segunda-feira, 17 de julho de 2017

Ocultação Antiope, Andrômeda e Urano


Na madrugada do último domingo dia 09/07/2017 fiz a tentativa de observação do asteroide duplo 90 Antíope que ocultou a estrela TYC 0022-01069-1 na constelação de Peixes. O responsável por ocultações no Brasil Sr Breno Loureiro e um amigo Toninho me avisaram na sexta feira, eu não estava usando o computador que tem o programa Occult Watcher que avisa as ocultações em sua localização e não vi com maior antecedência. Montei o telescópio por volta de 4:30 da madrugada, ainda bem que o frio deu uma trégua. Usando um binóculo 7x35 que tem 9ª de campo de visão (gosto muito desse tipo de binóculo, pois permite ver um grande pedaço de céu) consegui achar a região da estrela e através das cartas de busca do site www.asteroidoccultation.com consegui achar a estrela no Enterprise, apelido do telescópio de 8 polegadas, com a buscadora 8x50 com imagem corrigida. Chegada a hora da ocultação 5:19 de onde eu estava a estrela aparentemente não se apagou para mim. A Lua estava cheia e apesar de já estar bem a Oeste atrapalhou a visão da estrela de 11ª magnitude, pois com dificuldade eu consegui vê-la. Ressalto a importância de nos casos de ocultação ser necessário procurar a estrela um dia antes para que no dia não seja tão difícil encontrar, ainda mais estrelas com pouco brilho. O asteroide foi visto em dois outros pontos de observação mais ao norte inclusive foi registrado pelo método drift-scan que conseguiu ver os dois asteroides.

Seguem imagens das cartas de busca utilizadas:

http://www.asteroidoccultation.com/2017_07/0709_90_51144.htm



Nosso colega Cristóvão Jacques de Minas Gerais conseguiu uma bela drift-scan veja abaixo e repare na duplicidade dos asteroides:



E falando em ocultação nossos colegas Norte Americanos também tiveram sorte com a ocultação de Amalthea onde possivelmente descobriram um satélite do asteroide:



Mais informações:

http://www.skyandtelescope.com/astronomy-news/amateur-observers-discover-asteroid-moon/

Já que não vi a estrela se apagar aproveitei para dar uma olhada em Andrômeda que por ali estava, contudo como moro ao sul da cidade minha visão é atrapalhada por toda a poluição luminosa na direção da galáxia além da lua cheia também estar atrapalhando, vi apenas um borrãozinho de galáxia. Já me disseram uma vez que um bom filtro de galáxia é gasolina para ir bem longe da cidade e observar. Meu último alvo da noite foi Urano, como já estava cansado não fui buscar oculares de maior aumento me limitando a 83x o que gerou a imagem de um círculo branco.

A lua nova de Julho se aproxima e já estou preparando uma planilha para uma solitária star party.

Por hora é só.

Abraços

Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário