quarta-feira, 3 de abril de 2013

Novo Foco Observação


Com foco agora na observação e munido de orientação experiente de amigos do CASB (Clube de Astronomia de Brasília) comecei minha busca por abertura a baixo custo, lembrando que abertura é demasiadamente importante, muito mais que aumento, afinal como gerar grandes aumentos se captar pouca luz, ainda mais para observação que é em tempo real e não um sensor captando minutos de luz como é o caso da astrofotografia.

Normalmente aqueles que procuram equipamento nessa linha de raciocínio quase sempre encontram um Newtoniano em base Dobsoniana.

Veja abaixo alguns exemplos:

Inicialmente encontrei disponível no site Armazém do Telescópio o seguinte modelo:



Trata-se de um Skywatcher 203mm, base dobsoniana e tubo retrátil que facilita o transporte. Mas após perguntar para alguns colegas mais experientes, me disseram que toda vez que for usar precisa de colimação (alinhamento dos espelhos) e que depois de muito uso as presilhas das hastes não prenderiam ele perfeitamente e seriam instáveis o que me fez desistir da idéia. 

Partindo para novas pesquisas cheguei ao GSO 203mm que tem boa qualidade e focalizador com micro foco como o da imagem abaixo: 



Porém depois de muito procurar simplesmente não achei a venda no Brasil, teria que encomendar para não se sabe quando chegar. Infelizmente os astrônomos amadores brasileiros sofrem com a falta de opções para compra.

Então pela falta de opção acabei encomendado um Skywatcher 203mm de abertura, 1200 distância focal FD/5.9 que parece ter boa qualidade, vem com uma ocular Super Plossl 25mm e uma Plossl 10mm que virou padrão de oculares que acompanham telescópios desse gênero. 

Outra vantagem desse modelo sobre o retrátil anteriormente citado é a possibilidade futura de adaptá-lo a uma montagem equatorial computadorizada para astrofotografia, coisa que no retrátil não vejo possibilidade. 


Segue imagem do modelo: 








O modelo newtoniano é mais simples de se construir e a base dobsoniana é feita de madeira com pouca tecnologia envolvida, essa simplicidade reduz drasticamente os custos.

No fundo o que eu realmente queria era um Meade TrusTube 203mm. Ele é feito com hastes porém num projeto muito diferente, onde tem 3 pares de astes e cada par é instalado em forma de triângulo e aparafusadas o que proporciona montagens estáveis utilizada em telescópios muito maiores do que esse inclusive. 




Difícil é trazer para o Brasil, a única que descobri até agora que importa é a astroshop.com.br que não respondem e-mail tem tempo, tem que ligar pra loja no Rio de Janeiro para obter informações.

É importante lembrar que esse equipamento que tem um porte grande e não é tão aconselhável para certos perfis de pessoas como, por exemplo, é difícil trabalhar com eles em apartamentos, não dá pra levar um desses em qualquer viagem, não cabem em qualquer porta malas.

Portanto antes de comprar deve-se avaliar o quanto será utilizado e se outro não seria mais adequado para cada perfil.

É melhor ter um equipamento mediano e leve que se vai utilizar sempre que quiser, do que um poderoso e pesado que só vai ficar pegando poeira.

Agora só resta aguardar o Skywatcher 203mm encomendado para junho e fazer os testes, quando chegar posto os resultados iniciais obtidos, até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário