domingo, 23 de agosto de 2015

Experiência Diagonal Amici


Ontem tive pela primeira vez a experiência com a diagonal de prisma Amici no telescópio, esta que corrige a orientação da imagem do céu nos Cassegrain e Refratores.

Nesses dois modelos a imagem não fica de cabeça para baixo como costumeiramente em newtonianos, a imagem fica invertida lateralmente o que dificulta muito a busca de objetos difíceis de achar como variáveis.

O que tenho a dizer é que foi sublime o uso do equipamento com essa correção, pois houve grande conforto tanto na busca quanto na observação e leitura da carta de busca. Nada de ficar invertendo a carta ou ter duas, uma para o binóculo e outra para o telescópio.

Eu já tinha uma boa expectativa sobre a qualidade do prisma por conta do modelo AMICI ser ótimo e a marca GSO ser muito caprichosa.

Em dólares custou 31+7 de frete para o hotel de um amigo do casb estava hospedado nos EUA.

Em reais ficou R$ 155,00.

Mais uma vez obrigado ao amigo que fez a gentileza de me trazer a diagonal.

A diagonal dielétrica que tenho custou 250,00 e hoje não se compra por menos de 350,00 reais no Brasil isso quando se encontra.

Tecnicamente falando a dielétrica é a melhor escolha para quantidade de brilho dado que garante 99% de reflexão enquanto as comuns que vem com o telescópio ficam em torno de 89%.

Para mim ficou empatada, mesmo com luar vi de relance a estrela de magnitude 11.3 que via com a dielétrica em noites normais.

O teste com estrelas muito brilhantes também foi muito bom. Para quem ainda não usou diagonal com correção de imagem, aquelas 45º para visualização terrestre que vem em alguns telescópios ao serem apontadas para estrelas brilhantes geram difrações deteriorando a vista astronômica.

Para o teste apontei para Alfa Centauro e não vi falhas na imagem, na verdade, com bastante atenção já conseguia perceber a duplicidade da estrela.

O prisma também é mais leve que a dielétrica, isso em telescópios pequenos como o meu faz diferença.

Link da compra:

http://agenaastro.com/gso-1-25-90-erect-image-prism-diagonal.html


Imagem:


Diagonal Amici 90º GSO AgenaAstro




Uma ótima aquisição, creio que finalmente meu Pequeno Notável Mak90 alcançou seu status de caçador de variáveis com louvor (risos).

Abraços amigos.

Renato

29 comentários:

  1. Boa noite amigo, qual é a marca da sua diagonal dielétrica 99%? E qual vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, marca GSO a qual recomendo. Todos os produtos que tive da GSO são excelentes.

      Excluir
  2. Vc sabe me dizer se presta a diagonal dielétrica 99% da marca Svbony? Se compensa comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa marca Svbony aparenta ter produtos de ótima qualidade e bons preços, tenho um redutor focal dela e não perde em nada para o GSO. Boa marca, recomendo.

      Excluir
  3. Bom dia Renato, gostaria de saber se essa diagonal de prisma amici da GSO é melhor do que a diagonal de prisma da Celestron, pois tenho um refrator Celestron Astromaster 102az com diagonal de prisma de fábrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Adriano, infelizmente eu nunca usei prisma da Celestron, creio que seja padrão com Órion e Skywatcher que são bons, mas não posso afirmar. Se eu fosse comprar certeza que seria GSO, mas como vc já tem um fica difícil dizer se vale a troca.

      Excluir
  4. Bom dia Renato, o que vc mais aconselha para para diminuir a aberração cromática para esse Telescópio refrator 102az f6.47, diagonal dielétrica 99% ou prisma?

    ResponderExcluir
  5. O problema da aberração cromática é que pode estar em vários lugares, o primeiro é a objetiva que é difícil trocar. O segundo é o prisma que é mais fácil trocar e o terceiro são as oculares. O prisma comum deteriora um pouco a imagem coisa que é melhor na diagonal dielétrica. No refrator vc nunca estará totalmente livre de aberração, porém com a diagonal dielétrica e oculares de boa qualidade vc reduz tanto isso que no visual nem atrapalha.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, vou comprar um prisma gso Amici para testar e te falo se tem diferença, pq a diagonal gso de prisma Amici é bem mais barata do que a dielétrica 99% gso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Adriano, para qualidade de imagem a dielétrica é a melhor opção, geralmente quem usa prisma é porque quer a imagem orientada igual o céu, binóculos e as cartas de busca. Mas para qualidade o espelho dielétrico realmente é melhor. Eu observei Vênus com o prisma em grande aumento e duplicava a imagem levemente. Com diagonal de espelho comum a imagem já melhorava. Pense na diagonal de espelho comum, pois também é uma boa opção. A dielétrica pode nem fazer tanta diferença para uma de espelho padrão. Hoje as de espelho padrão tem alta refletividade e são baratas. Dielétrica é mais pra astrofotografia, lado a lado nem se nota diferença para a comum

      Excluir
    2. Renato, vi nesse site um teste de várias diagonais, eles dizem que um bom prisma não deixa nada a deseja para uma dielétrica 99%.
      https://www.cloudynights.com/articles/cat/articles/mirror-vs-dielectric-vs-prism-diagonal-comparison-r2877

      Excluir
    3. E eu concordo com eles, só que quando eles querem dizer bom prisma se referem a boas marcas as quais eles têm acesso como Baader, TeleVue. Aqui achar um prisma de boa qualidade não é tarefa fácil, acho que só importando. Como disse, pra qualidade de imagem prefiro uma bom e velho 90º com espelho, a não sei que precise de correção no céu. Eu tenho diagonal de espelho e prisma básicos, o espelho é melhor de imagem.

      Excluir
  7. E futuramente, quando o dólar tiver mais baixo, vou comprar uma dielétrica 99% da GSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o dólar alto dificulta muito compras importadas...

      Excluir
    2. Adriano, comprei uma Dielétrica da Svbony, estou aguardando chegar para testar.

      Excluir
    3. Bom dia Renato, tb comprei uma diagonal dielétrica da Svbony ontem na Aliexpress, só que acredito que vc receberá mais rápido, pq moro na região norte e acaba demorando mais.

      Excluir
    4. Bem provável eu receber antes mesmo. Outro detalhe, eu descobri que a diagonal de espelho comum que eu tenho também é da marca Svbony, o meu prisma é da GSO, quando as três estiverem aqui farei o comparativo.

      Excluir
    5. Vc achou boa essa diagonal de espelho comum da Svbony? Vc viu muita diferença da diagonal dielétrica da GSO?

      Excluir
    6. A dielétrica da GSO vendi faz tempo, lembro que não via diferença com a comum. Vamos ver se essa da Svbony é melhor.

      Excluir
  8. Pensei muito no que vc falou sobre as diagonais, e resolvi comprar uma dielétrica, assim terei uma de prisma e outra dielétrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que tenho hoje (espelho comum) e não me arrependo, o prisma ajuda encontrar os astros e o espelho tem qualidade para qualquer astro especialmente o dielétrico, acho que é uma boa combinação.

      Excluir
  9. Renato, li um comentário de uma pessoa que comprou a diagonal de prisma Amici da GSO, e ela falou que a qualidade é parecida da diagonal da Celestron. Então resolvi comprar a dielétrica da Svbony para testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provável que seja até do mesmo fabricante, porém com marcas diferentes na venda final. Estou animado pela dielétrica da Svbony, estou gostando dessa marca. Preços bons e boa qualidade.

      Excluir
    2. Quando chegar a diagonal vou colocar adesivo fosco no interior das laterais vermelhas, pq vi uma pessoa reclamar por ser vermelha e acaba refletindo a cor

      Excluir
    3. Caramba que loucura fazer com essa falha, vamos testar e ver se percebemos essa cor.

      Excluir
    4. Olha a primeira avaliação do comprador, tem até fotos, segue o link. Acho que vamos ter que colocar mesmo adesivo preto fosco no interior das laterais.
      https://m.pt.aliexpress.com/i/1005001896254547.html

      Excluir