quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Presenteado no Natal por um Cometa!



Olá caros amigos astrônomos, eis que o Natal chegou e o universo me presenteou com a oportunidade de ser testemunha de um belíssimo cometa. Me refiro ao C/2014 Q2 apelidado de Lovejoy.

Segue um pouco de como foi essa experiência.

Cheguei em casa por volta das 4:30 da manhã após a reunião com a família para a famosa ceia de natal. Não sou religioso, contudo, valorizo muito esse pouco tempo que passamos ao lado da família.

Estava bastante cansado devido a noite sem dormir até àquela hora, os bate papos e o leva e trás de travessas de alimentos, mas ao olhar para o céu através do portão de casa notei que estava aberto e muito limpo, com uma transparência que não via a muito tempo.

Lembrei quase que imediatamente do cometa que estava com excelente magnitude esses dias o qual havia conferido no site de carta de cometas no link abaixo:

Comet Chasing Com Cartas para Cometas

A magnitude prevista na carta era de 5.9 esta que foi medida por um dos membros do CAsB grande estudioso de cometas Maciel em 5.5. Em outras palavras facilmente visível com binóculo.

Devido a experiências anteriores frustradas na caça de cometas eu estava receoso do trabalho que teria naquela hora da noite e bem cansado mas ciente de que devemos ser persistentes segui firme em sua caça.

De porte de meu Smartphone e com o programa Mobile Observatory devidamente atualizado na Versão 2.43 e com dados atualizados via download automático pude ver o local exato do cometa naquele momento.

O instrumento ótico inicial utilizado foi o binóculo Órion Scenix 10x50, velho e querido companheiro.

Fazendo uma reta quase perfeita com as estrelas Épsilon e Alfa Columbae (constelação da Pomba) visíveis a olho nú segui a mesma distância das estrelas citadas para encontrar Mi Columbae e mais uma vez a mesma distância até me deparar com o belo coma do cometa. Estava perto de uma estrelinha pequena mas bem nítida (HD 39241). Parecia com um aglomerado globular e ao binóculo não pude ver detalhes.

Empolgado, chamei meu pai (62 anos) para ver e com extrema facilidade ele encontrou com o mesmo binóculo.

Mas a experiência não parou por aí, a um tempo atrás montei um pequeno telescópio de 90mm para substituir um mais antigo que vendi e me arrependi depois de mesma abertura. Em um outro momento relatarei sobre sua construção.

Ocorreu que ao observar por esse pequeno telescópio a imagem que vi certamente foi gratificante pois ali sim consegui visualizar o núcleo do cometa em meio ao seu coma. De forma muito suave, olhando com visão periférica, mas estava claro o que eu estava vendo. Um cometa do meio da cidade cercado de postes que me ofuscavam por todos os lados. Um belo conjunto de estrelinhas completavam aquela pintura celestial que eu contemplava.

Foi aí que pela primeira vez fiz um esboço da bela visão, foram duas primeiras experiências bem interessantes, segue esboço:




A estrela maior na esquerda, salvo engano, é a HD 39241 citada anteriormente e o telescópio que usei inverte a imagem.

Caso o céu abra novamente aconselho os curiosos a observarem também especialmente se puderem usar telescópios de grandes aberturas. Foram aproximadamente 25 minutos de observação e uma experiência para a vida toda.

Abraços, Feliz Natal e Ano Novo e que nossos projetos se concretizem.

Renato

2 comentários:

  1. Aqui perdi a oportunidade de ver o cometa. Já tinha até pegado um guia de trajetória que ele faria no céu, mas acabei não vendo. =/
    Quanto a esse telescópio que você disse que vendeu e se arrependeu... seria o maksutov que você fez um review anteriormente? Ele é assim tão bom comparado com outras opticas de mesma abertura?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ainda estará visível esses dias, hoje na constelação de Áries. Sim era um maksutov. Ele é bom mas não tanto comparando outros de mesma abertura como um bom refrator acromático de 90mm que tem preço semelhante pois o refrator não tem obstrução de espelho secundário, a maior vantagem é o tamanho muito reduzido. Não comparo com apocromáticos pois os preços são incompatíveis. Abraço

    ResponderExcluir