quinta-feira, 9 de junho de 2016

Ocular Starguider 5mm


O quanto uma ocular pode fazer a diferença em nossas observações realmente me impressiona.

Em plena segunda feira, dia 6 de junho, ao chegar em casa e olhar para o céu percebi que estava belíssimo e tomei coragem para reinaugurar uma ocular a Starguider 5mm que eu "recomprei".

Recentemente observei Marte em oposição e aproximação com uma boa Barlow GSO tripleto e ocular de 10mm Plossl comum a 300x de aumento. Percebi uma ligeira aberração cromática além do campo de visão pequeno e pensei em uma forma de melhorar essa visão. Uma ocular que sozinha fizesse o mesmo aumento foi a primeira ideia que veio a mente. Infelizmente o mercado brasileiro tem poucas opções, achei duas promissoras: TMB Planetary e Starguider. Tenho uma  Starguider de 8mm e já tive uma de 5mm. Essa última há época da aquisição achei que escurecia muito a imagem e acabei vendendo. Por achar que interpretei mal a Starguider de 5mm, fazendo poucas observações, acabei comprando uma novamente e para minha surpresa tive ótimas imagens. De cara percebi que o tratamento anti reflexo melhorou, pois em comparação com a de 8mm, ela é bem mais forte com as lentes esverdeadas como as objetivas de um telescópio apocromático.

As Observações

Minha meta era ver Júpiter de preferência com sua mancha vermelha. Infelizmente ainda não consegui pegar o planeta com ela virada para nós. Contudo, a imagem que tive foi muito além de minhas expectativas, vi de cara 4 faixas de nuvens sendo que normalmente só vejo duas, e em alguns momentos uma delas parecia picotada como se fossem as manchas do asteroide que se despedaçou anos atrás. Olhando um pouco mais consegui ver que as faixas centrais estavam divididas sendo 4 no centro totalizando 6 se somadas as das extremidades.

Saturno aos 150x da Starguider 8mm já se mostra uma fotografia, mas aos 240x da Starguider de 5mm virou uma imagem tridimensional, a esfericidade do planeta nunca foi tão destacada, a faixa de nuvens no planeta também foi facilmente vista além de vários de seus satélites em volta.

Marte por sua vez mais parecia uma Lua Cheia de tantos que eram os detalhes visíveis. Muitas formações se destacavam na imagem marciana do planeta que está em ótima aproximação da Terra.

Resolvi apontar para Alfa do Centauro e a distância entre as estrelas da dupla era bem grande. Também vi Acrux com seu belíssimo brilho azulado em ambas as estrelas do pé do Cruzeiro do Sul. Ali perto observei também Ômega Centauro e me vi dentro do aglomerado observando seus "espaços vazios" na parte central.

Além das surpresas citadas, algo que não estou bem certo, mas a impressão que tive foi muito forte, foi a visão de Antares B. Isso mesmo para finalizar a sessão de observação apontei para o coração do escorpião em busca de sua pequena estrela companheira e depois de me esforçar bastante estou certo que vislumbrei um pontinho brilhante ao lado do enorme brilho de Antares A. Já li relatos que esse tipo de observação é realmente muito difícil de se fazer e me senti recompensado pela visão.

Realmente a ocular me surpreendeu muito. A astronomia teve um toque de renovação nesta noite com apenas duas horas de observação aproximadamente.

Lembro que quase todos os astros que observei estavam no zênite, a transparência e estabilidade do céu estavam excelentes, talvez por isso consegui ver tudo tão bem. O telescópio usado foi o "Enterprise" que é um Skywatcher de 8 polegadas em local de grande poluição luminosa.

Segue imagem da Starguider 5mm

Bons céus a todos!
Renato

17 comentários:

  1. Tive a mesma satisfação quando comprei a TMB 7mm para o meu telescópio mak 90mm. É impressionante o up que se ganha em relação aquela ocular de 10mm que vem junto com os telescópios, não é mesmo?!
    No meu caso, me impressionei mais ainda pelo fato da TMB ter gerado pouca redução de luminosidade, mesmo na ampliação máxima de 180x, comparado com os 125x da 10mm. Isso demonstra como os coatings dessas oculares modernas estão ficando excepcionais.
    Ainda pretendo pegar uma Starguider de 18mm, para substituir a ocular de 25mm que tenho aqui.
    Abraços Renato!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton, realmente oculares melhores aumentam muito as possibilidades de observação.
    Seu seu mak é aquele Heritage? Se for me parece que as oculares que vem com ele não são muito boas. Aconselho adquirir uma ocular boa de 25 mm mesmo, pois o campo de visão é generoso acho que a da Starguider será um espetáculo mas nem precisa ser dessa marca para uma 25mm. Com 18mm vai fechar consideravelmente o campo. Das minhas oculares de longe minhas favorita é a de 25mm padrão que é de boa qualidade. Só não aconselho as Ocular Series 500, escurecem a imagem nas bordas. Abraço e céus cristalinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é o virtuoso heritage. As oculares que veio junto até que serviu bem, pois proporcionam imagens bem nítidas, em conjunto com o maksutov. O problema é quanto ao cromatismo, principalmente na ocular de 25mm.
      Você tem razão quanto a troca da ocular de 25mm por outra de melhor qualidade, mas pretendo pegar uma de 32mm para aumentar o campo de visão. Minha ideia de pegar uma starguider de 18mm (ou 15mm), seria mais para fazer uso na visualização lunar e solar, como ocular intermediária. É mais provável que eu pegue a 18mm, pois nos testes que fiz no site "Telescope Calculator", a de 15mm fica no limite, dentro do campo de visão.
      Não sei se você conhece o site, mas é bem útil antes de sair comprando oculares.
      http://www.nachtwachters.nl/telescope-calculator/

      Abraços!

      Excluir
    2. Não conhecia esse calculator, muito bom por sinal.
      Já tive oculares de 32mm e 40mm da marca 'Series 500' para o Maksutov. Muito ruins, campo de visão fechado, escurece nas bordas, isso a meu ver.

      Aí comprei uma de 32mm da GSO. Excelente! Imagem cristalina e campo generoso! Se quer uma intermediária a de 18 ou 15 será ótima. Tenho uma de 15 Skywatcher que é uma ótima intermediária. Observei o Trânsito de Mercúrio com ela e foi ótimo.

      Excluir
    3. Não sabia que essa série 500 é ruim até para as oculares de 32mm. Vou ter que procurar lá fora então por uma boa ocular nessa medida.
      Abraços!

      Excluir
  3. Pedi para uma amiga que foi aos EUA trazer uma dessa loja:

    http://agenaastro.com/gso-32mm-plossl-eyepiece.html

    Também tem uma opção duvidosa:

    http://pt.aliexpress.com/item/Hot-1-25-32mm-Plossl-telescope-eyepiece-with-filter-thread-and-lens-caps/32392266451.html?spm=2114.02010208.3.11.tMFOpA&ws_ab_test=searchweb201556_10,searchweb201602_5_10037_10017_507_10032,searchweb201603_2&btsid=2d926ed6-50f1-4f48-8024-907517310ddf

    Mas desconfio que essa deva ter aberração cromática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa da GSO já tinha visto no site da Agena. Já essa do aliexpress é interessante, embora seja uma compra bem no escuro. rsrs
      Eu vi essa aqui no Amazon, pelo mesmo preço da GSO: https://www.amazon.com/Celestron-Omni-1-1-32MM-Eyepiece/dp/B00008Y0SS
      E tem essa aqui, ainda mais barata: https://www.amazon.com/Gosky-1-25inch-Plossl-Telescope-Eyepiece/dp/B00YRKO2M6/ref=sr_1_2?s=photo&ie=UTF8&qid=1466309257&sr=1-2&keywords=32mm+eyepiece
      Pelo review dos compradores, parece cumprir bem a função.
      Uma pena que oculares com grande campo de visão para 32mm só existem para padrão 2", pelo que andei pesquisando. Vi umas de 70 graus, muito interessantes na Amazon.

      Excluir
    2. A Celestron Omni é muito boa, já me disseram que ela não é fã de astros muito brilhantes pois cria fantasmas. Essa segunda que vc mandou creio que seja exatamente a mesma do Aliexpress só que vendida por outra loja. O padrão 1,25mm tem limite de campo. Para ir além só com 2 polegadas ou oculares especiais muito caras.

      Excluir
    3. Essa Gosky, pelo que parece é a fabricante daquela famosa ocular wideangle que o Armazém vende.
      https://www.amazon.com/Gosky-1-25inch-Ultrawide-Eyepiece-Telescopes/dp/B01BZOEVGS/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1466352404&sr=8-3&keywords=Gosky+eyepiece

      Excluir
    4. Entendo, então suponho que seja boa, essa ocular wideangle que o Armazém vende já me disseram ser muito boa.

      Excluir
  4. Olá Renato, parabéns pelo blog, suas dicas são realmente muito uteis, pretendo usa-las logo.

    Abraço e continue com este belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quelby, muito obrigado pelo elogio, escrevo justamente para compartilhar informações que possam melhorar as atividades de pessoas que como eu gostam de astronomia. Grande abraço.

      Excluir
  5. Muito bom ter encontrado esse blog. Sua informação ajudou bastante a tirar minha dúvida sobre a starguider, Renato Veras. Pretendo comprar a starguider 8mm da loja Tellescópio. Meu telescópio é pequeno, um Sky-watcher 70mm, sei que não terei detalhes como nos seus relatos, mas como não posso adquirir um maior no momento, estou tentando tirar o máximo dele. Moro em cidade pequena, o céu aqui é um espetáculo, então o setentinha vem me proporcionando muita felicidade e grande conhecimento astronômico.
    Obrigado, não deixe de compartilhar suas experiências. Quando adquirir a ocular, postarei aqui qual o ganho em um telescópio pequeno. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se seu Skywatcher tem 900mm de distância focal então 900/8mm(da ocular) vai dar 112,5X de aumento, abaixo do máximo teórico do telescópio que é 140x. Acho que a ocular vai casar bem no seu 70mm.

      Não se preocupe com tamanho de telescópio. Tenho um amigo com mais de 30 anos de experiência e ele sempre me diz que se divertia mais com o Tasco de 60mm dele que com telescópios atuais.

      A diversão a meu ver está estão nas descobertas pessoais! Com o céu bom que falou conseguirá admirar muitas coisas, Planetas, estrelas duplas ou coloridas, alguns aglomerados globulares, nebulosas, se o céu for realmente bom até algumas galáxias!

      Abraço e conte a experiência.

      Excluir
  6. Retorno aqui quase um ano depois para relatar minha experiência com a starguider 8mm. Sou o Alexandre do comentário logo acima.
    Havia dito que possuía um telescópio Sky-watcher 70mm, mas o interesse pela astronomia só aumentou e não apenas adquiri essa excelente ocular como comprei um telescópio maior. Agora possuo o Sky-watcher 150mm f/8, e o que posso observar agora é magnífico. Com essa ocular tudo ficou ainda melhor. Os detalhes em Júpiter são surpreendentes. Vejo todas as ondulação nas faixas, o contorno em torno da GMV assim como seu rastro pela faixa que ele passa. Saturno é uma fotografia. Marte, não fosse a tempestade global que está ocorrendo nele, poderia ver muitos detalhes com essa tamanha aproximação neste ano. Aglomerados globulares que antes eram apenas pequenas manchas no 70mm, agora são brilhantes de estrelas. Com a 8mm é como se estivesse dentro deles.
    Resumindo: não tenham dúvida em adquirir está ocular. Proporcionará a qualquer um, excelentes noites de observação.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia pessoal, tenho um telescópio de 114mm toya e achei uma starguider de 3.2mm vcs acham que terei um bom retorno ou acham melhor a de 5mm? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual seu nome e de onde fala? Dependendo do lugar posso ajudar mais. Para o seu telescópio que deve ter 900mm de distância focal uma ocular de 3.2mm gera um aumento elevado (900/3.2=281,25x), o resultado não será bom. Até mesmo a de 5mm terá bem alto bem alto (900/5=180x) o que requer céu muito bom e boa estabilidade da montagem. Se puder recomendo uma de 5mm e outra de 8mm. Parece pouco, mas na prática verá como o aumento baixo consegue resultados nítidos com a de 8mm e a de 5m é para ver um pouco mais de perto. Se puder comprar apenas uma a de 5mm me parece a melhor recomendação para grandes aumentos no seu telescópio. Servirá para Lua, planetas, estrelas duplas muito próximas entre outros, a de 8mm recomendo até para galáxias se o céu for impecável. Abraço Renato.

      Excluir