sexta-feira, 24 de maio de 2013

A importância das Cartas Celestes

Muitos começam a olhar para o céu mas não sabem a posição dos objetos interessantes por falta de consultar boas cartas celestes, segue um guia que pode ajudar.

A orientação por cartas já foi muitíssimo utilizada especialmente por conta dos sistemas de busca computadorizada serem relativamente novos. Esse método força mais o observador a aprender pois para achar um objeto não visível a olho nú ou mesmo na buscadora ele deverá usar o sistema de busca 'pulando' de uma estrela para outra. Esse método tem uma grande vantagem que é um aprendizado muito mais profundo da localização dos alvos a serem vistos bem mais eficiente do que escolher o astro num computador e apertar Go To quando apenas se observa o astro mas o trabalho foi feito por um computador.

Claro que esse método também possui algumas desvantagens como tudo na vida. Uma delas é a dificuldade de encontrar material pois os atlas são raros e caros. Um ótimo mapa é o Sky Atlas 2000 publicado pela Cambridge University Press e que chega a custar U$ 400,00 dólares usado. Mas existem exemplares mais em conta como o Pocket Atlas que foi escrito pelo mesmo autor do Sky Atlas 2000 e custa apenas U$ 17,00 dólares ambos na Amazon.com com frete não incluso.

Outra desvantagem é o tempo gasto. Para aprender mais e melhor é necessário tempo e paciência pois é  mais difícil encontrar um objeto tênue do que apenas mandar o comando para localizar, porém, dessa maneira se aprende muito mais especialmente se a escolha for o estudo das constelações e os objetos de céu profundo presentes e cada uma delas.

Uma carta relativamente famosa nesse meio é a do Sr. Linneu Hoffmann que há anos era vendida no Planetário de Brasília o qual esperamos ser reinaugurado em breve.

No link abaixo pode-se ver uma trajetória da contribuição de Linneu Hoffmann:

Linneu Hoffmann

Imagem de sua Carta Celeste:


Na falta de um planetário existem sites especializados em gerar inclusive em tempo real cartas celestes como por exemplo o SKYMAPS.COM e que trazem mensalmente os astros e eventos mais interessantes a serem observados por astrônomos amadores.

Outro caso muito interessante disponível fica nesse link Mag 7 Star Atlas PDF onde se pode baixar um atlas completo até magnitude 7 em versão livre para impressão no formato PDF onde mesmo com impressões grandes se mantém a qualidade das cartas.

Também pode ser baixado nesse link Mag 7 Star Atlas Separadamente com as cartas separadas com opção de colorido ou preto e branco. Trata-se de um projeto aberto portando ao baixar ninguém estará cometendo nenhuma infração contra os direitos autorais.

Mais um caso, creio esse ser o mais especial no que diz respeito a mapas livremente distribuídos, é o Deep Sky Hunter Atlas. É um projeto que ensina como fazer o seu próprio atlas claro fornecendo o conjunto de cartas, um catálogo detalhando astros e 20 páginas de imagens de objetos de céu profundo. Conta também com uma comparação entre 2 dos melhores atlas conhecidos que são o Sky Atlas 2000 e Uranometria 2000. Nessa comparação sinceramente não vi perderem em nada no que diz respeito a quantidade e qualidade das informações, na verdade o Deep Sky Hunter se mostrou muito mais completo com magnitude  estelar até 10.2 e DSO (Objetos de Céu Profundo) até 14. No site desse mesmo projeto também contém um outro atlas é o Deep Sky Atlas com menor magnitude de estrelas até 9.5 e DSO até 12.5 colorido e mais acessível para iniciantes.

Seguem algumas imagens comparativas do Deep Sky Hunter com o Sky Atlas 2000 e com o Uranometria 2000 respectivamente:







Agora não há mais desculpas para aqueles que gostariam de estudar o céu mas faltavam atlas de boa qualidade. Fica a critério escolher qual o melhor e claro enfatizando que existem outros projetos que não foram citados.

Até a próxima

Renato Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário