar, os quais eu respondo simplesmente que não sei. Existem relatos impressionantes que nada que eu conheça possa explicar e casos que nem mesmo pilotos ou astrônomos profissionais conseguem conforme assisto em documentários. Concordo que é um desperdício de espaço estarmos sós em um universo tão grande e creio ser possível estarmos sendo vigiados por outras civilizações. Por incrível que pareça, mesmo lendo teorias de cientistas com doutorado a melhor teoria que tive conhecimento foi de um senhor que é peixeiro, não estuda nada de astronomia ou coisas do gênero, leia a teoria dele: "Acho que os aliens tem medo de nós humanos, pois somos ferozes demais." Veja que interessante.

    Obrigado por suas palavras, foram enriquecedoras.

    ResponderExcluir
  35. Uma vez indo para casa de uma amiga vi uma luz muito baixa numa área grande (onde há shows) mas não havia show nesse dia... Era muito intensa, meu coração acelerou, meu filho estava comigo, fiquei apavorada no carro...
    e hoje, dia 20/11/2016, entre 20h30 ou 21h vi no quintal de casa uma luz próxima, mostrei amiga minha, ela disse, ah isso é antena ou iluminaçao para avioes, estava se movendo entre si (nao era parada) mas não se movia para direção alguma... apenas estava muito baixa e muito forte, intensa, para uma estrela, definitivamente não havia altura suficiente, ficamos olhando e pensando, será um ET? ovini? viemos para dentro de casa, quando ela foi embora, em torno das 22h, a "estrela" havia sumido, nao a achei em outro lugar, depois de 01:00 busquei ela em qualquer parte do céu, também não a encontrei... o que será? como proceder se algo se aproximar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara usuária anônima, rsrs, não tem como eu dizer do que se trata infelizmente. Existem incontáveis casos de pilotos que avistam luzes estranhas por exemplo e mesmo vendo de perto e com o radar disponível para análises eles também não sabem explicar certas coisas.

      Excluir
  36. Oi Renato sou Rosangela moro no Mato Grosso precisamente em Tangará da Serra e hoje 18/12 / 16 eu e meu espiso avistamos uma estrela brilhante bem próximo da terra fiquei curiosa e fui pesquisar na Internet quando em questão de minutos voltei ela tinha sumido o que pode ser não se movia brilhava forte luzes branca e azul.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite!!! Galera procuro uma explicação pois acabei de ver um fenômeno no céu nublado e chuvoso um ponto de luz como se fosse uma estrela mais bem abaixo das nuvens e esse ponto de luz oscilava em amarelo e branco muito forte a luz se movimentava tipo abaixo e acima esquerda e direita as vezes mais não movimentava movimentos longos movimentos curtos e suave. Estou intrigado pois agora está luz sumiu ficou visível 10 ou 15 minutos no centro oeste do interior de SP Avaí. Alguém pode explicar ou mi ajudar a intender ou identificar está estrela abaixo das nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto não poder ajudar, não tenho informações sobre algo semelhante.

      Excluir
  38. na noite do dia 25 por volta das 22:00 olhei para o céu como de costume e observei um ponto de luz branca cruzando o céu estrelado ... consegui acompanhar por mais ou menos 1 minuto depois sumiu .. chamei meu irmão pra olhar e dentro de uma hora vimos mais 9 destes mesmos pontos de luz cruzar o céu .. nem todos na mesma direção e pareciam estar em altitudes diferentes. o que chamou a atenção foi que cada pouco passava um .. e que um deles nos vimos parar e mudar de direção ..o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente satélites diversos. Exceto esse que mudou de direção que para mim também é um mistério.

      Excluir
    2. também imaginei que fosse satélites renato , sou de chapecó santa catarina ! mas vimos 10 em menos de uma hora .. é possível ?abraço !!

      Excluir
    3. Totalmente possível, só o sistema de GPS tem por volta de 70 satélites segue link:

      http://www.geoeduc.com/mais-de-70-satelites-de-posicionamento-global-ja-estao-em-orbita-entenda/

      Imagine todos os diversos satélites de comunicação!

      Excluir
  39. cabeinde ver do meu quintal, no céu negro e sem nuvens, uma enorme luz (que parecia una estrela) andando sentido leste acompanhada por outro ponto luminoso que se separou e seguiu sentido nordeste/note.
    Gritei meus pais e os dois viram atentamente aqueles misteriosos pontos. Provei, que eu não estou mais doido do que já sou kkkkkkkkkk era uma Nave grande e outra pequena.

    As 19 horas de hoje Quarta-feira 18 de janeiro de 2017.

    Não é a primeira vez que vejo essas luzes bem lá no alto... Lembro que em novembro de 2015 tinha a mesma bola luminosa que avistei em São Domingos, Bahia e ela foi diminuindo sua luz até desaparecer sem sair do lugar.

