quinta-feira, 17 de maio de 2018

Observando Variáveis Maio 2018

Depois de algumas observações visuais contemplativas fui variar para as variáveis. Com o perdão do trocadilho, fui preparar a observação dessas magníficas estrelas que não se contentam em iluminar o universo, mas enriquecem a observação daqueles que testemunham suas variações de brilho pelos motivos mais diversos, seja por conta de pulsações internas em sua constante luta da gravidade e da fusão nuclear, por conta de um eclipse de estrela companheira ou até mesmo a ejeção de nuvens de carbono que encobrem as estrelas periodicamente entre outros motivos. Bom, vamos à parte prática.

Dia 10/05/2018

Simulei o céu com o famoso programa para smartphone Stellarium para ver as constelações mais interessantes no horário que eu dispunha. Não que seja necessário fazer essa simulação eletrônica afinal podemos olhar para o céu e ver as constelações disponíveis uma noite antes, mas foi apenas uma forma de aproveitar uma hora vaga no trabalho para ver como estaria o céu e assim escolher boas variáveis para aquele momento.

Consultei minha planilha de variáveis que é onde listo todas aquelas estrelas que ao longo do tempo fui acumulando com pesquisas e indicações de amigos. São estrelas interessantes para um observador visual as quais estão ao alcance de binóculos e pequenos telescópios.

Verifiquei que ao sul tinha Centauro, Carina, Cruzeiro do Sul e ao norte destacava-se Boieiro. Anotei as estrelas em um papel, imprimi as cartas que ainda não tinha e levei pra casa, não observei naquela mesma noite. No dia seguinte separei as cartas da anotação e coloquei na prancheta. Acho que isso foi o que me facilitou a vida, ir preparando a observação aos poucos, sem pressa. Vejo as constelações, vejo as estrelas, separo as cartas e ponho na prancheta e espero uma noite estrelada. Não é necessário realizar todos os procedimentos para observar de uma só vez, até porque isso pode dar preguiça de fazer. Em tempos de distrações e muitos compromissos, podemos preparar uma sessão observacional aos poucos. Aí quando uma boa noite surgir, deixamos de lado a televisão e vamos para o quintal deitar numa cadeira de praia com um binóculo no pescoço relaxar. Pode-se inclusive colocar uma música de fundo ao gosto de cada um.

Foi dia também de estrear o binóculo Celestron Skymaster 15x70 que adquiri recentemente, logo escreverei um post dedicado aos meus atuais binóculos. Eu tinha que dormir às 23:00 e comecei observar tarde, era 22:20 então pensei comigo mesmo, se eu estimar apenas uma estrela já estou no lucro. Se agente não mora sozinho é importante combinar com sua parceira ou parceiro que vai observar para que um facilite a vida do outro ajudando a aumentar a janela de tempo, como eu não avisei minha esposa antes acabou que sobrou pouco tempo. Voltando ao binóculo, como estava empolgado com o 15x70 de cara peguei ele, mas não foi uma boa ideia afinal o campo de visão é pequeno e isso dificulta achar as coisas, não achei RX Bootes, aí peguei o velho companheiro Órion 10x50 e rapidinho achei a estrela. Estimei em 7.9 com ajuda da carta da AAVSO. Depois foi fácil ver a estrela com o 15x70 afinal eu tinha acabado de aprender o local exato. Também tive ajuda do Pocket Star Atlas Jumbo. Eram 22:40 e pensei em estimar mais alguma estrela, mas as imagens que eu estava vendo com o binóculo 15x70 me impressionaram tanto que continue a contemplar. Apontei para Antares e para minha surpresa vi claramente o aglomerado globular Messier 4. Como era possível? Sim ver com esse binóculo é como ver em um pequeno telescópio, as imagens impressionam! Aí logo pensei em Ômega Centauro e não deu outra, visível como se estivesse olhando por um pequeno refrator. Me empolguei e fui para Plêiades do Sul, Eta Carinae, NGC 3532 brilhava como uma cidade no céu, M6, M7 e todos estavam belíssimos. O peso do binóculo cansa com o tempo, treme na mão e o foco não é fácil para mim, mas compensa o esforço. O som ambiente desse dia foi Fratoroler - Augen-Blicke.

Dia 14/05/2018

Esse dia foi dedicado exclusivamente às variáveis. Ao sair do trabalho fui direto para casa e ao chegar já avisei a esposa que iria aproveitar o bom céu e observar, então adiantamos um jantar leve seguido de um descanso antes de preparar o ambiente.

Montagem da mesa de camping por volta das 21:00 com binóculos, Pocket Star Atlas Jumbo, lanterna vermelha, prancheta com cartas previamente selecionadas conforme constelações presentes, caixinha de som, cadeira de praia e banquinhos ao lado para apoiar os itens mais usados. Nessa noite me senti um verdadeiro variabilista, pois foram estimativas rápidas e consistentes, ao todo 7 estrelas estimadas. Só não foram mais porque estava ficando muito frio e resolvi deixar mais para outro dia. Nesse dia o som ambiente foi Perge - Aural Coefficients Within A Fractal Plane.

Seguem estimativas:

Em 10 de maio de 2018:

RX BOO Magnitude 7.9

Em 14 de maio de 2018:

L2 PUP Magnitude 6.3

R LEO Magnitude 6.3

AG CAR Magnitude 4.2

V341 CAR Magnitude 6.4

S Car Magnitude 6.2

R Car Magnitude 4.7



Imagem do ambiente:


Na noite seguinte tentei observar de novo, mas o céu fechou para chover logo depois das 8, aí foi só relaxar ouvindo a chuva e esperar uma boa noite novamente.

Abraços

Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário