segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Primeira experiência com novo Skywatcher 8 Polegadas

Após cinco longos meses de espera finalmente chegou o tão aguardado Skywatcher 8" polegadas e não poderia deixar de relatar o quão agradável foi a experiência para os amadores que acompanham o blog Diária do Astrônomo.

Segue imagem do equipamento:






Aprendi em dois dias como alinhar os espelhos que creio não poderiam ter ficado melhores. Visualmente centralizados e no star test 100%, não por menos todos os astros que contemplei, ontem à noite em uma estrada abandonada nas proximidades da cidade onde moro acompanhado de meu querido pai, estavam com foco excelente e brilho sublime.

Saturno focado com 4 luas visíveis, Antares super vermelha, Alfa e Beta Centauro bem separadas, M6 e M7 radiantes, Lagoa belíssima, Trífida com estrelas brilhantes e o astro mais belo da noite M55 no zênite as 22:00 horas, encontrado por um método simples e que gosto muito, apontar o binóculo aleatoriamente e encontrar pequenas manchas no céu, apontar o telescópio e contemplar, após consultar o mapa para saber de qual astro se trata. M55 é um lindo aglomerado globular onde estrelas vermelhas geram três ou mais formas geométricas enquanto outras estrelas um pouco mais escuras pareciam brilhantes cristais no teto de uma caverna.

Seguem abaixo duas belíssimas imagens (domínio público) de M55 tiradas pelo Telescópio Europeu do Sul - ESO do qual o Brasil é participante:




Uma hora e meia de contemplação muito boa, só não formidável devido a luzes de postes ao norte de onde estava.

Novas experiências postarei novamente!

Abraços

Renato

2 comentários:

  1. To querendo comprar um dob desses, mas antes vou aproveitar melhor o meu mak90 recém comprado. rsrsr Acompanharei suas experiências com ele. Parabéns pela aquisição! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, é um ótimo equipamento, para quem vai carregar em um carro popular é o tamanho limite!

    Aproveite bem o Mak90, a portabilidade dele é imbatível, compre uma mesa retrátil e um banquinho dobrável para ir em locais escuros e aproveitar bem ele.


    Abraços e obrigado por acompanhar o blog.

    ResponderExcluir