domingo, 4 de abril de 2021

Observação de variáveis no Verão Paranaense

Postagem antiga que estava no rascunho e por algum motivo deixei de postar na época, antes tarde do que nunca.

Oi pessoal, já faz um tempo que não posto, fiquei um tempo paradão, astronomia amadora é assim, às vezes vc dá um tempo e depois volta.

Voltei para postar as experiências com observação de algumas variáveis.

Dia 07/11/2018 verifiquei que seria Lua Nova, então já abri o Stellarium para ver as constelações presentes no céu à noite no horário viável para mim e depois a planilha de variáveis para escolher algumas, foram escolhidas as seguintes:


S FOR
OMI CET
R AQR
S SCL
SW SCL
R GRU
T IND

Apenas algumas para relaxar as ideias e sair um pouco da TV.

Por volta das 21:40 depois de buscar a esposa no trabalho levei os equipamentos para o quintal, mesa, prancheta com cartas impressas (no site da AAVSO), lanterna com luz vermelha, Pocket Star Atlas Jumbo e finalmente depois de muito tempo usei uma cadeira especial apelidada de gravidade zero e que reclina para que sua visão vá para o céu. Que pecado da minha parte não ter usado essa cadeira antes para sua finalidade principal, observar! Já tinha utilizado para relaxar no quintal, mas nunca para a sua real finalidade para mim. Foi um presente de um querido amigo.

Que experiência maravilhosa reclinar e relaxar olhando para o céu, vale muito à pena essa cadeira.

Nessa noite consegui observar apenas SW SCL a qual estimei em 7.5, demorei um pouco para encontrá-la, ando enferrujado, mas meu ritmo para achar estrelas novas sempre foi lento mesmo. Depois de uma hora ao som de Free System Projekt Pointless Reminder passei a procurar a S SCL, o local achei, mas ela estava mais escura que meu alcance com binóculo permitia ver, depois o céu fechou. Vou continuar a observar conforme o céu permitir. Às vezes é assim, planejamos algo, mas a natureza não tá afim de ajudar e agente se recolhe para outras atividades.

Abraço e até a próxima.
Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário