sábado, 20 de junho de 2020

Comparação Maksutov 90mm vs Luneta Visioking 20/60x80mm

Depois de muitos meses volto a escrever alguma experiência aqui no blog. Acontece que a casa onde eu morava não me abria nenhum pedaço de céu o qual eu pudesse montar algum equipamento e observar, agora na casa em que estou tenho um pequeno espaço de visão e espero que conseguir utilizá-lo bem.

Trago uma breve comparação entre o ótimo Maksutov 90mm contra a ótima Luneta Visioking 20/60x80mm. O motivo da aquisição da luneta foi devido ao Maksutov ter um campo de visão pequeno o que dificulta na hora de comparar estrelas variáveis com as estrelas de comparação em volta. Sem dúvida que um campo maior ajuda muito nessa hora.

A luneta foi adquirida no Aliexpress através do link abaixo, não fui taxado:


E o tripé foi adquirido no Mercado Livre por volta de R$ 150,00 reais.

Como podem perceber para um equipamento de astronomia o custo é bem baixo especialmente nesse momento de crise no qual nossa moeda desvalorizou muito.

Na noite de ontem por volta da meia noite resolvi montar o maksutov e a luneta apontando para o Messier 7 na cauda da Constelação de Escorpião, trata-se de um aglomerado aberto fácil de achar e com boas estrelas para comparar o campo de ambos os equipamentos. O maksutov como é de mesa foi colocado sobre um pequeno banco, futuramente quero fazer um tripé pra ele, e a luneta no tripé fotográfico. Achar o aglomerado em ambos os equipamentos é fácil, pois o telescópio tem a buscadora e a luneta tem um bom campo de visão.

Tudo montado é hora de observar e comparar. Comecei pelo telescópio que utilizando a ocular de 32mm e com seus 1250mm de distância focal resulta em um aumento de 39x (1250mm/32mm=39x) mostrou uma imagem muito nítida mesmo nas estrelas mais fracas e o campo de visão ficou em aproximadamente 1.2º o que permitiu ver as estrelas o aglomerado de forma ampla, porém as estrelas em volta dele não foram tão visíveis. A estabilidade do telescópio é algo a se destacar, pois é muito firme e ao movimentá-lo logo ele para de tremer algo que ajuda muito durante a observação.

Agora a vez da luneta, nessa o aumento utilizado foi o mínimo visando maior campo de visão, ela pode variar o aumento indo de 20x até 60x através da ocular com zoom. Quanto a qualidade da imagem essa foi ótima, foco muito fácil e tendo atenção quase era possível ver todas as estrelas do telescópio. Já o campo de visão foi de aproximadamente 2,2º o que deu uma sensação de ser 5 vezes maior dispondo além do aglomerado muitas estrelas em volta. Dessa forma o processo de estimar variáveis comparando com outras próximas fica muito facilitado. A estabilidade deixa um pouco a desejar já que o tripé fotográfico não foi projetado para astronomia, mas com um pouco de paciência é perfeitamente possível usar, os astros permanecem um bom tempo no campo de visão então não precisa ficar ajustando tanto.


Segue imagem aproximada da comparação:


O círculo central corresponde ao maksutov 1.2º, o intermediário à luneta com 2.2º e o maior a um binóculo 10x50, isso em minha impressão pessoal, não fiz cálculos exatos.


Seguem imagens da luneta:









Seguem imagens do telescópio utilizado:





Por hora é isso, obrigado e abraços
Renato

4 comentários:

  1. Bom dia, Renato! Senti sua falta, seu blog é excelente! Sempre fui apaixonado por astronomia e posso enfim comprar meu primeiro binóculos. Estou há meses pesquisando e tenho muitas dúvidas sobre qual escolher. Sei que quero um bom, mesmo que consideravelmente caro. Procuro um com revestimento FMC preferencialmente, porro bak-4 e saída de pupila próxima de 5mm. Eu não tenho muita estabilização nos braços, então com certeza precisarei do auxílio de um tripé. Minha maior dúvida é entre os modelos 10x50 e 15x70. Sei que, como uma primeira experiência, o 10x50 seria mais aconselhável, porém pretendo investir para pegar um bom binóculos, e o 15x70 tem uma amplitude maior e suas objetivas também, teoricamente seriam mais indicados para astronomia. Não pretendo comprar um para futuramente comprar outro, já vou gastar bastante em um bom. Se, futuramente, eu for comprar outro, será um telescópio. Mesmo que eu não tenha prática, acho que me adaptarei bem com as dicas que pego na internet. Poderia me ajudar a escolher entre alguns modelos?
    Vi alguns bons e baratos na AliExpress, mas não confio muito em produtos fabricados na China... vou citar alguns modelos e minhas dúvidas.

