segunda-feira, 6 de abril de 2015

Protetor de Orvalho para Buscadoras

A maioria dos astrônomos amadores, caso não tenha enfrentado, enfrentará o problema de orvalho nos equipamentos e o primeiro prejudicado com o excesso de umidade é justamente um dos mais importantes especialmente nos telescópios, a buscadora.

Antigamente as buscadoras (também conhecidas como pesquisadoras) assim como os refratores já vinham com um protetor de orvalho que consistia em um alongamento no tubo da objetiva, no caso das buscadoras óticas, porém hoje em dia esse alongamento vem sendo descartado e observações que entram na madrugada acabam perdendo esse importante instrumento que fica molhado com o orvalho.

Eu mesmo já passei apertos com as buscadoras molhadas e recorri a secadores de cabelos de amigos que observavam ao meu lado, o problema é que logo o equipamento está molhado novamente, contudo existe uma outra forma de amenizar esse problema.

Já que as buscadoras vem praticamente sem protetor resolvi confeccionar os meus com uma receita bem simples.

Fui a um armarinho e comprei uma folha de EVA fino, o mais barato que tinha na cor preta, envolvi na buscadora para tirar a medida aproximada, recortei com um centímetro a mais para ter espaço para costurar e após costurar uma extremidade a outra o resultado foi excelente. De início fiz com uma buscadora 6x30 e quando vi o bom resultado fiz também com a buscadora 8x50.

Vejam as imagens, ficaram firmes e muito funcionais:










Uma dica simples que pode prolongar uma sessão de observação noite adentro.

Abraços

Renato

4 comentários:

  1. Excelente dica Renato. Ainda não tive a "oportunidade" de pegar orvalho no meu equipamento, mas nem me ligava que até mesmo a buscadora pode sofrer a influência da umidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é e depois que molha tudo a noite de observação fica muito limitada.

      Excluir
  2. Amigo. Na verdade eu estou tentando tirar esse protetor de lentes e não consigo. Vc teria alguma dica para mim?

    ResponderExcluir