terça-feira, 24 de julho de 2018

Observação Planetária 14/07/2018


De forma bem descompromissada realizei uma observação nesse dia visando todos os planetas visíveis a olho nu como Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno e Marte. Tive a ilustre companhia do Alex Machado, amigo aqui de Campo Mourão que também é um admirador dos astros.

Depois de vários dias com temperaturas bem baixas tivemos uma ótima janela de oportunidade para observar confortavelmente sem aperto nesse aspecto. Coisa que me desestimula muito para observar é frio demais, como sou de Brasília lá começamos a observar com temperatura em torno de 19 graus e por volta das duas da manhã estamos parando na faixa de 10 graus no mínimo. Aqui no Paraná, salvo no verão é claro, tem vezes que se começa a observar já com 12 graus no inverno que tem céu mais aberto, aí como diz o ditado quebra minhas pernas rsrs.

Planejei montar o telescópio às 17:00, mas como a conversa ao telefone com minha mãe foi maior que eu imaginava acabei montando tudo às 18:00. Não perdi nada na verdade, pois eu não tinha ângulo de visão para ver Mercúrio, planeta esse que nunca consegui observar ao telescópio dada a grande proximidade com o Sol é difícil observá-lo. Em apenas 15 minutos já estava com a mesa de camping montada com a caixinha de oculares e o telescópio Enterprise (meu 200mm) no local para admirar o "primeiro" planeta da noite, Vênus.

Vênus estava como uma lua minguante, só "meia lua", contudo mesmo assim eu consegui de relance e com dificuldade observar algumas partes escuras na superfície, detalhes não detectados pelo Alex. Usamos a ocular Starguider 8mm que alcança 150x de aumento (1200mm do telescópio dividido pelo tamanho da ocular 8mm = 150x). Aumentando mais que isso com a ocular de 5mm a imagem não dava um foco agradável. O filtro lunar que permite a passagem de apenas 13% da luz ajudou bastante.

Júpiter. Esse estava em excelente posição, bem no alto (zênite) e com isso o a nitidez foi soberba. O Alex me pareceu impressionado com a vista. Eu mesmo não lembro de ter visto tão bonito. Vimos três faixas de nuvens e reparamos que a maior delas não estava contínua apresentando o que parecia uma perturbação de turbulência. Luas Io de um lado, Europe e Ganymede do outro próximas ao planeta e Calisto mais distante. Mais uma vez não consegui ver a bendita mancha vermelha do planeta mesmo já tendo observado ele diversas vezes, um dia eu consigo.

Saturno. Esse até minha esposa veio ver, realmente é a joia da coroa do sistema solar. A sensação que nós três compartilhamos era de estar vendo uma imagem em três dimensões, pois era possível perceber a esfericidade do planeta. Até sombra dos anéis era visível no planeta sem contar claro com a bela divisão de Cassini. Luas Titan, Rhea, Tethys, Dione e Enceladus visíveis, algumas bem difíceis de ver.

Marte. Esse é um cara sempre complicado, parece realmente o deus da guerra, temperamental. Observar Marte é um caso de sorte a meu ver, pois após diversas tentativas apenas em uma ocasião tive a sorte de ver detalhes como o grande Vale Marineris e a calota polar. Mesmo observando no período de aproximação à cada dois anos não é fácil. Usei um filtro recomendado por colegas em fóruns, o Moon & Skyglow, mas dessa vez não tive sucesso. Eu vi uma bolinha branca e só. Troquei de ocular e filtro (usando o da lua) e nada. Dessa vez sem detalhes. Dia 27 de julho é a oposição do planeta, quando estará mais distante do Sol, e dia 31 desse mesmo mês Marte fará uma das maiores aproximações já realizadas pelo planeta e possivelmente mostrará algum detalhe, tentarei observá-lo novamente.

Aproveitamos o ensejo para observar outro astro presente o belíssimo aglomerado globular Ômega Centauro do qual eu sempre friso serem visíveis dois "buracos" na sua parte central, um maior que o outro, como se fosse uma queda de densidade de estrelas no aglomerado, coisa que já vi em algumas astrofotografias com exposição não tão longa. O Alex frisou que já observou com a mesma qualidade que viu no Enterprise, mas em telescópio muito maior o que acredito ser questão de alinhamento e qualidade das oculares além da noite estar favorável também.

Foi uma observação tranquila e muito agradável com um bom bate papo astronômico.

Finalizamos por volta das 21:30 horas quando a temperatura já começava a diminuir.

Até a próxima.

Renato

5 comentários:

  1. Ual, foi uma bela observação astronômica!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Desculpa o comentário no post errado, mas eu precisaria de uma ajuda. Estou a procura de binóculos astronômico, você tem indicação de sites confiáveis que eu possa ver? Quase não acho nada na internet.

    ResponderExcluir
  3. Olá , posso dar uma sugestão bastante útil qnt a binóculos para astronomia , para iniciantes os leves são mais recomendaria de 7x50 a 10x50 sendo que o segundo treme um pouco mas gosto mais deste e qnt as marcas recomendas são :

    Orion Scenix 8x50
    Orion Ultravview 10x50 - bom para quem usa óculos

    Nikon Aculon A211 ou Action

    Se atentando sempre a Bak 4 e fuja do Bak 7 ,o BK 4 sempre o mais indicado para astronomia e sempre compre o que conter qnt ao tratamento das lentes , Coated, multicoated e Fully multicoated ( FMC) que acho a melhor , não sou nenhum profissional e sim amador e pelo que pesquisei esses são os melhores com as melhores características para observação e são binóculos para a vida toda , fuja dos binóculos chineses o que vai fazer você passar nervoso e odiar olhar para o céu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salientando que no Brasil os mesmos tem um valor Salgado mas são os melhores para o que vc quer e não irá se arrepender, e se conseguir achar para comprar fora do Brasil irá conseguir um Orion 10x50 por uns $ 140 e um 8x50 por volta de $ 90 .

      Excluir
  4. Marte está ruim para observação, e isso por causa de uma tempestade de areia que está cobrindo o planeta inteiro. E esse ano a tempestade está tão intensa, que colocaram o jipe robótico que está na superfície do planeta, em hibernação.

    ResponderExcluir