segunda-feira, 5 de abril de 2021

Experiência com a capa da Astrozap

Olá amigos astrônomos, segue a experiência que tive com a capa da Astrozap, marca que fabrica alguns acessórios para telescópios inclusive capas para cobrir aqueles com tubo retrátil além de protetores de orvalho e aquecedores para objetivas.

Alguns anos atrás eu estava quase trocando de telescópio pois via algumas desvantagens no modelo de 8 polegadas que tenho pelo fato do tubo ser retrátil, e vazado no centro, para comprar outro com tubo completamente fechado. Algumas pessoas citavam nos fóruns que o contraste ficava prejudicado com luzes atravessando o tubo e aquela ideia me incomodava. Aí encontrei a empresa citada que fabrica uma capa muito bem feita que fecha o tubo. Comprei a capa, porém quando chegou tive uma decepção, seguem as imagens:




Como podem perceber, o caimento do tecido obstrui a passagem da luz até o espelho primário. Pensei comigo mesmo, que loucura uma empresa vender um produto assim achando que o consumidor iria aceitar isso. E os consumidores que já haviam comprado, será que não reclamaram do projeto dessa capa? Importada dos EUA o custo final foi de 60 dólares. O problema é que a capa tinha apenas um  anel de suporte interno para firmar a capa em volta do telescópio. Eu reclamei e a empresa, vendo as fotos, fez outro e me mandou sem qualquer custo adicional. Quando chegou a capa com dois anéis de suporte aí a coisa ficou bacana.


Conforme imagem acima, onde se pode ver os dois anéis de suporte, o resultado foi uma ótima vedação de luzes e de poeira também. Esse é um acessório que uso sempre ao observar com o newtoniano retrátil. Até hoje a loja funciona no endereço https://astrozap.com/, parece que se tornou referência na fabricação desses acessórios.

Por hoje é isso, até mais.
Renato



Nenhum comentário:

Postar um comentário