    Binóculo Octans Spare II PRO 15x70 AT com Ocular BIG EYE - excelentes especificações, mas não conheço esaa marca e não achei relatos de pessoas que tenham comprado e opinado sobre. Vi em um site (Rei dos telescópios) que o considera uma boa marca. Mas o site, ao informar que os prismas bak-4 e bak-7 não tem grandes diferenças e que os diferentes tipos revestimentos são puro marketing, pois seriam praticamente iguais, não me passou muita confiança. (https://www.telescopios.net/conteudo/binoculos-esclareca-suas-duvidas/29)

    Binóculo Skylife Deepsky 15x70 Ct Astronômico - excelentes especificações, com revestimento MC, ligeiramente inferior ao FMC.

    Binóculo Tasco Essentials 10x50mm - boas especificações, como revestimento MC, porém não informa se o prisma é porro bak-4 ou bk-7.

    Como já disse, achei vários na Ali Express, com excelentes preços, inclusive marcas reconhecidas, porém de fabricação chinesa, o que me deixa com o pé atrás.

    Se você tiver algum modelo que queira sugerir, ou um desses que eu citei... vou levar em consideração (e muito) a sua opinião antes de enfim comprar meu binóculos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lukas, obrigado pelo elogio. Vamos lá se vc tem instabilidade nas mãos vai a dica do 7x50 que mesmo sem tripé tem boa estabilidade, o 10x50 é um meio termo dá pra usar sem tripé de preferência numa cadeira de praia apoiando os braços. O 15x70 é difícil usar na mão, mas apoiado na cadeira também dá pra usar. Só um detalhe importante o 15x70 tem um campo de visão menor o que pode restringir a busca de astros. Então eu recomendo um 10x50 e cadeira de praia ou tripé fotográfico, pois futuramente esse binóculo será uma excelente buscadora pra ajudar a encontrar astros com o telescópio.

      O fator crucial no 15x70 é ser de boa qualidade, pois nesse aumento já começa a ficar difícil focar bem ambos os lados e de alta qualidade é muito caro.

      Sobre ser fabricado na China quase tudo é, mas claro que a marca influencia muito, do Aliexpress eu recomendo a VisionKing, já comprei binóculos 10x50 dela e vi que a qualidade é ótima.

      https://pt.aliexpress.com/item/32816445482.html

      Esse não testei, mas me parece também ser muito bom eu compraria sem medo.

      https://pt.aliexpress.com/item/32861692408.html

      Agora se quer binóculos de excelente qualidade e preço já um pouco mais caro recomendo Nikon Aculon 10x50 ou Bushnell Legacy 10x50, o Bushnell é à prova d'água e anti-embaçamento, cada um custa por volta de 100 dólares, difícil é comprar com essa crise.

      Esses Skylife e Tasco já vi relatos que todos são Bak7, não recomendo.

      Obrigatório FMC e Bak4, não compre sem certeza de ter isso.

      Por hora é isso que tenho a citar, depois que comprar nos diga a experiência.
      Abraço
      Renato

      Excluir
    2. Obrigado, Renato. Acho que posso comprar no AliExpress sem desconfiança, então. Só ter paciência, pois com certeza vai demorar... Uma dúvida sobre o VisionKing que me indicou... Li em vários sites que binóculos com objetivas coloridas seriam ruins... isso é verdade?

      Excluir
    3. De nada Lukas, sobre coles nas lentes depende veja: "Verifique também as coberturas coloridas nas lentes! As lentes vermelhas e laranjas servem para ambientes mais claros (com muita luz solar), já as lentes azuis, verdes e violeta são indicadas para locais mais escuros!" Fonte: https://mybest-brazil.com.br/14188

      Não é à toa que os melhores binóculos tem lentes com tratamento verde ou violeta. Já comprei muita coisa no aliexpress e tá chegando até bem rápido, tente o frete por e-Pac que costuma ser bem rápido e barato.

      Abraço

      Excluir