quinta-feira, 19 de abril de 2018

Lua Nova Abril de 2018, Céu de Cristal


Essa noite foi show de bola. A observação foi muito produtiva.

Ao sair do trabalho às 19:00 fui buscar minha esposa em seu trabalho e percebi que o céu estava belíssimo com a Lua ainda nova com boa luz cinérea e logo abaixo estava Vênus. Então fomos num restaurante onde pedi um bife acebolado e jantamos. Ao chegar em casa por volta das 8:30 pensei comigo, tenho 30 minutos para descansar e 30 minutos para montar oposto observacional no meu quintal dos fundos e às 21:30 começo a observar.

A temperatura estava em torno de 22 graus, o que para astronomia é muito agradável quando normalmente observamos temperaturas bem mais baixas. A trilha sonora inicial começou com o álbum Attalus do Perge, depois de um tempo eu achei meio agitado e mudei para outro álbum do mesmo grupo o Attalus Sessions que apesar do nome parecido tem um clima bem diferente esse bem astronômico. Meu cachorrinho Luke (Skywalker) estava mordiscando meus pés como ele costuma fazer, algumas horas ele parecia interessado no que eu estava fazendo, mas logo voltava a mordiscar meus pés rsrs. Os grilos cantavam alto e finalizavam a composição astronômica do ambiente.

Os equipamentos utilizados foram binóculo 7 por 35, binóculo 10 por 50, Pocket Sky Atlas Jumbo,  o Enterprise (apelido do telescópio de 8 polegadas), prancheta, lanterna com várias camadas de papel celofane vermelho e o mini som bluetooth.

O céu estava muito cristalino e as estrelas não cintilavam o que me deu a entender boa estabilidade atmosférica que gera ótima transparência do céu para se observar.

A planilha dos alvos já estava pronta antes do início de período da lua nova segue imagem abaixo da planilha com anotações (bem feias, escrever no escuro é complicado).


Iota Cancri é uma dupla colorida uma estrela grande branco amarelada e uma outra ligeiramente arroxeada ambas muito bonitas com 150 vezes de ampliação. Percebi as cores bem destacadas com outer focus, ou seja, desfocando para fora.

Nebulosa Espiral NGC 2903 em Leão com magnitude 8.9 só vi uma manchinha, mas já fiquei satisfeito pois trata-se de uma galáxia extremamente distante há cerca de 30 milhões luz de distância. Observar do quintal de casa mesmo que seja uma manchinha de algo tão imensamente distante já impressiona. Imagine que a luz que eu estava vendo saiu daquela galáxia ha 30 milhões de anos atrás! Em quilômetros prefiro nem calcular essa distância.

Tripleto de Leão não consegui ver três, apenas duas, certamente as mais brilhantes, preciso ir para uma fazenda para observar melhor galáxias. Contudo a imagem dessas duas foi forte e bem bonita, em M66 era possível ver algumas estrelas bem próximas, do nosso ponto de vista é claro, bem pequenas que davam mais beleza na composição.

A Galáxia Espiral do Sul M83 mostrou um núcleo bem forte. Consegui perceber que não era só um ponto brilhante, mas detectei parte da estrutura do núcleo, ver isso da cidade já me deixou bem contente. Notei uma pequena dupla ali na região próxima, investiguei melhor em um Atlas mais completo o Deep Sky Hunter e constatei a real duplicidade da estrela bem coladinha à galáxia, um show.

Izar é uma estrela dupla que eu achava ser mais fácil de ver mas elas são bem próximas, é difícil separar, só com bastante aumento na casa dos 150 vezes uma grande e uma pequena bem juntinhas as cores não ficaram claras para mim mas a tonalidade era nitidamente diferente. Bem perto vi uma variável W Bootes a olho nu, sua variação é de apenas 0.31 de magnitude, visualmente não é muito interessante de se observar, pois é difícil notar a mudança de brilho.

Desisti de observar os aglomerados globulares por conta das nuvens que começavam a aparecer especialmente na região deles, então resolvi observar velhos companheiros como Omega Centauri que com 150 vezes apresentava incontáveis estrelas bem separadas e distintas, consegui ver até dois espaços meio vazios no centro do aglomerado coisa que antes só consegui ver em um telescópio de 11 polegadas.

Aproveitei para apontar para a nebulosa de Eta Carinae já que estava alta no céu e tive uma visão maravilhosa, consegui ver mais nuvens do que o normal acho que o céu estava com ótima qualidade nesse dia. Ao colocar o filtro UHC a imagem quase ficou tridimensional muitíssimas nuvens bem contrastados aí resolvi focar em Eta Carinae fiz diversos aumentos estou quase certo de que vi homúnculo que são nuvens de gás enormes lançadas da estrela Eta Carinae. Foi a primeira vez que consegui perceber essas nuvens, realmente o céu estava cristalino.

Para finalizar resolvi apontar para Júpiter que estava tão brilhante que chegava a ser ignorante no céu e valeu a pena. Consegui ver três luas uma delas curiosamente fora do eixo normal de órbita ao qual estou acostumado a ver. Vi ao todo dos seis faixas de nuvens sendo que em uma delas conseguia não apenas ver a faixa, mas as nuvens em si esfumaçadas e tudo. Creio que foi a melhor visão de Júpiter que já tive e mais uma vez não consegui ver a mancha vermelha ela sempre está para outro lado creio eu creio eu.

Finalizei a sessão de observação por volta das 23 horas com a temperatura já abaixo de uns 20 graus e bem satisfeito não com a quantidade de observações mas sim pela qualidade delas, o céu realmente ajudou. Não é fácil coincidir Lua Nova com céu aberto então antes do período de Lua Nova já é bom preparar alguns alvos caso o céu abra assim já se fica preparado.

Então foi assim que comecei a temporada de observações visuais 2018.

Abraços e céus limpos!

Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário