quinta-feira, 14 de março de 2013

Primeiro telescópio


Desde pequeno sempre gostei de olhar para as estrelas e meu pai me incentivava muito me contanto histórias de como ele no sertão nordestino conseguia enxergar 20 vezes mais estrelas do que na cidade. O desejo de ter um telescópio só aumentava a cada observação a olho nu que fazia.

Depois de muitos anos pesquisando e enrolando bastante para comprar, achei esse pequeno telescópio que me agradou bastante mesmo eu não sabendo de quase nada.

Pensei em simplicidade e portabilidade para ver objetos variados.

Orion Starmax Maksutov Cassegrain 90mm F13.9 1250mm Focal

Base Dobsoniana de mesa (Table Top)

Ocular Orion Ploss 25mm e 10 mm

+ Vixen 6mm comprada a parte do pacote original

Tudo isso me custou aproximadamente R$ 800,00 reais no Armazém do Telescópio.

Se quer sabia o calculo simples para aumento e o aumento máximo recomendado que é a abertura vezes 2 no meu caso 90mm vezes 2 máximo 180X isso em ótimas condições, pouco seeing (tremor atmosférico). Porém já errei na ocular de 6mm que gerava um aumento maior que o recomendável o que pode ser observado pelo cálculo dividindo a distância focal pela ocular ou seja 1250 divido por 6mm dava 208X o que já resultava em imagens ligeiramente borradas.


Depois de solicitada a orientação a colegas mais experientes disseram que o mínimo seria um abertura de 125mm para observar objetos variados além de planetas, agora era tarde, eu tinha que tirar o máximo de proveito do meu 90mm.


Seguem algumas fotos do pequeno Orion:


 




 




 




 

4 comentários:

  1. Olá amigo, você conseguiu ver detalhes de
    Júpiter e saturno com esse telescópio? E os satélites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor, Júpiter se vê as duas faixas de nuvens ao centro e claro as quatro luas de galileo e pode-se acompanhar o movimento delas. Saturno se vê os anéis e a divisão deles ambos no limite do telescópios coisa de 180X

      Excluir
    2. E no espaço profundo? Nebulosa de orion, pleiades?

      Excluir
    3. Espaço profundo só se vê realmente bem em minha opinião em lugares muito escuros longe dos centros urbanos. Nebulosa de Órion se vê muito bem e pleiades nem se fala, maravilhosamente, híades, pleiades do sul entre outros.

      Excluir