sábado, 24 de maio de 2014

Ocultação da estrela 42 Aquarii pelo asteroide 33 Polyhymnia

Recentemente observei e cronometrei o tempo de uma ocultação por asteroide, fiquei apreensivo de não ver nada porém fiquei muito satisfeito com o resultado.

Segui a risca o manual da REA no link:
http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/asteroides.pdf

Instalei o Ocult Watcher, programa que mostra quais ocultações ocorrerão em sua localidade e mostra outras pessoas que farão a mesma obervação facilitando campanhas para o registro.

A hora local prevista foi 5:29:49,00

Resultado da ocultação POSITIVO

Data: 24/05/2014

Asteroide: 33 Polyhymnia

Estrela: HIP 110000 (42 Aquarii)

Desaparecimento: 8:29:49,73 UTC
Reaparecimento: 8:29:52,01 UTC

Duração: 2,28

Método utilizado cronômetro itens 5.1 e 5.2 do manual da REA (http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/asteroides.pdf)

Fonte de sinal horário: Telefone do Observatório Nacional

Breve relato pessoal.

Pouco antes da ocultação um brilho andava de Sul para Norte, satélite suponho e nos dois minutos que antecederam a ocultação um outro brilho andava de Norte para Sul tentando tirar minha atenção da estrela mas não conseguiu.

Posso resumir que levei um belo susto quando vi pela primeira vez na vida uma estrela desaparecer diante de meus olhos, meu tempo de reação deve ser sido um pouco maior que no treinamento por causa do susto.

Ela desapareceu lentamente e reapareceu de uma vez.

A pontualidade é algo realmente impressionante, não imagino como podem calcular tais eventos com tamanha precisão e olha que temos uma lista enorme de ocultações para anos a frente e com mais cálculos sabe-se lá até quando é possível prever.

Aqui o local exato da estrela:



Só por curiosidade, Polímnia ou Poliímnia (em grego: Πολύμνια, transl. Polyhymnia, "a dos muitos hinos") foi uma das nove musas da mitologia grega, as filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis. Era a musa da poesia sagrada e tinha um ar pensativo. Também era considerada a musa da geometria, meditação e agricultura. Representada usando uma túnica e um véu. Fonte Wikipédia.

Não sei como pude gostar tanto de um evento tão breve, imagino outros em que a duração é bem maior.

Aqui um vídeo feito por um astrônomo do Clube de Astronomia de Brasília CaSB.




Diria que foi um excelente treinamento para a próxima ocultação que ocorrerá em Julho de Hera a qual terá uma duração muito maior de 11 segundos.

Hera ocultará a estrela HIP 91781 Sgr (V3879 / HR 7023) na constelação de Sagitário com magnitude 6.1, visível com binóculos, no dia 30 de julho de 2014 às 01:11.

Fonte: http://www.poyntsource.com/New/Future.htm

Reporte de 33 Polyhymnia já encaminhado a REA

Renato Veras

6 comentários:

  1. Parabéns Renato pelo belo trabalho observacional , em uma área muito pouco explorada em nosso país, que pelas suas dimensões continentais se constitui em excelente 'teatro de observações asteroidais' para os aficionados! Como você bem frisou: "que venha Hera', no dia 29/30 de julho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Toninho, de agora em diante todos os de Brasília pretendo acompanhar, futuramente quando tiver um local observacional melhor que meu atual farei observação das estrelas mais apagadas de magnitude 12 ou um próximo. Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns Renato, ótimo registro! Estou chegando agora no Casb, sei ainda muito pouco sobre ocultações, mas certamente seu exemplo é motivador!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que legal. Não sabia que tinha aplicativo para achar ocultações. Já instalei aqui :)
    Vou ler o manual disponibilizado para entender como funciona.
    Obrigado Renato por mais um artigo muito útil. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Milton, é um prazer compartilhar o pouquinho que sei.

      Abraço!

      Excluir