quarta-feira, 22 de abril de 2015

Agradável Conjunção Lua Nova, Vênus e ?


Amigos, escrevo para compartilhar esse pequeno momento de apreciação que me aconteceu por acaso.

Ontem ao sair para caminhar por volta das 18 horas, ainda com luz diurna presente, ao olhar para o céu me deparei com uma conjunção que não esperava. Estava certo de ver a lua Nova, Vênus e outra estrela muito brilhante a qual não consegui identificar por falta de referências próximas. Vênus estava com um brilho surpreendente e distava da Lua em aproximadamente 6º.

O que achei curioso foi a sensação que tive ao observar essa conjunção pois a cada vez que olhava tinha uma impressão de proximidade muito forte. Foi como se os três astros estivessem na proximidade de um avião em baixas altitudes. Talvez a proximidade dos astros tragam algum tipo de ilusão de ótica ou mesmo pode ter sido um sentimento particular naquele momento contudo foi sem dúvida muito prazeroso.

Ao voltar para casa com céu mais escuro, uns 40 minutos depois, olhei para a mesma região porém a estrela não identificada já havia sido engolida por nuvens. Posteriormente olhei no mapa eletrônico que utilizo (Mobile Observatory) e neste vi que era nada menos que a belíssima estrela Aldebaran.

São momentos assim que me fazem apreciar observações dotadas de simplicidade pois trazem tanto prazer quanto outros métodos e um prazer muitas vezes diferenciado. Não foi a primeira vez que tive visões diferentes no crepúsculo, talvez os resquícios de luz diurna geral efeitos visuais mesmo em astros tipicamente observador noite adentro.

Hoje a Lua ainda estará próxima dos dois astros mencionados, a quem interessar dê uma olhadinha para o céu assim que anoitecer, só não pode olhar dirigindo!

Conjunção Imagem




Fonte de algumas informações:

http://www.ibahia.com/a/blogs/estrelas/2015/04/21/efemerides-astronomicas-de-21-a-30-de-abril-de-2015/

Semper Observandum

Renato

5 comentários:

  1. Olá,

    Sou Marcos, e acessando seu site/blog encontrei dicas interessantes sobre astronomia, na qual quero ingressar como hobby.

    Contudo, ainda não comecei, mas já tenho lido alguns artigos e visto que tenho que iniciar da forma correta, usando binóculos, conhecendo as coordenadas, localizando algumas constelações, astros, etc.

    Meu contato é, para se possível, me enviar dicas sobre que aparelho comprar, no caso o binóculos, e posteriormente, qual telescópio adquirir já que ao acessar alguns sites, pude ver uma gama de opções que me deixaram totalmente confuso quanto a compra do telescópio.

    Ficarei muito agradecido pelo apoio, e farei o possível para mostrar minha evolução neste seguimento.

    Desde já, grato e no aguardo.

    contato: marcos.araujo@teqmining.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos, será um grande prazer orientá-lo no que eu puder, lhe enviarei um e-mail com detalhes. Ainda bem que você escreveu aqui, juro que não vi as letras escuras nesse post.

    ResponderExcluir
  3. Olá Renato, parabéns pelo blog! Eu tb desejo me aprofundar aos poucos na astronomia amadora. Vc podera fazer a gentileza de me encaminhar o email com dicas sobre equipamentos enviado ao colha que abriu os comentários? Abraços! viniciuspaiva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde saiu "colha" eu quis dizer "colega"

      Excluir
    2. Sem problemas. Vou lhe enviar exatamente o mesmo e-mail que enviei para o Marcos.

      Excluir