domingo, 4 de abril de 2021

Minhas Oculares depois de anos pesquisando

Olá amigos da astronomia, hoje vou mostrar as minhas atuais oculares e o longo caminho que percorri para chegar nessa pequena coleção que foi escolhida depois de muitos e muitos testes com diversas oculares.

Essa é minha "NGC 4755", ou seja, minha caixinha de joias onde guardo todas as oculares que uso.


Com a caixinha aberta é possível ver que não são tantas oculares assim, isso é uma coisa minha de buscar ter o que preciso e não focar em quantidade. Existem até alguns filtros dos quais escreverei em outro post. Mantenho um saquinho de silica em gel dentro da caixa para absorver a umidade.


Essas possivelmente são as primeiras oculares que a maioria dos amadores têm acesso, Órion 10mm e 25mm. São o kit padrão na compra de vários modelos de telescópios. São do tipo plossl autênticas e de qualidade, tanto a Órion como a Skywatcher vendem ambas feitas na mesma fábrica da Synta na China. Alguns telescópios vem com umas que chamam de plossl de 20mm e 10mm, porém a qualidade é mais baixa. Essas mesmo sendo padrão dos equipamentos têm excelente qualidade e podem ser usadas por toda vida. A 25mm tem bom campo e permite ver alvos grandes enquanto a 10mm tem boa aproximação que ajuda a ver bem mais de perto alvos como planetas e estrelas duplas.


Essa é uma das minhas favoritas, GSO 32mm com excelente campo de visão devido ao baixo aumento e a boa construção me permite estimar o brilho de estrelas variáveis com ótimo conforto ao telescópio.


Essa é uma Barlow 2.5x com 3 elementos, trata-se uma barlow de qualidade superior à maioria que temos no mercado, já fiz aumentos bem exagerados com ela, porém no fim das contas prefiro observar sem barlow mesmo usando uma ocular de grande aumento.


Para observar planetas essa Baader Ortoscópica de 6mm gera 200x de aumento no Enterprise (apelido do meu newtoniano de 8 polegadas). A qualidade da imagem realmente impressiona, os planetas ficam bem nítidos. Só uma coisa que condeno nela é o preço que normalmente chega a ser três vezes mais alto que uma plossl padrão, porém ela não tem três vezes a mesma qualidade, não é uma ocular de bom custo benefício, pois as plossl também conseguem bom contraste. Eu comprei mais devido a curiosidade de ver o quanto ela era melhor, gostei do resultado, porém dado o preço só recomendo a compra se vc observa muito planetas. Ainda não testei em estrelas duplas, alvo que creio eu ela também deve ser muito boa.


Essas aqui são oculares muito especiais, são as Starguider de 8mm e 5mm. São do tipo ED ou extra low dispertion e têm campo de visão bem grande e plano. Algumas das melhores visões que tive de Saturno e Júpiter foram nelas. Até hoje não vi uma pessoa olhar no Enteprise com a ocular de 8mm (150x) e não ficar admirado com Saturno. Contraste e nitidez impecáveis. Infelizmente o preço de cada uma é salgado, para o geral recomendo a compra apenas da de 8mm que tem aumento médio pra alto e é suficiente para ver de perto muitos alvos.


Aqui uma bem baratinha e excelente, Skywatcher 15mm Wide Field. Excelente custo benefício com ótimo campo. O contraste que consigo ver nessa ocular ao observar galáxias e nebulosas é ótimo. O nome escrito nela apagou tem tempo de tanto usar.


Essa aqui gosto de chamar de janela para o espaço. Imagine-se em uma nave se aproximando de um aglomerado aberto, é a sensação que tenho ao observar nessa gigante GSO de 42mm e 2 polegadas. Essa só serve em telescópios com focalizadores compatíveis com 2 polegadas, ao lado o extensor que veio com o Enterprise, necessário para complementar a distância focal.


Essas foram as oculares que uso até hoje, porém tive algumas que não serviram bem pra mim e vendi cada uma por um motivo diferente, segue detalhes sobre elas.

Essa é a Meade Series 5000 de 40mm. Trata-se de uma Plossl de 2 polegadas com 5 elementos, normalmente as plossl padrão vem com apenas 4. É uma verdadeira joia rara, tente comprar uma hoje e verá como é difícil. Porém para o Enterprise ela tinha um problema, o peso. Feita com muito alumínio ela pesava o suficiente para eu ter que apertar muito o tensor da base dobsoniana para o telescópio não pender pra frente. Aí vendi para um amigo que tem uma bela montagem equatorial feita em ferro fundido pelo construtor Bernardo Riedel, naquela montagem a ocular casa bem.
Essa foi a Skywatcher Panorama 7mm. Ela é Ultra Wide, ou seja, além de um ótimo aumento devido aos 7mm ela tem um ótimo campo devido seu conjunto de lentes. Na época de sua aquisição eu tinha apenas o Pequeno Notável (telescópio maksutov 90mm) e ela era grande e pesada pra ele. Acabei substituindo ela pela Starguider 8mm já citada.


Essa aqui é a ocular Series 500 Plossl 40mm. Eu a comprei para aumentar o campo de visão do Pequeno Notável, porém o que consegui foi uma grande vinhetagem que é um fenômeno óptico que se dá no escurecimento das bordas das imagens. Essa foi substituída pela GSO 32mm que não tem esse problema nesse telescópio.
Deixei essa por último por ser a que menos gostei. A título de curiosidade comprei essa por fazer 300x de aumento no Enterprise. Celestron Grande Angular 4mm. A Celestron é uma marca perigosa a meu ver, ela tem produtos de ótima qualidade, mas também me parece que tem alguns produtos ruins. Essa ocular nos meus dois telescópios mostrou grande aberração cromática, desconfio até que comprei uma falsificação. Ao utilizá-la em alvos brilhantes as bordas de tudo ficavam azuis e em alvos pouco brilhantes a ocular era escura, muito ruim. Recomendo cuidado com esse modelo em particular.


Bom essas são e foram as minhas oculares, deixo as dicas para aqueles que querem aperfeiçoar suas coleções.

Abraço e até a próxima.
Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário