terça-feira, 14 de maio de 2013

21º Astronomia na Praça CASB

Sei que o post está um pouco atrasado pois o encontro ocorreu no dia 27/04 porém antes tarde do que nunca certo? (risos)

Esse foi o meu primeiro Astronomia na Praça, encontro na Praça dos Três Poderes onde o CASB (Clube de Astronomia de Brasília) se reúne periodicamente, de acordo com a agenda no site do clube http://www.casb.org.br.

O encontro foi remarcado pois uma semana antes ficou difícil fazer por conta do aniversário de brasília.
Tivemos a presença de muitos membros que já as 19 horas estavam com seus equipamentos montados e apreciando astros como Júpiter, o Aglomerado Globular Omega Centauri, Aglomerado Aberto Caixa de Jóias e mais tarde o planeta Saturno e a Lua que apareceu por volta das 20:00 horas.

Foram montados telescópios de vários tipos como Newtoniado de 150mm Equatorial, 200 mm Dobsoniano, Schmidt Cassegrain de 200mm montagem de garfo e até o 150mm artezanal.

Eu fiquei até acanhado em montar o meu pequeno Maksutov Cassegrain de apenas 90mm porém montei e achei que fez até sucesso rsrs.

Acontece que eu o colimei (alinhamento dos espelhos) aparentemente muito bem a nitidez estava visível para os objetos que apontava. Na maior parte do tempo deixei apontado para Caixa de Jóias onde todos que viam se impressionavam com a bela imagem.

Tive a oportunidade de testar a ocular Skywatcher Panorama 7mm no Schmidt Cassegrain de 200mm e tanto eu como o Ricardo do Casb ficamos muito satisfeitos com o resultado pois saturno a 285 vezes de ampliação permanecia entre 20 e 25 segundos no campo de visão sendo muito confortável observá-lo mesmo sem motorização e com excelente claridade.

Mais tarde usando a mesma ocular no meu 90mm obtive bom resultado vendo poucas luas mas o planeta bem definido.

Fiquei muito feliz de sanar as dúvidas da maioria das pessoas que chegavam para mim como se eu fosse um antigo membro do CASB mas eu sempre explicava que era membro recente e que tinha conhecimentos bem superficiais.

Por volta das 21:30 estávamos indo embora e algumas pessoas ainda estavam chegando.

Segue uma foto já no final do evento:



Dia 15 de junho tem mais um agendado esperamos todos lá.

Abraços

Renato

12 comentários:

  1. ola Renaton, hj dia 3 de Abril de 2017, estava proximo ao zoologico de Sao Paulo, e ao olhar para o ceu, entre sul e oeste, vi uma luz branca de brilho muito forte, que ficava com seu brilho oscilando em bem forte e as vezes quase sumia, ao olhar com o binoculo pude observar q existia uma cauda, parecia ser um meteoro.Esse fenomeno ocorreu as 09h40m da manaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisei os cometas, mas nenhum visível com binóculo aqui do sul. Segue link de cometas:

      http://cometchasing.skyhound.com/

      Pode ser que vc viu bólido, é um meteoro lento que deixa cauda.

      Excluir
  2. vi um aglomerado de estrelas a moverem se eram umas 7 ou 8 andarem ao mesmo tempo e duas delas chegaram mesmo a ficar coladas uma a outra numa espécie de beijo estelar, estavam afastadas até que uma foi se colar á outra e depois acabaram por desaparecer no horizonte todas elas. brilhavam como estrelas e moviam se rápido em espécie de formação por volta das 1:45 em Albufeira Algarve já tinha visto parecido em lisboa por volta das 23h mas nunca como desta ao ponto de duas tarem lado a lado... o ke seria???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por balões de LED, pode ser a resposta.

      Excluir
    2. não era balões de LED tenho a certeza que não pois tinham uma luz constante como estrelas e não ás cores e a piscarem como balões de Led, não sei o ke era até poderá ser algum fenómeno natural que desconheçamos até á data.
      Como disse anteriormente vi algo semelhante há uns meses em Lisboa sobre o rio Tejo o céu nocturno parecia ter uma estrada onde só essas estrelas andavam o resto estava parado. e mais uma vez afirmo que não eram balões led Abraço Sérgio

      Excluir
  3. Renato acho aqui o seu blog bastante maneira muitos parabéns por esse espaço onde podemos desabafar as nossas "experiências" sem sermos ridicularizados pelas mesmas. Já vi muita coisa estranha sobre o céu nocturno de minha casa cada vez mais gosto de perder o tempo observando as estrelas aqui e em qualquer lugar que vá ando sempre com olho nelas pois realmente é fascinante o desconhecido universo. Há dias estava passeando minha cadela num parque atrás de minha casa quando um vizinho que estava num terraço meteu conversa comigo enquanto tava falando com ele vi um ponto brilhante no céu
    que inicialmente tava parado e começou a subir de altitude eu perplexo e sempre falando com meu vizinho nem lhe referi o ke tava a ver ou julgava tar a ver com medo de ser gozado, olhei novamente e esse ponto brilhante continuava a subir até desaperecer, nunca vi igual. será que um balão LED poderia tar inicialmente parado como uma estrela e começar a subir?? como lhe digo aprecio seu trabalho aqui no blog e vou continuar a relatar algumas experiençias porque aki não temo ser gozado.. Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho visualizado algo ben incomum já a algum tempo e procurando no google não achei ninguém com experiência similar. Sempre observei satélites, e por isso comecei a perceber que, de vez em qdo vejo uma luz semelhante a estrela piscar, as vezes no mesmo lugar por horas e outras vezes em deslocamento, pisca em um lugar e em seguida pisca adiante, porém nada que se assemelhe a avião. O brilho é o de uma estrela de brilho médio, mas pisca por uma fração de segundo apenas e some. Fico esperando e minutos depois pisca de novo. Agora mesmo estou observando a mais de uma hora e continua ocorrendo, parado dessa vez o que descarta satélite. Alguém já viu algo assim?

      Excluir
    2. Oi Alex, poderia dizer qual constelação e local aproximado para eu observar e analisar pra vc?

      Excluir
  4. https://youtu.be/7GxuNfVMYxM foi isto a partir do minuto 10.37 só a diferença é que o que eu vi estava parado inicialmente e depois
    comportou se igualzinha a esta aqui visionada a deslocar se para cima. O que vêm aqui eu tmb vejo com alguma frequência onde moro em lisboa a cruzarem o céu sempre por volta destas horas das filmagens será isto tudo satélites a circular exactamente a estas horas todos os dias?? ou algo que desconhecemos e não necessariamente naves e coisas do género?? Até já cheguei a ver flashs a vir do céu como se uma fotografia me tivessem a tirar, isto de madrugada por volta das 3, olhar para um ponto no céu e ver um flash e depois voltas a ver o mesmo flash noutro sitio diferente e pensas para ti mesmo. será os satélites a fotografar a terra? parece me improvável visto que estão a centenas ou milhares de km afastados do globo mas isto é um ignorante nestes assuntos a desabafar Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio, sou um eterno aprendiz, não estou aqui para ridicularizar ninguém, eu estaria sendo ridículo se fizesse algo parecido com isso. Suas experiências são bem vindas. Discordo quando fala "cada vez mais gosto de perder o tempo observando as estrelas" não acho que seja perda de tempo fazer algo que se gosta, ao contrário, a meu ver um dos motivos de estarmos aqui é para fazermos o que gostamos, isso é viver. Vi a filmagem, nunca parei para estudar OVN's, mas a maioria me parecem satélites mesmo, salvo alguns que parecem fazer curva, até onde sei satélite não fazem isso. Só muito estudo pode dizer com alguma precisão o que podem ser, eu realmente não conheço muito sobre o tema. Abraço.

      Excluir
  5. Boa noite a todos, não entendo muito de astrofísica, tentei procurar na net algo parecido com o que eu vou narrar. Foi no dia 07/09/17 por volta das 3:00 horas da manha, eu estava na varanda da minha casa observando o céu e meus olhos estavam fixos olhando as 03 estrelas que todos chamam de as 03 Marias, foi algo surreal, um centímetro abaixo delas, eu vi nitidamente um clarão como se fosse uma estrela explodindo e aumentou de tamanho deslocando para o leste e sumiu, tudo durou cerca de 04 segundos, essa imagem nao sai da minha cabeça,quais são as possibilidades de eu ter visto uma estrela explodir?

    ResponderExcluir
  6. Não queria desapontá-lo, mas as chances de ter visto uma Super Novas são quase zero. Algo desse tipo em nova via láctea creio que seja muito raro, normalmente vemos isso em outras galáxias e quase só por astrofotografia comparativa. Já as NOVAS são mais comuns e visíveis normalmente por alguns dias, são estrelas que tem aumento súbito de brilho mas não necessariamente se extinguem. Muitos satélites refletem suas antenas por alguns momentos quando o ângulo de reflexão cai sobre o observador depois desviam e a luz se vai. Não estou afirmando afinal não sei tudo o que se passa sobre nossas cabeças mas é meu palpite.

    ResponderExcluir