    Em fevereiro de 2016 avistei mais outra as 17 horas da tarde ao sair do shopping boulevard em Feira de Santana, Bahia. Mas essas duas estavam imóveis. E foram diminuindo sua luz ate se apagar, como se estivesse se escondendo sem se deslocar.

    Meu Deus!

    Alguém nos contem logo a verdade!
    Alguem mais do meu face conseguiu ver hoje essa luz?

    A vantagem é que estou agora em cidade pequena com pouca iluminação pública, isso facilita ver melhor o céu a noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia fazer até um blog contando todas essas ocorrências rsrs

      Excluir
  40. Boa noite. Tenho avistado pelo menos uma vez na semana, no céu noturno e propício para observar as estrelas, luzes "andando" com a velocidade parecida com a de aviões. Mas o estranho é que elas não piscam e ficam entre 1 e 2 minutos visíveis no céu e aí começam a se apagar até sumir completamente. Sinceramente não sei o que poderia ser.... E sempre que aparece um, aparecem pelo menos mais dois ou três

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comportamento típico de satélites que entram na sombra da Terra.

      Excluir
  41. Hoje , dia 29 de janeiro, por volta das 21:40, em Brasília, enquanto obervava o céu na direção da constelação de Orion, avistei um objeto que de início apresentava velocidade e direção constantes e que emitia uma luz braca em intervalos iguais de tempo de aproximadamente 6 segundos. O objeto seguia o sentido nordeste e ao se aproximar do limite da minha área visível dava a impressão de não estar mais se movimentado, aparentava estar parado, piscando algumas vezes antes de desaparecer do meu campo de visão.

    ResponderExcluir
  42. Difícil dizer o que pode ser. Mas não parece um comportamento atípico de um equipamento feito por nós.

    ResponderExcluir
  43. Naves não tripuladas de espionagem dos governos são uma boa aposta para algumas respostas de dúvidas citadas acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu não tinha pensado nisso, é um ótimo palpite. Mesmo sendo de espionagem precisariam de luzes anticolisão.

      Excluir
  44. Oi acabei de ver uma luz forte azul e vermelha moro em Cianorte no Paraná essa luz me entrigou e meus vizinhos se asustarao pois ela se movia muito rápido e ficava forte e fraca uma hora parecia estar perto e derrepentemente se apagava e ao seu redor tinha pequena luzes azul que a seguia e a cercava estou assustado e ao mesmo tempo curioso me explica por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Iridium já estudei, mas esse comportamento descrito não me remete a nada.

      Excluir
  45. Pessoal... tb vi muuuito estas "estrelas" dançantes, piscantes, etc.
    Mas entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2017 vi aqui no litoral do Mexico o q parecia um lindo e GIGANTE cometa cortando horizontalmente o céu no inicio da noite, ao sul. Ele andou numa velocidade média, com uma longa cauda, e uma linda bola de fogo. Foi emocionante! Parecia estar dentro da nossa atmosfera, pois era muito nítido e brilhante. Alguém tem uma explicação?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diria para estudar "bólidos" e ver se são parecidos com o que vc viu.

      Excluir
  46. O povo entra em choque com qualquer " estrela que se move" imagina se o governo confirmar a presença de naves extraterrestres a todo momento, o que seria dá população, desespero total !!! kkkkk. Apesar que tem pessoas que não acreditam, pesquise sobre a noite oficial dos OVNIs e outros incidentes por aí. Existe vida fora dá terra. Mas o pessoal finge que não acreditam, ou têm medo de acreditar, sei lá.

    ResponderExcluir
  47. oque eu vi hoje é bem diferente, estava olhando para o ceu, uma luz forte, parecia um aviao caindo, uma luz bem forte mesmo, parecia um holofote mirado na terra, muito forte, e derrepente ficou normal como uma estrela, e ficou se movendo pelo ceu, muito estranho

    ResponderExcluir
  48. Realmente estranho. É difícil identificar todas essas luzes.

    ResponderExcluir
  49. Já vi pontos menor e com menos brilho que as estrelas. Ele se movimentava lentamente, e diminuia o brilho. Depois aparecia em lugar diferente. Via por volta das 20:00h. Todos os dias via vários desses, as vezes 2 ao mesmo tempo. Já mostrei a minha mãe. Eu nunca entendi o que era aquelo. Mas pelo que estou vendo, outras pessoas já perceberam isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comportamento típico de satélites, essa hora já é noite na terra mas no alto o sol ainda está iluminando os equipamentos em órbita. Devido ao relevo terrestre eles podem entrar por um momento em uma sombra e apagar, depois voltar a brilhar por ter saído da sombra. Não é muito raro ver 2 ao mesmo tempo, temos uma enorme quantidade de equipamentos flutuando "sobre nossas cabeças". Abraço.

      Excluir
  50. Na noite de 20 de março segunda feira vi uma luz que se assemelha com a dos satélites,Mas não estava tão alta e ela fez curva e depois sumiu.Minutos depois vi outra mais alta do lado oposto em que a primeira sumiu.Obs já vi outras vezes alguns da pra ter noção que seja um satélite outras não é e deixam uma dúvida no ar.

    ResponderExcluir
  51. Oi bom dia ! Hoje por volta das 08:30 Rio de Janeiro, olhei para o céu e vi uma luz ao lado do sol . Fiquei emocionado . Achei aquilo mágico parecia uma cruz ao olhar a foto do satélite parecia com ele ! Pode me dizer o que é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, poderia descrever melhor essa luz? Ao lado do sol as 08:30 da manhã confere? De que satélite está falando?

      Excluir
  52. boa noite. Sábado por volta das 21:30 horas eu vi uma estrela no céu que se movia. O brilho oscilava, ora ela quase sumia, outrora ela aumentava. Pensei em satélite, mas o que eu estranhei foi a alta velocidade com que cruzou o céu e em uma das oscilações sumiu de vez. o que poderia ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns satélites em órbita baixa demonstram alta velocidade. A oscilação de brilho possivelmente devido ao relevo terrestre e o sumir de vez ao entrar em definitivo na sombra do nosso planeta. O que acho realmente estranho e não sei explicar é quando as luzes fazem desvio para um lado quando em tese deveriam ir em linha reta rsrs Abraço

      Excluir
  53. Olá...

    Eu gostaria de reportar o que vi no céu. Foi na semana da quarta-feira de cinzas de 2017. Eu olhei para o céu à noite e vi uma luz brilhante parecida com algum tipo de efeito pirotécnico surgir em um ponto no céu, e partiu deixando um rastro brilhante e desaparecendo em seguida. Depois outra luz surgiu e teve o mesmo comportamento. Eu fiquei maravilhado quando vi pois era muito bonito. Eu não sou astrônomo amador e fiquei bastante perplexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no google por BÓLIDO, e veja se é parecido com o que viu. Ocorre com reentrada de material espacial na terra e também com meteoros que se desintegram lentamente.

      Excluir
    2. Oi Renato. Pesquisei por bólido no YouTube mas certamente o que eu vi não era um bólido. A luz brilhante surgiu como se tivesse sido acesa e em seguida se deslocou para a lateral. A mesma coisa aconteceu com outra luz, segundos depois, muito próximas uma da outra.

      Excluir
    3. É difícil dizer o que pode ser Warner, são diversos relatos cada um com uma característica diferente rsrs

      Excluir
    4. Pois é Renato. Fica um pouco difícil descrever. Mas posso afirmar e garantir que não foi um evento comum de se ver. Creio que possa sim se tratarem de "naves espaciais", mas aí já seria outra história para outro blog, mas te agradeço imensamente pela atenção. Um abraço!

      Excluir
    5. Mas queria deixar registrado apenas uma coisinha para os que leem este relato. Eram luzes enormes com movimentos únicos e bonitas de se ver. Não lembra em nada estas "naves" medonhas e ridículas de filmes de ficção científica e de blogs de ufologia. A vontade é de ver mais e mais e não causam medo...

      Excluir
    6. Obrigado pelo seu relato Warner, um dos objetivos do blog é justamente isso, compartilhar experiências.
      Abraço
      Renato

      Excluir
  54. percebi hoje uma luz (ponto) de dia no céu a uma distancia do sol que fica parada e se move lentamente ou que não se move não sei bem mas se aproxima do sol e não enfraquece seu brilho. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  55. Não sei dizer Matheus, posso tentar observar também, vem antes ou depois do sol?

    ResponderExcluir
  56. Boa noite! São exatamente 4:56 da manha, estava na rua conversando com dois amigos, e quando eram umas 3:30 mais ou menos eu pude perceber uma luz surgindo na ponta de uma montanha. Mostrei para eles, e um tinha me dito que já tinha visto outra vez. É uma luz muito fortr, q começou a subir mais e assim saindo da ponta da montanha. Ela sumia e aparecia. Se mexia, e diminuída e aumentava a sua luminosidade. Ficamos cerca de horas analisando, para ver qual seria o fim, mas infelizmente o sono falou mais alto. Eu filmei algumas partes.

    ResponderExcluir
  57. Boa noite! São exatamente 4:56 da manha, estava na rua conversando com dois amigos, e quando eram umas 3:30 mais ou menos eu pude perceber uma luz surgindo na ponta de uma montanha. Mostrei para eles, e um tinha me dito que já tinha visto outra vez. É uma luz muito fortr, q começou a subir mais e assim saindo da ponta da montanha. Ela sumia e aparecia. Se mexia, e diminuída e aumentava a sua luminosidade. Ficamos cerca de horas analisando, para ver qual seria o fim, mas infelizmente o sono falou mais alto. Eu filmei algumas partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intrigante Welerson, tem como subir para o youtube a filmagem e nos mostrar?

      Excluir
  58. Olá tudo bem?!
    Tenho visto com frequência uma forte luz estranha no cêu, não é toda a noite não, de tamanho circular, muito brilhante, que variava de cor azul pra vermelho, e depois de algumas horas sumia. Andei pesquisando, no Google Sky vi na costelação de Virgo, que a Nasa colocou uma tarja preta, mas pelas coordenadas 13 49 17.0, -8 27' 2.3 no SkyView dá pra tirar a tarja, e lá encontra duas esferas uma azul e outra vermelha, será que pode ser isso?. Tem muitas coisas acontecendo "acima" de nossos olhos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua coordenadas no skyview dão nisso:

      https://skyview.gsfc.nasa.gov/current/cgi/runquery.pl?float=on&Interface=quick&Position=13+49+17.0%2C+-8+27%27+2.3&SURVEY=Digitized+Sky+Survey

      Não vejo nada estranho. Deixei de reparar algo?

      Excluir
  59. Ja aconteceu duas vezes este mês e hoje aconteceu de novo
    Algo que brilha rápido em vermelho, azul e incolor, anda e para, intensifica em vermelho depois brilha intercalando as cores. Desloca-se rapidamente e para. Estou em São Roque e o céu aqui é bem limpo dá pra ver com nitidez. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equipamento que anda e para, e ainda fica mais brilhante putz mistério para mim também rsrs

      Excluir
  60. Bom dia. Um certo dia eu estava fazendo observação do céu a olho nu, e pude perceber um ponto avermelhado que piscava distante. Na primeira vez eu não pude perceber ao certo qual o intervalo das piscadas, ele permaneceu por cerca de uns 5 minutos e depois desapareceu como se estivesse indo para longe ( sem se mover para os lados). Ontem eu pude avistar outro ponto semelhante e contei o intervalo exato de 10 segundos entre uma piscada e outra. Ele fica parado num ponto fixo, era uma luz alaranjada e piscava com intervalo de 10 segundos. Pensei que poderiam ser satélites geoestacionários, mas pesquisei e não encontrei nada a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo", lembro de já ter visto luzes coloridas, mas o comportamento me parece de equipamentos em órbita baixa.

      Excluir
  61. Olá, hoje tive uma experiência estranha, a caminho do trabalho, por volta das 7:30 vi uma luz no céu, e um metal refletinddo a luz do sol completamente parado,fiquei observando por uns 2 minutos, e depois fui andando passei por uma parte coberta, e uns 2 minutos depois eu olhei pro céu, e esse metal tinha sumido, fiquei procurando um bom tempo e nao o achei, fiquri muito curioso pra saber oque era, e nao parece nem um pouco com essas filmagens, por favor me responda ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei o que pode ser Luan. Quem sabe lixo espacial?

      Excluir
  62. Boa tarde,ontem na noite de quarta-feira 26 de julho de 2017 em meu quintal olhando para o céu em direçao a zono-norte precisamente em cima do campo de marte avistei as 23:00 um luz branca como uma estrela mas em seu interior piscava uma luz vermelha não se movia utilizei primeiramente um binocúlo depois montei meu telescópio de 900mm mas o pouco que descobri foi o mesmo que descrevi acima,mesmo assim hoje dia 27 a noite vou tentar observar novamente ,meu plano de um dia possuir um telescopio mais potente só esta começando,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu poderia apontar um telescópio de 200mm que tem boa resolução para bons aumentos. Mas eu precisaria que vc me enviasse o local exato tem como? Fiquei curioso, já tem um tempo que quero observar um satélite geoestacionário e memorizar o local dele, talvez seja um!

      Excluir
  63. Olá Renato Veras. Poderia me dar alguns exemplos de objetos de órbita baixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo bem sincero não conheço os nomes dos objetos em órbita baixa de cabeça, eles tem códigos em seus nomes difícil de memorizar. Mas sei um programa que mostra quais satélites serão visíveis em sua localidade em tempo real que é o Heavens Above para android. Nele há os nomes dos equipamentos em detalhes. Segue também link com alguns exemplos:

      http://www.esa.int/SPECIALS/Eduspace_PT/SEMSX965P1G_0.html

      Excluir
  64. O que pode ser uma luz se movimentando rapidamente de um lado para o outro(zig-zag) no céu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por não saber, mas acho que posso acrescentar algo, escrevi no google 'light zig zag in sky' e aparece cada vídeo que impressiona! abraço

      Excluir
  65. Ola eu sou gaucha eu estava viajando de carro e era em volta de 19:30 olhei para o céu e vi tipo uma estrela q brilhava forte e em volta tinha um aspiral de luz e era grande estava parado e derrepente começou a se mover e passou por as estrelas e fivou tipo uma bola de fogo e o aspiral ficou parecido com nuvem e derrepente dali saiu como se fosse uma estrela e se moveu e sumiu e isto parecia q ia cair, parecia q estava se aproximando..e foi perdendo o brilho e foi indo até q sumiu...e tinha dois celulares e os dois sem carga ñ deu para filmar...ñ parecia satelite...no meio do tempo deu pra ver q tinha tipo uma cauda de luz parecia um planeta com aspiral em volta e grande e perto..nunca q vi nada igual e tão perto ..o q poderia ser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma pesquisada, mas nada conclusivo, sugiro que pesquise também procurando algo semelhante, caso encontre por favor poste aqui. Abraço.

      Excluir
  66. Renato, Boa noite. Sempre vejo tipo um do satélite em um percurso em linha reta, acredito que seja um satélite tipo esse iridium. Vc sabe dizer a qual velocidade eles se movimenta ? Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente esses satélites ficam por volta de 400 km de altitude e tem em torno de 27360 Km/h hora, mas há um relato em particular em que um Iridium ainda em funcionamento colidiou com um Cosmos já desativado há mais de 42000 KM/h!

      Segue link:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Colis%C3%A3o_entre_sat%C3%A9lites_de_2009

      Excluir
  67. Olá,numa certa noite por volta das 19hrs olhei para o céu não so eu e várias pessoas que moram na rua de casa vimos,um objeto como se fosse uma nave porém ele ficava brilhando de várias cores parado no mesmo lugar e depois de 15 minutos saio e vou embora. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder Júpiter, balões de LED, algum tipo de enfeita, drone. Podem ser muitas coisas. Abraço.

      Excluir
  68. olá, eu moro em Divinopolis, MG. a poucos minutos eu estava olhando para o céu, e acabei vendo varias luzes piscando nas cores vermelha e azul. primeiramente tinha apenas uma q começou a se mecher muito rapidamente e piscando e eu achei que era um avião por causa das luzes vermelhas e entao ele começou a ir muito rapido e fazendo curvas e eu não estava acreditando no que eu vi,porém eu observei as outras estrelas e elas estavam praticamente imoveis. ela se movia tão rapido que eu achei q estava tendo uma ilusão de ótica. Depois de alguns minutos ela desapareceu e eu estava tão confuso que nem sabia o que fazer, olhando para o lado esquerdo eu vi mais três conjuntos da mesma luz(quase tive um infarto) e todas iam muito rapido (um jatinho ja passou pelo céu daqui deixando um rastro nas nuvens, porém as luzes que eu vi eram assustadoramentes mais rapidas) e elas formavam um V ou um triângulo, não sei exatamente e logo apos mais duas apareceram e todas foram piscando em vermelho e azul para o oeste. aconteceu faz alguns minutos então estou morrendo de medo ate agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi vídeos no YouTube com imagens semelhante, mas nenhuma informação do que pode ser.

      Excluir
  69. Eu vi luz como se fosse de satélite e vi vários satélites mas uns minutos depois vi três luzes formando um triângulo andando junto e mais a baixo outra tem como ser satélites perto ? Muito estranho, e também vi uma luz parada piscando, não era avião tudo isso agora tenho app de ver os satélites mas esse não mostrava nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William, tem um tipo de balão que faz isso, veja o vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=3A3WnS8oJaE

      Pode ser isso, mas claro que pode ser outra coisa também.

      Excluir
  70. Hje dia 23/1/2018 passou cinco luzes entre 21:00 e 21:53 da noite velho chega arrepia

    ResponderExcluir
  71. Eu vejo quase toda noite (uma ou mais) luz passando no ceu lentamente ou rapidamente.. Agumas demora minutos ora sumir, outras somem em segundos... Se parecem com estrelas... Outra vez tava eu e meu primo deitado na calçada esperando passar essas luzes, foi quando uma "estrela" começou a liberar varias luzes do tipo (eu e ele viu), cada uma indo pra uma direçao.. Esse foi um flagrante que nunca vou saber o fenomeno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que adoraria ver tais luzes com essa dinâmica tão intrigante. Vou observar mais em busca de algo assim.

      Excluir
  72. Olá, me chamo Matheus ontem por volta da 1h da manhã, sou do Rio grande do Sul vi uma luz muito forte no céu, no início achava que era impressão minha, mas percebi em seguida que não era, tenho certeza que não era um avião, pois eu nunca tinha visto luz com tamanha intensidade no céu, se movimentava muito rápido, e ela apagava e acendia, como uma lampada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão forte assim poderia ser a estação espacial passando na sombra de montanhas daí o piscar. Mas poderia ser muitas coisas né rsrs difícil dizer.

      Excluir
  73. Nuno Cordeiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Luzes estranhas no céu? Saiba o que é Iridium Flar...":

    Boas a todos. Vivo em Portugal perto do Porto, e no verão passado em agosto 2017 sem precisar o dia por volta das 3:00 estava a fumar o meu cigarro a janela e apreciar o céu pois estava mto calor quando derrapante se deu uma luz mais forte que das estrelas e se encontrava mto alto a sua cor era branca mesmo mto branca, movimentava-se de norte para sul e sua velocidade era lenta acendeu e apagou 2 vezes num espaço de 5 segundos mesmo por cima de mim.tenho certeza que não era avião nem nenhum meteoro pois pela sua velocidade e pelo ângulo em que a avistei.nunca mais a avistei com mta pena minha pois é lindíssima.

    Nuno pesquise sobre BÓLIDOS, pela sua descrição é o que me parece.

    Abraço

    Renato

    ResponderExcluir
  74. Alguém postou:

    Por favor tava indo pra escola a noite moro em sitio vou de busao vi no céu 2 claroes alaranjados seguidos oque pode ser juro que vi

    Região Sul?

    ResponderExcluir
  75. Boa noite. Gostei muito do blog. E me identifiquei bastante com o pessoal. Já tive várias experiências com esses tipos de luzes no céu. Porém não sou experto nesse assunto. Mas tenho muito interesse. Na área hoje vi o mais extranho de todos. Vi um abjeto que parecia uma estrela cadente como chamamos. Porém ele não vinha só sentido terra e sim sentido Céu, ele não descia mas sim. Subia, e foi em fração de segundos. Achei muito estranho. Caso alguém saiba o nome desse fenômeno deixa a resposta, ou caso seja apenas algum satélite. Mas volto a repetir foi muito rarápi.

    01-12-2018
    Hora: 20:00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual seu nome? Olha rápido como disse possivelmente meteoro, eles vão em todas as direções e tem até cores diferenciadas.

      Excluir
  76. O que eu vi em novembro de 2016 e fevereiro de 2017 não foi satélite. Era uma bola, redondo. Brilho intenso como uma estrela. Parado! AunenAuva o brilho, e com alguns segundos, diminuía até aoagar. Sem sair do lugar. So eu vi isso??? Muita coincidência eu ver em dois mrses...parecia que estava me observando. O primeiro, foi pela noite. Eu estava na praca... céu com poucas nuvens baixa. Quando eu vi, apontei e mostrei à uma amiga. Na hora que apontei, a luz se apagou!
    O segundo, foi no final da tarde. Em Feira de Santana, Bahia. Quando eu sair do shopping, no ponto de oniôni, olhei para o ceu, e la estava a luz prata. Bem la no alto! Fiquei paralisado olhando para cima, sozinho. Ninguém perto de mim, e nem eu lembrei de gritar para as pessoas olharem. O ponto luminoso no ceu foi se apagando sem sair do lugar. Era como a estrela Dalva (Vênus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o seu nome? Olha é difícil dizer o que pode ter sido.

      Excluir
    2. Tbm vi isso..mais aq em Teresina..fiquei com muito medo. Essa luz parece ta observando.

      Excluir
  77. Respostas
    1. Elaine, meus pais me contam histórias horripilantes de luzes que inclusive descem dos céus e perseguem as pessoas, coisa que se fossem outras pessoas contando eu não acreditaria.

      Excluir
  78. Oi nessa madrugada exatamente as 4hs da manhã eu precensei essa mesma luz que acabei de vê no vídeo,ela sumia e depois aparecia muito forte ,e bem próximo da terra fiquei com bastante medo mais não descartei a possibilidade de ser um satélite .

    ResponderExcluir
  79. ontem 21 de janeiro de 20119 as quatro e pouco da manha eu vi pela segunda vez a grande estrela no ceu que se move lentamente o estranho que sinto alguem me acordar pra ver, quando olho para ceu la vem a estrela grande linda se movendo estou pedindo ajuda para saber o que é isso e tem mais ontem me ajoelhei e cantei uma musica linda linda ai fiquei com medo é uma força muito grande foi lindo.

    ResponderExcluir
  80. Respostas
    1. Olá elvira, sinto não poder ajudá-la na compreensão desse fenômeno. De que lugar você é?

      Excluir
  81. hoje 02/02/2019 por volta das 20:05 e vi no ceu uma luz branca movendo rapidamente na qual pensei que fosse um avião, mas do nada esta luz parou e começou a ficar vermelha parada no mesmo lugar, depois de alguns segundos uns 30 creio eu ela começou a ficar branca novamente depois vermelha novamente e depois se moveu rapidamente e parou quando novamente ficou vermelho e foi se afastando lentamente ate desaparecer, sera que era uma helicóptero? mas estava muito alto no meu entender, sou do ES

    ResponderExcluir
  82. Olá Evanio, olha pode até ser helicóptero, mas acho difícil não ouvir o barulho muito característico desse tipo de aeronave. Algumas luzes são difíceis de descobrir mesmo o que são. Pode ser balão de led, meteorológico, drone, ou algo que simplesmente não conhecemos bem.

    ResponderExcluir
  83. Hoje Ágora estava no sofá de casa quando pela janela eu avistei uma grande luz no ceu de todas as cores e ela caiu as 21:10 do céu.

    ResponderExcluir
  84. Olá, gostaria de um esclareciment. Hoje 5:46 da manhã eu estava na varanda observando o céu ainda escuro e as estrelas. Avistei o que pareciam ser 2 estrelas se deslocando em linha reta com velocidade e mantendo a mesma distância entre elas; tinha o mesmo brilho e tamanho das outras estrelas próximas, pensei inicialmente que a nuvem próxima que estava se deslocando. Chamei meu marido e ele também ficou intrigado. Sei da existência de satélites, mas 2 próximos que mantém a mesma distância? Sabe o que pode ser? Eram como pontos brilhosos(brancos) e não tinha vestígio algum de cauda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denna, hoje em dia é quase impossível saber o que são todos os pontos de luz que aparecem no céu. Vou dar um exemplo só para você ter ideia de que à cada dia aparecem mais coisas que podem fazer luz no céu:

      https://www.theverge.com/platform/amp/2019/5/29/18642577/spacex-starlink-satellite-constellation-astronomy-light-pollution

      http://virales.saginet.ws/astronomos-temen-que-los-satelites-artificiales-eclipsen-las-estrellas/

      Estão sujando o céu também.

      Abraço

      Renato

      Excluir
  85. Boa noite ,ontem estava nublado no céu de Brasília , entre as nuvens havia um fecho de luz branca que ia e vinha,só podia ser observado atrás das nuvens, era mais ou menos do tamanho maior que a lua! Meu amigo de Minas também viu nas nuvens, minha irmã de Goiás não avistou nada, pois não havia nuvens! No início pensei ser um canhão de luz ou um drone, mas estava muito alto e como poderia ser um drone se em Minas também estava sendo visto! É algum fenome físico ou químico nas nuvens??

    ResponderExcluir
  86. Tive uma experiência anos 90 minha irmã estava brincando na rua de repente entrou gritando que tinha uma estrela no céu fazendo movimentos estranhos .saímos a estrela estava parada era um ponto azul .depois começou pipocar luzes ao seu redor como um pisca pisca depois parou a estrela acendeu apagou e saiu um pontinho dessa vez vermelho de dentro de onde estava a estrela .esse pontinho foi cruzando o céu vagarosamente até sumir nas montanhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, me impressionei com esse seu relato que experiência interessante essa que vc vivenciou. Já ouvi meus pais falarem de luzes brancas os seguirem no mato, mas nunca com essa complexidade de comportamento que apontou.

      Excluir
  87. Há meia hora sensivelmente: 22.05 ( 5 agosto 2019) Portugal. Como faço todas as noites, e sento-me um pouco no quintal ( luzes apagadas apenas a observar o céu ( é no campo, sem as luzes da cidade a atrapalhar. O céu estava limpo, e sempre á mesma hora, a posição das estrelas é identica. Reparo sempre que tem uma estrela enorme brilhante em frente a casa, eu posicionada olhando para Sul. é a primeira a aparecer ao escurecer. Assim que abri a janela olhei logo para ela ( dá nas vistas) mas qual não foi o meu espanto quando olhando para o lado esquerdo, a ESTE (para o lado de Espanha) estava outra estrela igual a tão brilhante como a primeira. Nunca antes a tinha visto ali e ainda ontem estive a observar o céu à mesma hora. Chamei um familiar para confirmar o que eu estava vendo, não era possível ( estava parada ainda parecia brilhar mais que a outra). Não piscava, nada. nao se mexia por isso não era aviao que ali nem é a rota habitual. De repente começõu a descer muito muito lentamente, quase imperceptivel o movimento. Só dei por ele porque demorou quase 2 minutos. Depois começou a desaparecer como se estivesse a "recuar" a ficar mais pequena, até que desapareceu por completo ( isto depois de ter descido e ter ficado uns segundos parada novamente) Não chegou ao nível do chão. Estava inicialmente mesmo lá em cima na abobada celeste e veio até meio ) Não era estrela cadente, pois essas eu vejo quase todas noites por volta das 00.00 ( 1 a 3 em média) . Ja vi o video sobre Iridium e não foi nada parecido. Há 2 anos vi uma espécie de meteoro com o rato brilhante também nos céus do Algarve e nada se pareceu ao que vi esta noite. Fiquei sem saber o que vi e o meu familiar tb não consegue explicar. E por estranho que pareça foi quando gritei que viesse que a estrela começou a desaparecer mas ela ainda viu o seu movimento por segundos. Corri logo ao google e dei com este blog. E reparei no último comentário que tb outras pessoas tinham visto algo semelhante durante o dia de ontem e já esta madrugada. Se puderem esclarecer me. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela, é um prazer tê-la como leitora do blog. Em uma ocasião um avião que estava vindo de frente apresentou o mesmo comportamento. Não digo com certeza que era o caso, porém vejo semelhanças. Talvez sites como esse possam ajudar: http://www.apovni.org/portal/

      Abraço
      Renato

      Excluir
  88. hoje vim centena de luzes andando em linha reta uma atras da outra algo muito lindo! queria muito saber o que é

    ResponderExcluir
  89. ola neste mesmo dia 26/12/19 as 4 hrs da manha vi varias estrelas em fila fazendo uma fila perfeita vindo do norte e sumindo ao sul cada uma delas tinha um espaço que era o mesmo em todas foi umas 20 pra mais parecia uma frota de algo mas eram estrelas andando em fila muito louco e no final dessa fila o padrao se quebro e andavam duas uma do lado da outra pode me dizer oque é isso?

    ResponderExcluir
  90. Hoje por volta das 2:30" da madrugada, sai fora de casa pra tomar um ar, e fiquei olhando pras estrelas como sempre faço. Do nada vi uma luz igual de uma estrela, só que ela se acendia por um período de meio segundo, e se apagava por uns 10 a 15 segundos. Fiquei observando esse fenômeno por uns 10 minutos mais ou menos, ai ela piscou a última vez e não voltou a brilhar mais.
    O céu está limpo bem estrelado, sem nuvens tinha outras estrelas em volta dessa, só que com as outras nada acontecia, descartando a possibilidade de ser nuvens. E tbm o intervalo da estrela acender e apagar era bem sincronizado.

    Dhion Klintto 02/02/2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dhion, apesar do horário não descarto a possibilidade de ser um tipo de equipamento orbital. Eu mesmo já observei ao telescópio um que por conta do giro em torno de si mesmo hora refletia a luz do sol em suas antenas e hora não refletia. Era bem periódico, e ao entrar na sombra da terra parava. É uma possibilidade.

      Excluir
  91. Hoje avistei várias estrelas andando em uma linha reta, no mesmo sentido, cada uma num intervalo de 4 a 5 segundos de distância de uma para outra. Elas apareciam do nada em um determinado local no céu, como se tivesse entrando na atmosfera naquele ponto e seguiam para o mesmo sentido. Era como estrelas normais em movimento. Fiquei intrigado pela quantidade (vi mais de 15), por manterem sempre a mesma distância uma da outra e porque pareciam estar na mesma altitude. Tenho certeza que não era avião, satélite e muito menos estrela cadente. Se tiver alguma explicação me fale por favor!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivalmente isso: https://canaltech.com.br/espaco/mais-60-satelites-starlink-sao-lancados-e-astronomos-seguem-preocupados-entenda-154919/

      Excluir
  92. À alguns dias teve super lua, no primeiro dia o tio do meu filho disse ter visto uma luz amarela piscando um pouco abaixo da lua, dps girou e sumiu, ontem eu e meu pai estávamos olhando o céu e de repente vimos uma "estrela" começar a se mover, ela estava "caindo" e de repente virou para o lado e seguiu,ia fazendo pequenos desvios e quando nos distraímos por 1 segundo, essa "estrela" estava beeeem abaixo em relação a uma estrela q ela ja havia passado, ela seguiu mais um pouco, fez uma curva e foi para o lado e entao sumiu(estava bem rápida e longe para see um avião, sem luzes piscando, era apenas uma "estrelinha" pequena), e hj a noite quando saí com meu filho vi uma luz amarela q rapidamente sumiu num feixe de luz, foi tudo muito estranho, as vezes acho q são criaturas nao terrestres nos observando nessa época de pandemia global

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gsoski,

      Acho que quase tudo é possível, talvez sejamos observados mesmo sem pandemia. É uma fase que estamos passando.

      Excluir
  93. Hoje as 19:15 vi umas 25 talvez 27 luzes dessas que parecem com satélites em órbita terrestre de GPS, mas pensei ser isso ao ver o primeiro, mas de repente espaçado pelo que parecia ser uns 3 ou 5km vinha outro e outro, tudo na mesma rota vindo do sul para o norte (mesma rota dos aviões), só duas duplas que estavam mais perto (na mesma distância das 3 Marias). Demorou uns 10 minutos pra passarem todos.
    Li em outro site que pelo dia 20/02/2020 foram vistas luzes bem próximas que eram satélites da Starlink recém lançados. Será que vi eles agora só que estão mais altos e distantes uns dos outros? Porque achei estranho ser os satélites de GPS que vejo vindo de qualquer direção pra fazer a trilateração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é só a Space X que está fazendo satélites do tipo Starlink, há outras empresas fazendo mais equipamentos causadores de poluição celeste.

      Excluir
  94. Boa noite Renato! Essa noite do nada começou aparecer umas luzes subindo,aparecia uma brilhava bem intensa e sumia,lá vinha mais conseguimos filmar 2 delas

    ResponderExcluir
  95. Boa noite! Um ponto de luz, como se fosse uma estrela brilhando muito forte, aparece todo dia por aproximadamente 1 hora e depois desaparece no céu

    ResponderExcluir
  96. Ja vi várias andando próxima uma das outras e indo em direções diferentes

    ResponderExcluir