quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fascínio sobre apenas uma estrela Mira Ceti

Essa estrela é muito interessante e desperta a curiosidade daqueles que a estudam, trata-se de uma gigante vermelha pulsante e variável na constelação da Baleia (Cetus).

Imagem da constelação da Baleia (Cetus):



Estrelas variáveis são aquelas que aumentam e diminuem seu brilho, no caso de Mira ela aumenta literalmente seu tamanho tornando mais ou menos brilhantes conforme seu tamanho aumenta e diminui.
Foi descoberta pelo alemão David Faber antes da invenção do telescópio, provável que em seu pico de maior brilho, que reparou posteriormente que a estrela não estava mais visível e no decorrer de onze meses foi novamente observável.
Mira A tem aproximadamente 700 vezes o diâmetro do nosso Sol e orbita em conjunto com Mira B que é uma Anã Branca.

Segue abaixo uma concepção artística de ambas as estrelas:




Uma das maiores curiosidades sobre Mira A é que em suas variações ela expulsa grande quantidade de material em forma de gás e poeira cósmica. Esse material é atraído por sua companheira Mira B formando um arco de transferência de material no espaço que foi captado pela Nasa através de fotografia ultra violeta realizada com o telescópio espacial GALEX (Galaxy Evolution Explorer).
Mira B tem em sua volta um disco de acreção formado pelo material expulo da gigante vermelha.

Veja a imagem captada pelo GALEX:


Clique na imagem para ver melhor.

Mira A e B ficam a aproximadamente 420 anos luz e são afastadas uma da outra uma vez e meia a distância entre o SOL e Plutão.

É fascinante observar Mira A em épocas diferentes do ano e perceber sua mudança de magnitude que vai de 2, quando é visível a olho nu, até 10, brilho esse que necessita de telescópio para ser visualizado.

Mira A está no fim da vida, sendo uma gigante vermelha em breve explodirá expulsando todo o seu material e formando uma nebulosa planetária restando apenas outra anã branca como Mira B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário