quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Estrelas Duplas Coloridas e Outras


Oi amigos, faz um tempinho que não escrevo. Estava envolvido em atividades práticas, basicamente estimativa de estrelas variáveis e em paralelo criando a lista que venho compartilhar com todos hoje.

Há um tempo atrás, um amigo postou um documento tipo Word com várias estrelas duplas coloridas, mas estavam espalhadas pelo texto e seria difícil levar para campo e observar as estrelas ali descritas. Então resolvi criar uma planilha listando todas elas. Fui à campo com essa lista e para minha surpresa tive uma noite espetacular de observação de estrelas multicoloridas. Aproveitando o ensejo e o conhecimento de outro amigo fiz um anexo na lista com estrelas duplas diversas com dados que podem ajudar a encontrar e observar essas jóias celestes.

Espero que possa sertão útil para mais pessoas assim como foi para mim.

Estrelas Duplas Coloridas e Outras

Clique no pequeno botão "Download" ou "Baixar" no canto inferior esquerdo e depois em "FREE DOWNLOAD" ou "DOWNLOAD GRÁTIS".

Agora com os céus fechados é tempo de astronomia teórica. Leitura de livros e alguns bate papos sobre as últimas notícias. Se o céu abrir em meio ao período de chuvas já podemos observar algumas duplas!

Abraços

Renato

7 comentários:

  1. Fantásticas as cores de Albireo, Gama Delphini, Iota Cancri e 95 Herculis. Esta última, por sinal, é bem controversa, quanto á coloração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observou recentemente ou são recordações de observações anteriores?

      Excluir
    2. Olá,
      Observo há dez anos... Telescópio e binóculo... Abraços...

      Excluir
  2. Muito obrigado Renato, por compartilhar esse trabalho. Dei uma lida e gostei muito. Só fiquei com uma pequena dúvida na coluna de telescópios necessários. O telescópio de 90mm que é necessário para alguns alvos, seria maior que o de média abertura?
    Pergunto isso, pois vi que a binárias 61 Cygni e Struve 747 possuem a mesma magnitude, porém com separações diferentes. Porém, no caso da Struve 747 (maior separação), ela exige um telescópio mais potente.
    Depois vou imprimir essa tabela, para procurar essas estrelas. Agora já tenho novos alvos de interesse para observar no céu. Valeu Renato! o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton, sugestões são sempre bem vindas, obrigado por opinar. Considero telescópio de 90mm pequeno, médio seria a partir dos 100 ou 114 mm de abertura até uns 150, lembrando também que a qualidade da ótica é outro fator que faz toda a diferença além do devido alinhamento dos espelhos ou lentes e a qualidade das oculares usadas. É um conjunto de fatores que faz a diferença na verdade, pois nessa equação entra também a qualidade da noite de observação com baixa ou alta turbulência e umidade. Por tantas variáveis, é muito interessante observar o mesmo alvo em dias e lugares diferentes para ter maior experiência observacional. Abraço Renato

      Excluir
  3. Tem como me enviar este arquivo por email: webrege@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de mandar para o seu e-mail, renovei a conta no 4Shared, ou seja, o link já voltou a funcionar!

      Excluir